A votação do projeto de lei da privatização dos Correios, que aconteceria nesta semana na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), foi adiada para 9 de novembro. O relator do projeto, Márcio Bittar, pediu que o texto fosse apreciado no CAE na próxima quarta-feira (3), mas o pedido foi rejeitado pela oposição.
Vale lembrar que o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto deste ano. Agora, o Correios está mais perto de deixar de ser uma estatal e ser tomado pela instituição privada.
De acordo com informações da Agência Senado, o parecer do projeto de lei recomenda que o texto seja encaminhado pela Câmara dos Deputados sem qualquer tipo de alteração. Na prática, as mudanças no documento podem atrasar a votação da privatização do Correios…
Assim que a votação for concluída, a proposta segue direto para o plenário do Senado. Se não houver mudanças, a próxima etapa será a sanção presidencial. Porém, se o texto sofrer alterações, a Câmara precisará analisá-lo novamente.
O leilão de 100% dos Correios está previsto para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano. No entanto, o governo precisa do aval do congresso para que a venda da estatal aconteça…
Nesse contexto, a justificativa do governo para a privatização de uma empresa com mais de 50 anos e 90 mil funcionários é que “há uma incerteza quanto à autossuficiência e capacidade de investimentos futuros da companhia“.
Enquanto o projeto de lei não é votado no Senado, os Correios têm proporcionado novas facilidades à vida dos empreendedores que vendem pela internet, como entrega em poucas horas em um serviço inédito…
Em setembro, os Correios anunciaram o novo serviço de entrega SEDEX Hoje voltado para os lojistas que tenham contrato com a estatal. A solução permite acompanhamento em tempo real e até interação entre destinatário e entregador…
Ao contrário do tradicional SEDEX, as encomendas despachadas na nova modalidade até às 18h serão entregues até às 23h do mesmo dia, incluindo sábados e domingos. Caso os pacotes sejam enviados após às 18h, serão entregues até 12h do dia seguinte.
Vale destacar que o SEDEX Hoje foi lançado justamente enquanto a privatização da estatal já estava em pauta. Isto é, o projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda não tinha uma data para a proposta ser votada no Senado.
Porém, ao que tudo indica, o final do ano será decisivo em relação ao futuro dos Correios. E considerando que muitos brasileiros, sejam compradores ou lojistas, contam com os serviços logísticos da estatal, não há como negar a sua importância no país…
Logo, é necessário ficar atento ao futuro que o projeto de lei terá nas próximas semanas, assim como as consequências que podem impactar todos os indivíduos que usufruem dos serviços dos Correios.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…