Logo após o Magazine Luiza bater recorde de sellers, agora é vez da Via. A companhia, detentora de marcas como Casas Bahia, Extra.com.br e Ponto, acaba de anunciar em fato relevante que bateu a marca de 100 mil vendedores no marketplace.
A princípio, o objetivo da varejista era atingir o volume de 90 mil sellers até o final do ano…
Porém, devido ao crescimento disparado da quantidade de vendedores, a Via parece não ter tido dificuldades para superar a meta estipulada anteriormente.
Em 2020, a antiga Via Varejo tinha apenas 10 mil vendedores anunciando seus produtos no marketplace. E agora, a varejista confirma o registro de 100 mil sellers, ou seja, uma expansão em grande proporção e em pouco tempo.
Segundo Helisson Lemos, Chief Innovation Officer (CINO) e vice-presidente do Marketplace da Via, esse feito é algo exclusivo da companhia:
“Nenhum outro player conseguiu escalar em tão pouco tempo o número de sellers, o que demonstra o sucesso na estratégia de busca de novos lojistas em diversas praças do país, bem como a melhora no processo de integração com estes parceiros”, conta o executivo.
No entanto, esse não foi o único recorde atingido pela varejista…
Ainda de acordo com o fato relevante, a Via destaca a evolução exponencial das SKUs (Stock Keeping Unit, em inglês e Unidades de Manutenção de Estoque, em português). A companhia relata o crescimento de 3 milhões no início de 2021 para 33 milhões em setembro deste ano.
Além disso, a varejista tem em vigor uma estratégia de key accounts, também conhecida como planejamento das contas estratégicas, para impulsionar a geração de volume bruto de mercadorias (GMV). E, recentemente, ocorreu a entrada de empresas importantes como:
Os produtos de cauda longa, que são vendidos em pequenas quantidades, também tem crescido exponencialmente a cada trimestre, sendo esses:
Mas não só isso. Em meio a esse cenário positivo, Lemons afirma que, em breve, a Via estará implementando novas soluções para levar mais praticidade às tarefas de rotina dos vendedores…
Na prática, a varejista pretende trazer os seguintes serviços aos vendedores – até o 4º trimestre do ano – para consolidar seu marketplace:
Com isso, o marketplace terá serviços de crédito e soluções financeiras exclusivos, o que colabora para o crescimento de seu ecossistema, favorece a recorrência de compras e aumenta a retenção de clientes de alguma forma…
Tudo isso além de atrair novos parceiros que podem ampliar o LTV (Lifetime Value, em inglês ou Valor Vitalício, em português) dos consumidores. Ou seja, expandindo as operações da Via em todos os sentidos.
Considerando que outras grandes companhias também têm investido nos mesmos fatores, as iniciativas da Via podem apresentar resultados bem animadores…
Por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar lançou uma plataforma fullfilment, Americanas desenvolveu plataforma de anúncios e o Magazine Luiza lançou maquininha de cartão e está desenvolvendo o serviço de publicidade Magalu Ads…
Por fim, não há como negar que a rápida expansão do volume de sellers eleva a reputação do marketplace e ainda o torna mais atrativo aos empreendedores. Seja por causa das soluções já oferecidas aos clientes ou as que estão para ser adotadas pela varejista…
E todas essas medidas mostram a determinação da Via em ocupar um espaço tão desejado no mercado: a liderança entre os principais marketplaces do Brasil.
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