É verdade: é possível vender de tudo na internet. Os livros, por exemplo, caíram no gosto dos consumidores online há um bom tempo… Mas está enganado quem pensa que só as gigantes do setor, como a Amazon, se dão bem nesse nicho. Os pequenos e médios empresários também podem vender livros online.
O setor literário vem sofrendo fortes baques há alguns anos. Contudo, apesar da crise, as vendas de livros pela internet estão crescendo de forma significativa nos últimos meses…
Ao longo deste artigo, vou te apresentar um panorama sobre o cenário literário atual e também dar algumas dicas sobre como vender livros pela internet. Confira!
Não é de hoje que está sendo sinalizado no mercado uma ampla crise nas livrarias físicas…
Para você ter uma ideia, a Saraiva – uma das maiores redes de livrarias do país – está em recuperação judicial há um ano. Em agosto deste ano, as dívidas da empresa chegaram a R$ 329,9 milhões…
E o resultado disso tudo foi o fechamentos de várias lojas físicas da rede de livros…
Mas isso não aconteceu só com a Saraiva. A Livraria Cultura, outra companhia gigante do setor, também foi pelo mesmo caminho…
Ou seja: um cenário realmente desanimador para quem pensam em como vender livros online, não é mesmo?
Não necessariamente…
A boa notícia é que todo esse quadro está mudando…
E para qual direção, exatamente? A do Ecommerce.
Na contramão do varejo físico de venda de livros, o Ecommerce surge como um espaço democrático em que não só as líderes deste nichos estão lutando se reinventar…
Mas os novos empreendedores também estão conseguindo vender livros online de forma simples e dinâmica.
A TAG Livros, um conhecido selo de assinatura de livros, é um bom exemplo disso…
A empresa trabalha no modelo de clube de assinaturas, assim como a Leiturinha e Garimpo, negócios que também têm obtido êxito no Ecommerce…
E, só em 2019, a TAG teve um crescimento de 38%, atingindo um faturamento de R$ 36 milhões.
Fora toda alta do segmento literário nos últimos meses vividos em plena pandemia…
Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Nielsen e o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), entre 18 de maio a 14 de junho, o setor de venda de livros teve um aumento de 31%, atingindo um faturamento de R$ 109 milhões.
Com isso, em meio a todo esse cenário animador, você deve estar se perguntando: e por que o Ecommerce se destaca, afinal de contas?
Algo precisa ficar bem claro: não foram todas as grandes livrarias que conseguiram se adaptar bem às mudanças…
Na prática, muitas delas não atualizaram seus modelos de negócio levando em conta o consumidor e sua experiência de compra.
E a verdade é que os hábitos dos compradores mudaram muito ao longo dos últimos anos – e principalmente durante os meses de pandemia…
Isto é, hoje, as pessoas estão muito mais habituadas à compra online…
Os leitores, em específico, agora querem um modelo de compra de livros pensado para eles, com dicas exclusivas, vários conteúdos novos etc.
Diante disso tudo, não há como negar: ainda vale a pena vender livros online, mas desde que a experiência proporcionada ao cliente seja melhor elaborada…
Por isso, se você pensa em vender livros online, nós separamos algumas dicas valiosas que podem ajudar o seu negócio a alavancar as vendas online…
Preparado? Veja a seguir.
Os marketplaces são canais CRUCIAIS para se ter acesso a uma audiência mais ampla. Ou seja: para seus livros terem ainda mais visibilidade na internet.
Por isso, não pense duas vezes: anuncie os seus exemplares em plataformas, como: Mercado Livre, Amazon, Lojas Americanas, Magazine Luiza etc.
O site Estante Virtual é outro canal muito importante nesse sentido. Nele, sebos e vendedores revendem seus livros para clientes de todo o país.
Quando o assunto é como vender livros online, não tem jeito: produção de conteúdo de qualidade é fundamental.
Para fazer isso, pense bem na sua persona… Qual tipo de informação ela gostaria de receber? Como?
As redes sociais são ótimas nesse sentido, pois além de “conversar” com o seu público, você também pode esclarecer dúvidas e fechar vendas.
Por isso, não deixe de apostar em conteúdos relevantes para chamar a atenção da sua audiência para os seu livros!
Seja em marketplaces ou no seu próprio site, seus livros precisam ser bem apresentados aos potenciais clientes!
Assim, escreva detalhes sobre os exemplares, sem deixar de fora pontos, como:
Além disso, mencione o estado do livro, se está com marcas de uso, páginas amareladas pelo tempo e etc.
Se puder, vá além das informações técnicas. Diga para o cliente o quanto aquele exemplar pode ser importante para sua coleção, explique um pouco mais sobre o livro ou autor…
Acredite: aprender a fazer uma descrição MATADORA pode ser o diferencial para a venda dos seus livros!
As fotos dos produtos são cruciais quando o assunto é vender livros online!
Por isso, faça boas fotos dos seus exemplares a serem vendidos…
Uma boa dica é utilizar uma luz natural. Se não for possível, opte pela artificial, mas sem usar flash! Isso pode causar sombras e borrões na imagem.
Uma boa ideia é criar um mini estúdio fotográfico. Os materiais são bem baratos e o resultado fica incrível!
O importante é apostar em imagens de alta qualidade e que mostre detalhes importantes sobre os livros!
Assim, viu como o contexto do mercado editorial é positivo para se vender livros online?
Apesar da crise dos últimos anos, o mercado de livros está voltando a crescer e retomando um bom ritmo de vendas!
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