Sem dúvidas, o uso de veículos autônomos surgiu para mudar o mercado atual e promover uma grande transformação no funcionamento das empresas, especialmente no que diz respeito à logística.
Diante disso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os veículos autônomos, assim como os principais desafios de implementação dessa tecnologia no Brasil. Continue a leitura…
Como o termo já expressa, veículos autônomos são carros robotizados. Isto é, veículos projetados para desenvolver certo grau de autonomia em relação à condução. Ou seja, muitas das vezes não é necessária a presença de um motorista.
Para isso, componentes como câmeras, sensores e radares são utilizados para detectar obstáculos, sinais de trânsito e presença de pedestres, garantindo que um veículo autônomo tenha toda percepção e orientação necessária para uma direção segura.
Pode parecer algo completamente impossível, não é mesmo? Porém, saiba que a presença de veículos autônomos já é realidade ao redor do mundo…
Inclusive, muitas empresas já utilizam a tecnologia para a realização de serviços de logística de entrega. Afinal, os benefícios da adoção de veículos autônomos são bem interessantes…
A busca por melhoria da eficiência nas operações logísticas está sempre em pauta nas empresas que atuam no Ecommerce e no varejo em geral. Isso porque os veículos autônomos prometem ser um adianto quando o assunto é otimização do tempo de entrega.
Afinal, esses carros possuem mais precisão na condução, o que reduz o tempo de entrega e é vantajoso para proporcionar ainda mais a satisfação e a fidelização de clientes.
Outro fator interessante é que os veículos autônomos proporcionam maior segurança no trânsito. Afinal, eles conseguem ajustar a velocidade de acordo com o fluxo de carros e seus sensores avisam qualquer sinal de obstáculo à frente.
E mais…
Os veículos autônomos podem ser boas estratégias quando o assunto é sustentabilidade, já que reduzem o gasto com combustível o que, automaticamente, diminui a emissão de CO2 no meio ambiente.
Além disso, esses veículos apresentam redução nos custos com manutenção para as empresas. Isso porque eles controlam a aceleração e frenagem, buscando uma maior otimização na troca de marchas.
Na busca por soluções cada vez mais eficientes no que diz respeito à logística, a Amazon investiu bilhões de dólares nos últimos anos. Para você ter uma ideia, a varejista norte-americana comprou aviões para fazer entregas ainda mais rápidas e até explorou envios de encomendas através de drones.
Porém, recentemente uma porcentagem desse investimento foi direcionada à tecnologia de veículos autônomos…
A Amazon comprou 1000 sistemas de direção autônoma da Plus.ai, uma startup californiana que atua diretamente nas áreas de inteligência artificial e robotização de veículos.
Além disso, segundo informações do portal norte-americano TechCrunch, o Walmart também anunciou a adoção de veículos autônomos em seu serviço de logística nos Estados Unidos. A empresa vai contar com toda a infraestrutura oferecida pela Argo Al e Ford…
Contudo, você pode estar se perguntando quando essa tecnologia vai chegar ao Brasil, não é mesmo?
É válido deixar claro que a resposta para essa pergunta depende de alguns fatores cruciais. Principalmente por que as entregas por carros autônomos no país ainda encontram desafios. Entenda a seguir…
Algumas medidas precisam ser tomadas para que as entregas por veículos autônomos possam acontecer aqui no país. A primeira delas é o investimento em infraestrutura por parte dos governos locais.
Muitos centros urbanos do Brasil possuem fiscalizações de trânsito insuficientes, estradas e rodovias em situações precárias e com pouca ou nenhuma segurança, por exemplo…
Ao redor do mundo, existem casos de estratégias bem sucedidas que podem servir de exemplo para o Brasil. Uma delas é a cidade de São Francisco, na Califórnia, que se esforçou ao redesenhar sua infraestrutura logística para receber veículos desse tipo.
Além disso, algumas questões sociais também são dificuldades encontradas para a implementação de veículos autônomos por aqui. Isso porque muitas pessoas moram em regiões denominadas de risco ou de difícil acesso, no qual os veículos autônomos não conseguiriam chegar, por exemplo.
Por último, o preparo dos profissionais, como gerentes de logística, supervisores de transporte e motoristas, bem como outros tipos de usuários, é mais um ponto a ser considerado como desafio.
Assim, diante de todo esse cenário, fica claro que para que as entregas por veículos autônomos ocorram no Brasil, são necessários, primeiramente, investimentos. As autoridades precisariam olhar para os problemas como os apresentados acima e buscar soluções nesse sentido…
Entretanto, não há como descartar que o Ecommerce está crescendo de maneira disparada no Brasil. E, apesar das dificuldades encontradas para a implementação dos veículos autônomos na logística, essa realidade pode não estar tão distante assim. Afinal, as empresas desejam opções cada vez mais modernas.
Além do mais, a preocupação por questões ambientais é uma forte tendência para o futuro do Ecommerce…
Isso porque as companhias têm demonstrado muito interesse em medidas que envolvem a redução da emissão de gases poluentes. E, como mencionado neste artigo, o uso de veículos autônomos é favorável a isso.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…