Última atualização em 29 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
Mais do que uma simples tendência, o varejo phygital é uma realidade que não deve ser ignorada por quem empreende no Ecommerce. Principalmente porque é indispensável estar por dentro dos avanços tecnológicos para garantir uma boa experiência do cliente.
Basicamente, o termo phygital é derivado das palavras em inglês physical e digital (físico e digital, em português). Na prática, é a junção de varejo físico e digital.
Ou seja, o varejo phygital é a integração do mundo online com o mundo offline. Esse conceito surgiu a partir de um entendimento mais aprofundado dos atuais hábitos dos consumidores, que estão cada vez mais conectados e exigem soluções rápidas a todo momento.
Segundo estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, o varejo phygital é eficiente tanto para apoiar as empresas a dirigirem melhor as ações para atingir mais consumidores, quanto para ajudar os clientes a fazer escolhas com maior precisão e liberdade. Entenda mais detalhes sobre o assunto a seguir…
Qual a Importância do Varejo Phygital no Ecommerce Hoje
Não é mais novidade que a pandemia acelerou a digitalização dos processos nas empresas. Hoje, para ter boa performance nas vendas, é indispensável que as lojas realizem investimentos, a fim de garantir bom atendimento aos clientes, tanto no Ecommerce, quanto no ambiente físico.
Nesse sentido, o varejo phygital une a praticidade de comprar online com a confiança que os clientes já têm com as lojas físicas, promovendo uma conexão entre o Ecommerce e o varejo físico…
Um bom exemplo disso é a expansão do uso da realidade aumentada por lojas virtuais. Isto é, uma tecnologia que integra o mundo físico e o digital em tempo real. No Ecommerce, esse recurso permite que o consumidor tenha um contato melhor com o produto desejado, como se o indivíduo estivesse em um ambiente físico e pudesse ver todos os detalhes do item.
Além disso, vale mencionar o Clique e Retire, modalidade que permite que os consumidores adquiram produtos online e façam a retirada em pontos físicos de forma rápida e simples. Essa é uma inovação no modelo de entregas que tem sido cada vez mais adotada pelas empresas de varejo…
Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Linx, uma empresa especializada em tecnologias para o varejo, na Black Friday 2021, a quantidade de pedidos online com retirada em loja cresceu 85% em comparação ao mesmo período de 2020. Esses dados apenas reforçam quão importante é para as companhias mesclarem o físico e o digital.
Portanto, é perceptível que por meio do varejo phygital as empresas conseguem criar uma operação integrada para que os clientes tenham uma jornada de compra única…
O Varejo Phygital Promove Uma Melhor Experiência do Cliente Com a Marca
Focar em promover uma boa experiência do cliente é fundamental para os empreendedores do Ecommerce alcançarem ótimos resultados nas vendas. Nesse sentido, investir no varejo phygital é extremamente importante…
Principalmente porque, ao juntar o varejo físico e o digital, é possível garantir a satisfação dos consumidores com o atendimento nos canais de venda e nos canais de relacionamento do negócio. Aliás, hoje a experiência do cliente não deve levar em consideração apenas o digital ou o físico, mas sim a integração desses dois ambientes.
Nesse sentido, os varejistas que possuem grande sucesso no Ecommerce têm apostado na implementação de lojas físicas para atender às necessidades dos clientes. Como é o caso da Via, que inaugurou uma megaloja da Casas Bahia com serviços inovadores. O espaço permite que os consumidores tenham contato direto com produtos de marcas renomadas no mercado.
Para isso, a Via disponibilizou uma sala de cinema desenvolvida pela LG, um salão de beleza da Studio Soneda, uma cafeteria da Casa Bauducco, entre outros serviços. Tudo isso pensado para aprimorar a experiência dos clientes.
Afinal, ao incorporar o físico e o digital, as oportunidades concedidas ao cliente são ampliadas. Por exemplo, o varejo phygital permite que os consumidores analisem um produto na loja física antes de decidirem comprá-lo online, como no caso da Casas Bahia.
Portanto, não ignore integrar o físico e o digital para vender mais no Ecommerce. Isso é fundamental para otimizar a produtividade do negócio, aumentar o faturamento e fidelizar mais clientes à loja. Tenha em mente que as empresas que desejam ter sucesso nas vendas precisam estar alinhadas às mudanças nos hábitos dos consumidores.