Você já deve ter ouvido falar que, no Brasil, muitas empresas não sobrevivem sequer aos seus 3 primeiros anos no mercado. Por um lado, isso tem a ver com a economia, burocracia e outros fatores externos… Mas será que é só isso?
Claro que não! Muitos empreendedores, ao começarem um novo empreendimento, simplesmente esquecem-se de alguns princípios fundamentais que já há muitos anos permeiam a ideia de sucesso nos negócios.
Quer saber quais são esses princípios? Fizemos uma pequena lista com 7 deles! Confira abaixo:
Um novo negócio deve surgir, basicamente, para melhorar a vida dos consumidores. Se não for assim, qual é o propósito real da sua empresa?
Agora pense em marcas como Uber, Netshoes e Nike. De uma forma ou de outra, elas resolvem necessidades muito claras do seu público-alvo. A questão é: e você, quais problemas anda resolvendo?
Leia mais: Os 10 maiores mercados de ecommerce no Brasil
Ao iniciar uma nova jornada empreendedora, não é raro que você acabe, por vezes, desconfiando de que aquilo não dará certo.
É nesse momento que você precisa calibrar o mindset e superar os pensamentos negativos. Continue trabalhando, colha os primeiros resultados e vire o jogo!
Se você quer ter um negócio de sucesso trabalhando dentro de casa, uma hora ou outra provavelmente vai ter problemas relacionados à procrastinação. É incrível como alguns dias simplesmente passam e, ao anoitecer, a sensação é de que nada foi produzido de fato…
Para melhorar a sua performance, a saída é estudar sobre produtividade e tentar identificar os “ralos” que andam sugando o seu tempo durante as horas de trabalho.
Se distraiu? Recomponha-se e volte ao que precisa ser feito. É assim que você vai conseguir retomar o controle aos poucos.
Não importa qual é o seu mercado: ao tornar-se um empreendedor, você provavelmente precisará lidar com diversas frentes de trabalho.
No ecommerce, por exemplo, um pequeno empresário quase sempre começa tendo que cadastrar seus produtos na internet, lidar com campanhas de marketing, levar as encomendas à transportadora, atender clientes etc.
Dito isso, não é surpresa que você simplesmente não domine completamente todas essas atividades, então é hora de aprender mais sobre elas!
Mantenha-se próximo dos livros, palestras, videoaulas e aproveite principalmente todos os conteúdos gratuitos da internet — como este artigo que está lendo agora — para absorver conhecimentos novos todos os dias.
Ao contrário do que muitos pensam, não vai chover dinheiro da noite para o dia. Na verdade é muito pelo contrário: geralmente você precisará quebrar a cabeça testando estratégias para, só daqui a algum tempo, ver as coisas começando a acontecer.
No fundo tudo é um processo um pouco demorado… Daí a importância de se pensar a longo prazo e não desistir no meio do caminho.
De qualquer forma, é importante não confundir persistência com teimosia.
Durante a jornada você certamente detectará ações que foram planejadas e não estão surtindo o efeito desejado. É importante não se apegar e estar disposto a mudar de direção.
Para ter um negócio de sucesso, você precisará ser um empreendedor de sucesso. Para ser um empreendedor de sucesso, você precisará ser uma pessoa de sucesso. Para ser uma pessoa de sucesso, as pessoas precisam confiar em você.
Fazer alguém confiar em você é o primeiro passo para que essa pessoa volte a fazer negócios com a sua empresa ou até passe a recomendá-la para seus familiares e outros conhecidos.
Se você gostou dos insights acima sobre como ter um negócio de sucesso, vai se entusiasmar ainda mais com os conteúdos do Ecommerce na Prática, o principal blog do país sobre comércio eletrônico!
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o site traz artigos semanais exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e muito mais.
Acesse já e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…