10 Tendências do Ecommerce na China em 2022

Última atualização em 3 de janeiro de 2022 por Ana Júlia Parreira

O Alizila, portal de notícias do Grupo Alibaba, apontou as principais tendências do Ecommerce na China para 2022, ano que promete ser importante para o setor. Aliás, o esperado é que o mercado não pare de crescer, assim como o que foi registrado nos últimos anos…

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Statista, companhia de análise de dados, mostra que a expectativa de faturamento para as vendas online em todo o mundo é de US$ 6,3 bilhões até 2024

Logo, iniciativas como comercialização de produtos usados e aumento da preocupação com medidas sustentáveis pelas empresas são apontadas pelo Alizila como algumas tendências do Ecommerce na China em 2022. Confira mais detalhes a seguir… 

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(Imagem: Pexels)

Principais Tendências do Ecommerce na China Para 2022

1 – Redução das Emissões de Carbono

A preocupação com a redução da emissão de carbono já faz parte da realidade de muitas empresas por todo o mundo e é destaque entre as tendências do Ecommerce na China para este ano. 

Nesse sentido, o Grupo Alibaba se comprometeu em reduzir as emissões de carbono em 1,5 gigatonelada no ecossistema digital da empresa até 2035. A ação será realizada em parceria com comerciantes e consumidores da companhia e torna o Alibaba a primeira grande operadora a estabelecer essa meta.

2 – Robôs Autônomos 

O uso de robôs de entrega autônomos já faz parte da logística de empresas na China e é uma tendência do Ecommerce que deve chamar atenção para 2022. Os robôs são amplamente utilizados pelo Alibaba e já realizaram mais de 1 milhão de entregas na China

Basicamente, a tecnologia é utilizada para a modalidade de entrega last mile (última milha, em português). Essas máquinas são capazes de entregar em média, 50 pacotes por vez, percorrer 100 quilômetros com apenas uma carga e entregar 500 caixas por dia dia.

3 – Busca Por Sustentabilidade

A adoção de medidas mais sustentáveis é algo fundamental entre as varejistas do mundo todo hoje. Aliás, diante do crescimento expansivo do Ecommerce nos últimos anos, é interessante que as empresas estejam empenhadas em promover ações com pegadas ecologicamente corretas

Principalmente porque companhias que demonstram interesse em ações sustentáveis ganham ainda mais vantagem competitiva e conquistam a preferência de muitos consumidores.

Diante disso, o Single´s Day , maior festival de compras da China, demonstrou como o Alibaba está empenhado em expandir métricas, que deixaram de ser apenas de GMV (volume bruto de mercadoria) para incluir ações voltadas para sustentabilidade.

4 – Museus Virtuais

Não é novidade que a chegada da pandemia e a implementação de medidas de restrição impossibilitaram que muitas atividades fossem realizadas, como visitas a museus e outras instituições culturais. Entretanto, os museus virtuais apareceram como soluções para essa questão. 

Nesse sentido, o Museu Britânico fez parceria com a Fliggy, plataforma de serviços de viagens do Alibaba, para transmitir eventos históricos online para as pessoas. A iniciativa é apontada como uma tendência a ser adotada por outras empresas chinesas que empreendem no Ecommerce. 

5 – Crescimento do Comércio de Itens Usados

No Brasil, o comércio de produtos usados registrou recorde no 1º semestre de 2021, apresentando um crescimento de 48% em comparação ao mesmo período de 2020. Assim, essa onda também pode ser observada na China, que destaca o aumento da comercialização de produtos de segunda mão como uma das principais tendências do Ecommerce em 2022. 

Diante disso, a Idle Fish, plataforma de comércio de segunda mão do Grupo Alibaba, está aproveitando a força do comércio de produtos usados para  vender itens das mais variadas categorias, que vão desde aparelhos eletrônicos ​​até equipamentos de marca usados.

6 – Fortalecimento da Logística 

A pesquisa do Alizila também apontou que o fortalecimento da gestão logística e a busca por entregas mais rápidas são destaques entre as principais tendências do Ecommerce na China em 2022. 

De acordo com o portal de notícias, as pendências da cadeia de abastecimento atrasaram as entregas no país ao longo de 2021. Com isso, muitas marcas estão buscando atender à demanda de pedidos entrando em contato com a Cainiao,  empresa de logística do Grupo Alibaba. 

7 – Consumidores Jovens 

O interesse de pessoas mais jovens pelas vendas online é algo apontado como tendência do Ecommerce na China para este ano. Isso porque os consumidores chineses da Geração Z e da Geração Millenium estão moldando o futuro do mercado de consumo do país asiático.

Basicamente, esses indivíduos foram os responsáveis pela criação de tendências do Ecommerce em 2021 ao fortalecerem uma onda de inovação. Logo, o que esses consumidores demandam hoje, será o mercado de massa do futuro no país.

8 – Mercado de Luxo

De acordo com a Bain & Company, empresa de consultoria de gestão, a China será o maior mercado de luxo do mundo até 2025… 

A Tod’s, companhia italiana de moda especializada em produtos de luxo, está se encaixando na vida da classe média emergente do país e criando uma experiência omnichannel para os consumidores. Diante disso, o mercado de luxo tem tudo para ser uma das principais tendências do Ecommerce na China. 

9 – Maior Presença do Ecommerce em Áreas Rurais

Segundo o Alizila, a China tinha 286 milhões de trabalhadores migrantes rurais em abril de 2021 e muitos desses indivíduos estão apresentando mudanças nos hábitos de consumo ao recorrerem a aplicativos de Ecommerce para a compra de produtos. Isso faz com que a presença das empresas do setor em áreas rurais aumente. 

10 – Atendimento às Cidades Pequenas

E quando o assunto é expansão de atividades para outras regiões, as pequenas cidades chinesas não são deixadas de lado. Aliás, uma tendência do Ecommerce na China para este ano é aumentar a presença das operações de empresas nessas áreas. 

Para você ter uma ideia, as cidades de menor porte da China abrigam mais de 930 milhões de pessoas, número que representa quase 3 vezes a população dos Estados Unidos. Logo, é interessante que as companhias atuem nesses locais para obterem resultados ainda melhores nas vendas.

Logo, não há como negar que 2022 é um ano promissor para o Ecommerce na China, principalmente se o grande potencial de consumo do país for levado em consideração… 

Além disso, é interessante destacar que algumas tendências apontadas pelo Alizila também são esperadas no Ecommerce brasileiro este ano, como a redução das emissões de carbono pelas empresas e o fortalecimento da logística de entrega das lojas virtuais. Portanto, quem investe no setor precisa acompanhar o que está em voga no mercado e ficar atento às necessidades dos consumidores.  


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