A Semana do Brasil veio para aquecer o varejo nacional neste mês de setembro. As datas comemorativas, em geral, já impactam o setor de alguma forma… Contudo, este ano, a expectativa para as vendas na Semana do Brasil está bem alta.
Assim como a Black Friday é uma data extremamente importante, a Semana do Brasil também é relevante para o comércio nacional.
Então, para você não perder nenhum detalhe a respeito disso tudo, vou te explicar ao longo do artigo como será a edição de 2020, além de te dar algumas dicas valiosas para não perder clientes neste período.
Antes disso, uma pergunta: você sabe como funciona a Semana do Brasil?
A Semana do Brasil ou Semana Brasil tem como foco principal incentivar o comércio a realizar promoções.
A iniciativa surgiu como forma de potencializar o movimento de compras no varejo no mês de setembro, que costuma ser um pouco mais baixo no 2º semestre do ano.
Para participar, os lojistas físicos e virtuais devem fazer um cadastro no site oficial da Semana do Brasil e baixar o material promocional…
Essas ações são fundamentais para garantir a participação da marca, promover maior visibilidade e poder de venda para empresas.
Neste processo, o Governo Federal investe na divulgação, que, aliás, já começou: desde segunda-feira (31), anúncios publicitários estão sendo veiculados para atrair a atenção de potenciais consumidores.
Assim, a Semana do Brasil reúne lojas físicas e Ecommerces de diferentes setores, como eletrônicos e eletrodomésticos, alimentação, moda, etc.
Os resultados obtidos nas últimas edições foram bem animadores. Não é à toa que a expectativa para 2020 está bem grande…
No ano passado, com apenas 4 dias de campanha, as vendas no varejo brasileiro registram crescimento de 12%. O Ecommerce apresentou uma alta de 10% logo nos primeiros dias da Semana do Brasil…
Ao todo, foram 5,4 milhões de compras e um faturamento de R$ 2,2 bilhões.
Diante disso, não há como negar: há uma grande expectativa em torno das vendas online para este ano. Principalmente levando em consideração como os novos hábitos e consumo estão gerando verdadeiros recordes no mercado online…
Então, vou te apresentar agora tudo sobre a edição da Semana do Brasil deste ano. Veja só:
Planejada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Semana do Brasil começa na quinta-feira (3) e vai até 13 de setembro.
Além disso, devido à pandemia, a campanha de 2020 traz o seguinte slogan: Vamos em frente, com cuidado e confiança.
E é com essa ideia que brasileiros já se preparam para ir às compras…
De acordo com um infográfico produzido pelo Social Miner e Opinion Box (também focado no Dia do Cliente), a Semana do Brasil será marcada por três principais motivações:
Diante da análise desse possível comportamento de compra das pessoas, surge a questão: onde os consumidores farão suas compras na Semana do Brasil?
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 17% dos consumidores farão pesquisas por produtos em lojas físicas e 26% pretendem comprar também em lojas físicas…
Por outro lado, 44% dos entrevistados farão pesquisas por produtos pela internet e 48% afirmam que realizarão compras em sites de Ecommerce.
Sobre as vendas online, há ainda a seguinte prognóstico sobre os canais de venda:
Esses resultados fazem muito sentido atualmente…
O Whatsapp, por exemplo, assumiu papel fundamental para o varejo brasileiro: hoje, 83% dos brasileiros utilizam o aplicativo para a compra produtos e serviços.
Por isso, se você tem um loja e ainda não se atentou para o potencial de vendas desta e de outras ferramentas, busque mudar isso o quanto antes.
Para a Semana do Brasil – e também na Black Friday, que está por vir -, é bom ficar atento a alguns pontos cruciais que fazem toda a diferença para atrair e não perder clientes. Vou te dar algumas dicas a seguir.
Pare um minuto e pense: o que faz com que um cliente desista de uma compra? A pesquisa nos dá alguns insights valiosos sobre isso. Dá só uma olhada:
O frete é um dos principais aliados de um Ecommerce. Acredite, tão importante quanto a qualidade dos seus produtos, é a estratégia de frete do seu negócio.
Para você ter uma ideia, a 57% dos consumidores afirmam que o frete é o principal responsável pela desistência de compras.
Então, não perca tempo: estruture hoje mesmo uma logística adequada para o envio de suas mercadorias.
Falta de informações sobre a empresa, mídias sociais abandonadas, avaliações ruins de consumidores… Tudo isso pode afastar potenciais clientes.
Para ser mais precisa, 40% dos consumidores dizem que não confiar na loja é uma grande questão.
Para resolver isto, foque no atendimento aos clientes, produção de conteúdo de valor, tenha um Certificado de Segurança e tantas outras opções.
Neste ponto, não é só a falta de variedades que espanta os consumidores… Mas também a indisponibilidade de mercadorias no estoque.
Na hora da compra, 36% dos consumidores afirmam que a falta de opções de produtos é fator determinante para a desistência ou abandono de carrinho.
Sendo assim, fica claro que a Semana do Brasil tem tudo para ser uma excelente oportunidade para potencializar o movimento de compras neste mês…
É chegada a hora, então, dos empreendedores manterem o foco em suas estratégias e não desperdiçarem nenhuma oportunidade de venda.
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