Todas as Notícias

Produto extraviado nos Correios? Saiba Como Agir

Ter sua mercadoria extraviada ou roubada é um medo recorrente na vida de empreendedores de Ecommerce. Infelizmente, isso acontece muito mais do que gostaríamos. É um desafio para o qual você deve estar preparado. Leia o artigo e veja como agir no caso de ter um produto extraviado pelos Correios

Por que um produto é extraviado?

Nenhum serviço é à prova de falhas. Especialmente os Correios. Há diversos motivos que podem fazer a mercadoria não chegar ao seu cliente. Entre eles:

  • Falhas de logística
  • Erros sistêmicos
  • Perda da mercadoria
  • Danificação do produto
  • Roubo de carga
  • Desvios internos (feitos por funcionários)

Independentemente da razão de o seu produto não ter sido entregue, o importante é focar na solução. Esteja sempre atento aos prazos indicados pela empresa e acompanhe, na medida do possível, para se certificar de que você esteja preparado para o caso de um extravio realmente acontecer.

quem é a responsável no caso de produto extraviado nos correios?

A responsabilidade é sempre dos Correios. Em caso de produto extraviado, atrasado ou roubado, o serviço postal tem tabelas e políticas para reembolso para o empreendedor que foi lesado.

Isso não quer dizer, no entanto, que o remetente não tenha que tomar providências. Além de seguir o protocolo dos Correios, é de responsabilidade da loja virtual reenviar o produto para o cliente.

O procedimento correto é:

  • Explicar a situação para o cliente (apresentando a devida documentação)
  • Reenviar o produto (caso ele ainda tenha interesse)
  • Dar entrada no processo de reembolso nos Correios

Como saber se meu produto foi roubado?

Você pode acompanhar o envio de seu produto com o código de rastreamento.

Em alguns casos, consta o termo “Objeto Roubado”. Assim sendo, é hora de seguir os passos do parágrafo acima.

O problema é que, muitas vezes, as informações são confusas. O remetente nem sempre tem a certeza de que a mercadoria está sendo acompanhada pelos Correios.

Caso a entregue atrase, passando do prazo estabelecido no momento da postagem, é seu direito exigir dos Correios um relatório completo sobre o produto.

produto Extraviado nos Correios. Como proceder?

Registre um boletim de ocorrência

Dependendo do valor da mercadoria, é válido abrir um registro policial. É uma segurança que você e seu negócio têm para entrar com a reclamação interna dos Correios.

Registre a queixa nos Correios

Primeiramente, vá até o site dos Correios e registre sua queixa na Ouvidoria.

Tabela de reembolso dos Correios

  • Por atraso:

  • Por extravio, roubo, entrega indevida

Caso você tenha feito um seguro com valor declarado no momento da postagem, receberá o que foi acordado, conforme a Nota Fiscal ou Formulário de Declaração do Conteúdo.

Caso contrário, os Correios vão restituir apenas o valor pago pela postagem e os serviços adicionais contratados.

  • Por devolução indevida e serviços não prestados

Os Correios devolvem apenas os preços postais e os serviços adicionais pagos.

(Opcional) Tome providências legais

Como foi dito anteriormente, o extravio de mercadorias pelos Correios é corriqueiros. Muitos Ecommerces já contam com esse transtorno nos cálculos da operação e aceitam apenas o reembolso tabelados.

Entretanto, também há a opção de percorrer os caminhos legais para receber com mais agilidade ou valores maiores.

Para isso, a recomendação é utilizar o Procon e o Reclame Aqui para sua reclamação. Infelizmente, o processo pode ser lento e custoso para a empresa.

Outra possibilidade é recorrer ao Juizado Especial Federal da sua cidade. Também é um procedimento que leva muito tempo, mas é possível reaver o valor gasto, além de possíveis danos morais.

Importante: caso pretenda tomar medidas legais, é fundamental que esteja com o máximo de evidências possíveis. Além do boletim de ocorrência, tire print do anúncio do produto e do valor dele em sua loja virtual, guarde o histórico de venda e de postagem e até mesmo as trocas de mensagens com o cliente.

Leia mais: Emitir nota fiscal é obrigatório para quem vende na internet?

Dicas para quem teve mercadoria extraviada nos correios

1 – Use automações e serviços logísticos

Se você tem muitas encomendas, é impossível gerenciar e acompanhar cada envio individualmente. A solução é utilizar ferramentas digitais para te ajudar. Aplicativos como Find My Pack, entre outros, fazem todo o controle para você. Além disso, a automação permite que você não se preocupe mais em preencher reclamações no site dos Correios. 

2 – Não se esqueça dos seus clientes

Receber a notícia de um produto extraviado é uma péssima experiência para os empreendedores. Entretanto, muitos donos de Ecommerce se esquecem do que mais importa: o cliente.

Lembre-se de ser claro e comunicar ao cliente sobre o problema com a entrega. Seja cortês e coloque-se à disposição para resolver a situação da melhor forma para o seu consumidor.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na Lista Vip e receba todas as notícias do Ecommerce de Sucesso.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago