Ter sua mercadoria extraviada ou roubada é um medo recorrente na vida de empreendedores de Ecommerce. Infelizmente, isso acontece muito mais do que gostaríamos. É um desafio para o qual você deve estar preparado. Leia o artigo e veja como agir no caso de ter um produto extraviado pelos Correios
Nenhum serviço é à prova de falhas. Especialmente os Correios. Há diversos motivos que podem fazer a mercadoria não chegar ao seu cliente. Entre eles:
Independentemente da razão de o seu produto não ter sido entregue, o importante é focar na solução. Esteja sempre atento aos prazos indicados pela empresa e acompanhe, na medida do possível, para se certificar de que você esteja preparado para o caso de um extravio realmente acontecer.
A responsabilidade é sempre dos Correios. Em caso de produto extraviado, atrasado ou roubado, o serviço postal tem tabelas e políticas para reembolso para o empreendedor que foi lesado.
Isso não quer dizer, no entanto, que o remetente não tenha que tomar providências. Além de seguir o protocolo dos Correios, é de responsabilidade da loja virtual reenviar o produto para o cliente.
O procedimento correto é:
Você pode acompanhar o envio de seu produto com o código de rastreamento.
Em alguns casos, consta o termo “Objeto Roubado”. Assim sendo, é hora de seguir os passos do parágrafo acima.
O problema é que, muitas vezes, as informações são confusas. O remetente nem sempre tem a certeza de que a mercadoria está sendo acompanhada pelos Correios.
Caso a entregue atrase, passando do prazo estabelecido no momento da postagem, é seu direito exigir dos Correios um relatório completo sobre o produto.
Dependendo do valor da mercadoria, é válido abrir um registro policial. É uma segurança que você e seu negócio têm para entrar com a reclamação interna dos Correios.
Primeiramente, vá até o site dos Correios e registre sua queixa na Ouvidoria.
Caso você tenha feito um seguro com valor declarado no momento da postagem, receberá o que foi acordado, conforme a Nota Fiscal ou Formulário de Declaração do Conteúdo.
Caso contrário, os Correios vão restituir apenas o valor pago pela postagem e os serviços adicionais contratados.
Os Correios devolvem apenas os preços postais e os serviços adicionais pagos.
Como foi dito anteriormente, o extravio de mercadorias pelos Correios é corriqueiros. Muitos Ecommerces já contam com esse transtorno nos cálculos da operação e aceitam apenas o reembolso tabelados.
Entretanto, também há a opção de percorrer os caminhos legais para receber com mais agilidade ou valores maiores.
Para isso, a recomendação é utilizar o Procon e o Reclame Aqui para sua reclamação. Infelizmente, o processo pode ser lento e custoso para a empresa.
Outra possibilidade é recorrer ao Juizado Especial Federal da sua cidade. Também é um procedimento que leva muito tempo, mas é possível reaver o valor gasto, além de possíveis danos morais.
Importante: caso pretenda tomar medidas legais, é fundamental que esteja com o máximo de evidências possíveis. Além do boletim de ocorrência, tire print do anúncio do produto e do valor dele em sua loja virtual, guarde o histórico de venda e de postagem e até mesmo as trocas de mensagens com o cliente.
Leia mais: Emitir nota fiscal é obrigatório para quem vende na internet?
Se você tem muitas encomendas, é impossível gerenciar e acompanhar cada envio individualmente. A solução é utilizar ferramentas digitais para te ajudar. Aplicativos como Find My Pack, entre outros, fazem todo o controle para você. Além disso, a automação permite que você não se preocupe mais em preencher reclamações no site dos Correios.
Receber a notícia de um produto extraviado é uma péssima experiência para os empreendedores. Entretanto, muitos donos de Ecommerce se esquecem do que mais importa: o cliente.
Lembre-se de ser claro e comunicar ao cliente sobre o problema com a entrega. Seja cortês e coloque-se à disposição para resolver a situação da melhor forma para o seu consumidor.
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