Última atualização em 30 de novembro de 2021 por
De acordo com uma pesquisa recente feita pela plataforma de Ecommerce Nuvemshop, as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras faturaram R$ 74,7 milhões durante a Black Friday 2021.
A quantia representa uma alta de 30% na comparação com o mesmo período de 2020, em que, as PMEs atingiram R$ 57,7 milhões. Para chegar a essa conclusão, a companhia monitorou os resultados entre quinta-feira (25) até domingo (28).
O relatório também indica que o volume total de produtos vendidos pelas pequenas e médias empresas da base da Nuvemshop chegou a marca de 1,2 milhão nos dias da Black Friday. Em 2020, foram 1 milhão de itens vendidos…
Segundo a Nuvemshop, o processo de vendas e de entregas mais veloz colaborou com o aumento das transações. Na prática, 70% dos lojistas passaram a trabalhar com empresas de logística, utilizando aplicativos de entrega.
Além disso, as categorias de produtos mais buscadas pelos compradores das pequenas e médias empresas foram:
- Moda: R$ 35,2 milhões;
- Saúde & Beleza: R$ 4,9 milhões;
- Casa & Jardim: R$ 3,1 milhões;
- Brinquedos: R$ 2,5 milhões;
- Eletrônicos: R$ 2,4 milhões.
No geral, Moda e Beleza também foram os segmentos que ficaram em destaque no faturamento geral do Ecommerce durante a Black Friday, segundo uma pesquisa da Neotrust. E outra similaridade entre os estudos é referente ao meio de pagamento mais utilizado pelos compradores..
Consumidores de PMEs Preferem Pagar com Cartão de Crédito
Entre todos os métodos de pagamento disponibilizados nas lojas virtuais das PMEs da plataforma Nuvemshop, o cartão de crédito ocupa a primeira posição do ranking com 53%.
Em seguida, está o pagamento customizado, com 15% das vendas, e dinheiro com 10%. Em terceiro lugar, aparece a modalidade de pagamento instantânea Pix com 8% do volume total de pedidos.
Vale lembrar que o Banco Central tem apostado em iniciativas atrativas para aumentar a adoção do meio de pagamento para os brasileiros. Recentemente, o Pix completou 1 ano em operação no país e lançou novos serviços para tornar seu sistema ainda mais seguro aos usuários, sejam consumidores ou empreendedores.
Diante do cenário de um aumento significativo nas vendas, é notável que a Black Friday é uma data importante para as grandes varejistas e para as PMEs. Para você ter uma ideia, houve uma alta de 42,24% nos acessos em lojas virtuais durante a semana do evento de ofertas, segundo dados da agência de SEO Conversion.
Por esta razão, não há como negar que os empreendedores devem aproveitar o desejo dos consumidores em fazer compras para disparar o volume de vendas do seu negócio no final do ano.
Afinal, há a expectativa do Ecommerce atingir R$ 100 bilhões de faturamento este ano. O cenário se mantém promissor para as pequenas e médias empresas que vendem ou estão interessadas em vender pela internet.