De acordo com dados recentes do Banco Central (BC), as transações via Pix equivalem a mais de 80% dos pagamentos feitos por meio de cartão débito e crédito, no 3º trimestre de 2021.
No período, as operações com o sistema de pagamentos instantâneos representavam 86,8% das transações de cartão de crédito e 82,2% de débito. Nos últimos 3 meses de 2020, a relação registrada pelo BC era de 6,1% e 5,1%.
Em média, 2,9 bilhões de transações feitas com o meio de pagamento instantâneo foram feitas no 3º trimestre deste ano. Já as operações envolvendo cartões de crédito totalizaram 3,3 bilhões e, de débito, 3,5 bilhões.
No entanto, é preciso ter em mente que os números do Pix também envolvem transferências financeiras entre pessoas. Ao contrário das demais modalidades, que contabilizam somente pagamentos.
Em relação às transações via TED no 3º trimestre de 2021, foram contabilizadas 298 milhões, cerca de 10% do total registrado no Pix. Já as operações DOC e outros tipos somaram 84,2 milhões no período.
Nesse contexto, diretores do BC têm apresentado a comparação em eventos para calcular o rápido crescimento do Pix no Brasil. O meio de pagamento instantâneo completou 1 ano de operação no Brasil recentemente e tem despertado o interesse dos consumidores e empresas desde então…
O BC anunciou recentemente que o Pix bateu a marca de 51,9 milhões de transferências ou pagamentos no dia 19 de dezembro. Isto é, um recorde que aponta como os brasileiros estão cada vez mais adeptos à modalidade para pagar contas e transferir valores para outras pessoas.
Em contrapartida, o ano de 2021 foi marcado por diversos problemas envolvendo o Pix. Em novembro deste ano, o Banco Central limitou ainda mais as opções de horário noturno. Medida divulgada pouco mais de 1 mês após o anúncio de que as operações à noite passariam ter limite de R$ 1 mil.
Ainda assim, a entidade aponta que os problemas não estão ligados à segurança interna do sistema de pagamento instantâneo e estão suscetíveis a ocorrer com outros meios de pagamento.
Em meio a isso, não há como ignorar que os empreendedores devem considerar o interesse dos brasileiros em pagar compras via Pix. Afinal, essa é uma questão referente às mudanças que ocorrem nos hábitos de consumo e afetam o direcionamento das operações de negócios…
Desse modo, é possível oferecer no negócio as formas de pagamento que estejam alinhadas às necessidades dos compradores modernos. Como é o caso da Amazon, que, recentemente, passou aceitar o Pix como forma de pagamento para produtos vendidos no marketplace.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…