Meio de Pagamento

Pix Ainda Não é Adotado de Forma Efetiva no Ecommerce. Entenda!

O Pix já está funcionando no Brasil há quatro meses. Mas, apesar de representar hoje maioria das transações bancárias, as empresas do setor de Ecommerce ainda estão deixando a desejar na adoção desse meio de pagamento…

Para quem ainda não sabe, a proposta do Pix é de revolucionar as formas de se realizar pagamentos

Isto é, enquanto os métodos tradicionais de transferência levam dias para serem concluídos, o Pix veio para contrapor tudo isso, fazendo o processo de forma instantânea.

Contudo, apesar da grande facilidade para os negócios, boa parte das empresas de Ecommerce não estão dando a devida atenção ao Pix do Banco Central…

E isso é um problema…

Ao longo deste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja!

Entenda o que é o Pix e como ele funciona

O Pix é o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, surgindo como uma opção além das já conhecidas formas de transferências, como TED e DOC.

O meio de pagamento se destaca por permitir transferências de qualquer valor durante 24h, todos os dias da semana, incluindo feriados…

E tudo isso funciona de forma instantânea!

Assim, o principal objetivo desse novo meio de pagamento é dar mais praticidade e agilidade para o processo de compra e venda…

E para realizar as transferências é preciso cadastrar a chave-Pix, como vamos explicar em mais detalhes adiante…

Por ora, é importante você saber algo que tem chamado a  atenção no Ecommerce: o método de pagamento do BC ainda não é prioridade para as empresas do setor…

O Pix ainda não é muito utilizado pelo Ecommerce (Imagem: Pixabay)

Menos de 20% das empresas de Ecommerce estão usando o Pix

Uma pesquisa feita pela IDid, plataforma de autenticação de pagamentos, e pela GMattos, consultoria focada em Ecommerce, as formas de pagamento disponibilizados pelos lojistas são os mais tradicionais…

A pesquisa foi realizada com as 60 maiores lojas de vendas online de vários segmentos,  entre 11 e 16 de janeiro.

E o ranking das opções mais aceitas no Ecommerce ficou da seguinte maneira:

  • Cartão de crédito (98,3%);
  • Boleto bancário (75%);
  • Carteiras digitais ou wallets (50%);
  • Cartão de débito (38,3%).

Além disso, algo que chamou a atenção é que apenas 16,7% das lojas analisadas pelo levantamento oferecem o meio de pagamento do BC como forma de pagamento…

Ou seja: um percentual baixo e preocupante, se analisarmos o quanto o Pix tem crescido no gosto do consumidor hoje.

Assim, se você faz parte deste grupo de lojistas que ainda não aderiram ao Pix, fique atento…

Vamos te dar algumas dicas importantes a seguir.

Dicas Para Utilizar o Pix no seu Ecommerce

Com os consumidores comprando cada vez mais pela internet, o Pix aparece como um método seguro e rápido

Mas para você começar a utilizar o Pix no seu Ecommerce é preciso cadastrar as chaves Pix, que são códigos de acesso para identificar as diferentes contas…

Lembrando que para quem tem conta de pessoa jurídica é possível ter até 20 chaves cadastradas. Mas não é possível ter a mesma chave para duas contas diferentes.

Assim, vamos ao básico para você começar a utilizar o meio de pagamento na sua empresa agora mesmo:

  • Tenha uma conta transacional (conta corrente, poupança ou de pagamento) em um  banco, corretora ou fintech;
  • Busque a seção “Pix” dentro do aplicativo do seu banco;
  • Escolha a chave da sua empresa (CNPJ, o e-mail, o telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema).

Além disso, saiba que há várias formas de disponibilizar o Pix no seu negócio. Enviar o link de pagamento para o cliente é um deles, claro. Isso facilita bastante a vida dos lojistas…

Você pode realizar o envio de cobrança via Pix para os clientes por meio de um link do Whatsapp ou por outras redes sociais

Portanto, tenha em mente que não utilizar o Pix hoje representa a perda de boas oportunidades de fechar mais vendas… 

E não é isso o que você deseja para o seu negócio, certo?

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago