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Entenda Como Utilizar o Pinterest no Seu Negócio

Quem vende online certamente já ouviu falar do Pinterest, não é mesmo? Mas apesar de a rede social ser amplamente conhecida, muitos empresários ainda têm dúvidas de como utilizá-la nos negócios…

Na verdade, com o avanço exponencial do Ecommerce nos últimos meses, as marcas estão se tornando cada vez mais digitais. E ter uma forte presença online e estratégias de marketing bem definidas tem sido o grande diferencial para as empresas se destacarem no mercado… 

Em meio a tantas redes sociais já consolidadas como Facebook e Instagram, o Pinterest surge como uma oportunidade para te ajudar a atrair ainda mais consumidores, expandir sua marca e aumentar o volume de tráfego no site da sua empresa. 

Afinal de contas, a rede social hoje conta com mais de 100 milhões de usuários ativos!

Ao longo deste artigo vamos te dar todas as informações sobre essa plataforma promissora e como é possível implementá-la ao seu negócio. Confira!

Imagem: Freepik

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social para armazenar, compartilhar, descobrir novas ideias e, claro, vender online. Ao navegar pelo site ou aplicativo, os usuários encontram diversas inspirações de assuntos de seus interesses… 

Resumindo de uma forma muito mais simples, o Pinterest permite que o usuário categorize e colecione imagens ou vídeos que gosta, por meio dos Pins.

Na prática, a rede social se transformou em uma ferramenta de busca visual separada por categorias. Entre as principais, estão:

  • Receitas;
  • DIY (faça você mesmo);
  • Decoração de Casa;
  • Inspiração para casamento;
  • E várias outras.

Além disso, dentro da plataforma é possível que as pessoas interajam entre si, salvando conteúdos uns dos outros em pastas públicas ou privadas. 

Portanto, o grande objetivo do Pinterest é conectar as pessoas através dos seus interesses e gostos. Ou seja: um espaço perfeito para produzir conteúdo relevante e atrair pessoas para o seu negócio, certo?

E se você ficou interessado na plataforma, vamos te explicar como usá-la na prática… 

Como Usar o Pinterest

Para inserir seu negócio nessa rede social, basta criar uma conta business na página inicial do Pinterest. 

A partir daí, você pode configurar a conta adicionando um link para o seu site, também integrar o Pinterest com as outras redes sociais da sua empresa e selecionar assuntos que mais têm a ver com a sua marca. Isso tudo para que você consiga atrair os consumidores certos… 

Feito isso, agora você pode começar a publicar seus pins! 

Os pins nada mais são do que peças de conteúdo que incluem uma imagem ou vídeo, descrição e link para o seu site. 

Ao criar o pin, você pode:

  • Escolher a imagem a partir do seu site ou dispositivo;
  • Adicionar seu pin em uma pasta já existente ou criar uma.

Já que você entendeu o que é Pinterest e como utilizá-lo, no próximo tópico vamos te mostrar como o integrar o Pinterest na sua empresa pode ser benéfico…

Por Que Implementar o Pinterest Ao Seu Negócio?

Como deu para perceber, o Pinterest é uma ótima ferramenta para se aproximar do público e fazer dele um dos seus canais de marketing digital pode ajudar a alavancar ainda mais as vendas do seu negócio. 

Nesta rede social você pode transformar seus seguidores em consumidores da sua marca

E isso acontece porque os usuários navegam pela plataforma na intenção de adquirir algo e com as informações visuais já disponíveis, o caminho de compra até o seu site se torna muito mais fácil. 

É claro que para fazer isso você deve conhecer bem a sua persona, pois é isso que vai te ajudar a falar com os seus potenciais clientes com mais precisão. 

Além disso, para atrair ainda mais engajamento para o seu negócio você pode utilizar a ferramenta de anúncios do Pinterest. 

Como? Veja:

  • Pins Promovidos: Com esse recurso é possível você promover um pin para que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo na plataforma e assim, aumente o alcance da sua marca;
  • Pins de Aplicativos Promovidos: Nesse recurso você consegue promover o aplicativo da sua loja de forma simples, diretamente no Pinterest, sem que o consumidor precise sair da plataforma para fazer o download;
  • Pins de Vídeos Promovidos: Com esse, é possível sugerir o conteúdo da sua marca para os usuários que estejam vendo conteúdos similares ao que você produz na plataforma.

Interessante, não é mesmo? Uma boa oportunidade para aumentar o tráfego e promover sua marca na plataforma. 

Mas tem mais…

Dicas Para Usar o Pinterest Na Sua Empresa

Apesar da rede social ser focada nos usuários, o Pinterest também possui ferramentas para auxiliar as marcas na otimização das suas publicações e, consequentemente, gerar mais visitas e vendas para as empresas. 

Algumas delas são:

  • Botão Salvar: Esse recurso permite adicionar os pins direto às imagens do site da sua empresa, deixando que os usuários salvem as imagens diretamente em suas pastas;
  • Pins Avançados: Trazem mais informações sobre sua imagem publicada e permitem, por exemplo, incluir o preço do produto, disponibilidade e link de compra;
  • Shop The Look: Ideal para marcas de moda, com esse recurso o usuário que se interessar por algum produto da imagem pode clicar nela e ser redirecionado para comprar no seu site.
  • Pinterest Ads: Recentemente anunciado pela plataforma, esse recurso permite que as empresas façam anúncios pagos para alcançar seu público alvo com conteúdos de interesse.

Além disso, se você deseja impulsionar ainda mais a sua marca na plataforma, separamos algumas dicas valiosas para você implementar:

Crie Pastas

Criar pastas mostrando o estilo da sua marca e seus produtos ajuda muito o consumidor a entender o segmento do seu negócio…

Por exemplo, se sua marca é do segmento gastronômico, crie pastas sobre ideias para o café da manhã, receitas para Páscoa ou datas comemorativas… 

Essa é uma forma do consumidor conhecer a sua marca e, ao mesmo tempo, é uma estratégia para engajar os usuários nos seus conteúdos. 

Utilize Palavras-Chave nos Títulos dos Álbuns

Utilizar palavras-chaves no título do seus pins e das pastas ajuda muito a engajar seu conteúdo dentro da plataforma e no google…

Isso vai ajudar na hora de os clientes acharam seus produtos dentro da ferramenta e também contribui para a sua empresa se manter dentro dos melhores resultados de buscas, o que consequentemente, vai atrair novos clientes.

Capriche na Descrição

Investir em uma boa descrição na página é super importante para os consumidores entenderem como sua marca trabalha e os seus valores…

Por isso, seja transparente e transmita ao cliente o que a sua empresa faz, com quais pensamentos está alinhada etc. Fale um pouco sobre a sua motivação em começar um negócio… Essa é uma forma de se aproximar do seu consumidor!  

Assim, com essas dicas você vai conseguir otimizar e aumentar os acessos da sua empresa tanto na plataforma quanto no seu próprio site…

Mas, mesmo assim, se você ainda tiver dúvidas se vale a pena ou não investir nessa rede social, vamos te passar mais algumas informações valiosas…  

Vale a Pena Usar o Pinterest nos Negócios?

As redes sociais hoje detém um forte potencial de vendas, e o Pinterest é mais uma delas! 

De acordo com uma pesquisa interna realizada pelo próprio Pinterest em 2020, a rede social alcançou 400 milhões de usuários ativos mensais…

Assim, a ideia é que com o alto número de usuários na plataforma, mais chances da sua empresa ser vista. 

Portanto, depois de todas as informações das vantagens dessa rede social para o seu negócio, esperamos que você dê uma chance para o Pinterest e consiga gerar ainda mais engajamento, tráfego e compras para a sua loja virtual

Afinal, o objetivo da plataforma é melhorar o desempenho da sua marca através da busca visual e gerar mais oportunidades de novos negócios por lá!

E mais do que isso…

O Pinterest é uma rede social dinâmica e divertida que vai te aproximar ainda mais dos seus consumidores e trazer bons resultados. 

Por isso, veja se faz sentido para o seu negócio e comece hoje mesmo a usar o Pinterest. 

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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