Mercado de Ecommerce

Pagamento por Aproximação Cresce no Brasil

Hoje, as empresas precisam se esforçar ao máximo para se manterem fortes no mercado e à frente da concorrência. Na prática, isso significa uma coisa: você precisa manter o seu negócio constantemente atualizado. E, no que diz respeito às formas de pagamento, é bom que você fique atento ao crescimento do pagamento por aproximação…

Tudo isso vem acontecendo em um cenário de muitas mudanças, principalmente no que diz respeito aos hábitos dos consumidores. Hoje, pessoas ao redor de todo o país estão mais adaptadas às compras online, por exemplo.

E foi o isolamento social causou essa mudança…

Mas não só isso: para evitarem o contato, o pagamento por aproximação ganhou muito espaço entre os consumidores. E, em um contexto geral, esses novos comportamentos realmente vieram para ficar…

Ao longo deste artigo, vou explicar o que é pagamento por aproximação. Também vou apresentar dados sobre o aumento da utilização dessa modalidade, e mostrar se vale a pena ou não apostar nessa ideia. Veja!

O que é Pagamento por Aproximação?

O que é pagamento por aproximação é simples de responder:  é uma tecnologia chamada Near Field Communication (NFC), que, em português, significa “Comunicação por Campo de Proximidade”. 

Na prática, é uma ferramenta que torna possível os clientes da sua loja fazerem transações entre dois dispositivos que estiverem próximos um do outro  – sendo um deles a maquininha da sua loja. 

Hoje, já é possível utilizar o pagamento por aproximação utilizando cartões, celulares e  pulseiras…

Um ponto positivo dessa modalidade é a facilidade e agilidade na hora de pagar as contas…

Isto é, se o seu cliente optar por realizar pagamentos por aproximação, não será preciso que ele digite senha, por exemplo. E isso já agiliza bastante o processo, ponto extremamente positivo quando o assunto é atendimento ao cliente de forma geral, não é mesmo?

Não é à toa que, com o passar do tempo, a modalidade vem conquistando tanto consumidores quanto lojistas de todo o país… 

E, recentemente, a adoção do pagamento por aproximação teve um aumento exponencial… 

Pagamento por Aproximação no Brasil

De acordo com estudo da Visa Consulting & Analytics, o uso de pagamento por aproximação no Brasil cresceu 40% no 1º semestre de 2020.

A medidas de prevenção contra a covid-19 aparecem entre os principais motivos para isso acontecer…

O estudo, chamado de “Mapa do pagamento por aproximação do Brasil”, indica que a modalidade de pagamento por aproximação cresceu em todo o país. mas algumas regiões ganharam mais destaque, como:

  • Amapá (161%);
  • Rio Grande do Norte (147%);
  • Tocantins (144%);
  • Mato Grosso do Sul (136%);
  • Rondônia (114%).

Em um cenário geral do país, os pagamentos realizados na opção de crédito corresponderam a 65% do total de transações, com um ticket médio de R$ 86. Já os pagamentos por aproximação feitos em débito, tiveram um ticket médio de R$ 46…

Além disso, a análise feita pela Visa mostrou quais tipos de negócios mais recebem o pagamento por aproximação:

Contudo, apesar de a modalidade estar crescendo entre os brasileiros, alguns lojistas e consumidores ainda desconhecem ou questionam a segurança da modalidade

O Pagamento por Aproximação é Seguro, Afinal?

A resposta é: Sim, é seguro. Tanto para quem compra quanto para quem vende. 

A cada compra que é feita com NFC é gerado um tipo de criptografia que protege os dados do comprador e do cartão…

Além disso, essa tecnologia é protegida contra duplicidade de pagamento, o que evita possíveis desgastes de comprovação e estorno de pagamentos quando esse tipo de problema acontece. 

Portanto, tanto lojista quanto cliente podem se beneficiar com a modalidade de pagamento…

Isso, na prática, demonstra uma forte evolução para o setor de varejo no que diz respeito aos meios de pagamento…

E, claro, já justifica o crescimento exponencial da modalidade de pagamento. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago