Categories: Todas as Notícias

Omnichannel: já ouviu falar nisso? Descubra o que é!

Você está buscando meios para melhorar a experiência de consumo do cliente da sua empresa? Tornando essa experiência algo único, cativando e fidelizando ainda mais seus consumidores?

Talvez você não tenha ouvido falar do termo, mas com o uso do conceito de omnichannel isso é possível.

No artigo de hoje você conhecerá alguns aspectos deste tema tão vasto e que está se tornando cada vez mais presente nas empresas. É importante que preste muita atenção, pois o uso correto da estratégia omnichannel pode dar muita vantagem contra a concorrência.

Confira agora como isso acontece.

Omnichannel, a estratégia da total integração de canais de compra

Para entender o que o omnichannel significa na prática devemos começar entendendo seu termo.

Omni é um prefixo do latim para todo, inteiro, pleno; já o termo channel é a palavra inglesa para canal. Assim o termo completo significa o uso de todos os canais em algum sistema.

Ele surgiu dentro do varejo como uma tendência prática que baseia-se na convergência entre os canais usados por uma empresa. No caso, o omnichannel é usado como uma estratégia que atua na experiência do cliente da empresa, integrando os canais pelo qual ele pode comprar e consumir. Tendo por objetivo fazer com que o cliente não sinta diferença entre sua relação online e offline com a empresa.

No entanto, é preciso estar atento aos outros canais para que a experiência omnichannel seja completa

Talvez pelo termo e estratégia ainda serem de certa forma novos no mercado, muitas empresas ainda pecam em alguns pontos com o omnichannel.

Um dos erros mais comuns é o do seu uso apenas para os canais de vendas. Ou seja, aqueles que irão lidar diretamente com o cliente na fase de compra e consumo.

Para se ter os resultados plenos de uma estratégia de omnichannel ela precisa integrar todos os canais da empresa. E isso vai desde as vendas até o marketing, suporte e atendimento ao cliente, etc.

É essa convergência total que garante a eficiência da estratégia e satisfação do cliente.

Como o omnichannel representa uma vantagem sobre os concorrentes

Quem nunca realizou uma compra online em uma loja virtual e achou muito melhor que adquirir no estabelecimento físico?

Ou mesmo que fez a compra online, mas que seria melhor poder ir até a loja da cidade e buscar seu produto do que aguardar a entrega?

Pois bem, muitas dessas impressões e desejos que clientes sentem com empresas que possuam vários canais de venda podem ser ruins, se eles não estiverem integrados.

Como a estratégia omnichannel se baseia na convergência e integração dos canais, tais impressões não ocorrem. Na verdade, ocorre o oposto. O cliente vai tendo a noção real de que tanto faz adquirir online ou offline, a qualidade é a mesma. Além disso, partindo do ponto da interação entre canais, a experiência e satisfação dos clientes são maiores.

O que é uma baita vantagem sobre concorrentes que não usam o omnichannel.

Comece a aprender como integrar lojas ainda hoje

Um dos primeiros passos para começar a usar a estratégia do omnichannel é fazer a integração da sua loja física com o seu ecommerce.

Nós ensinamos como fazer essa integração em um artigo aqui do blog.

Você pode ler ele clicando aqui e começar a integrar suas lojas ainda hoje. Ganhando assim um passo a mais na estratégia de omnichannel.

Bom aprendizado.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago