Categories: Todas as Notícias

O que é ticket médio e como aumentar o seu

O ticket médio do seu ecommerce nada mais é que o valor médio de cada compra efetuada nele. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento da operação pelo número de vendas em um determinado período de tempo:

Ticket médio = faturamento/número de vendas

Por exemplo: se um comércio eletrônico fez 40 vendas e faturou 10 mil reais em certo mês, temos um ticket médio de R$250 nesse período de tempo.

Apesar de simples, o cálculo dessa métrica pede acompanhamento constante: a ideia é entender o comportamento do seu cliente e oferecer a ele produtos que antes estavam passando despercebidos.

Qual é um bom ticket médio?

Assim como em tantas outras questões do mundo dos negócios, a resposta aqui é “depende”. Obviamente, um ecommerce de móveis planejados tende a ter um ticket médio muito maior que um ecommerce de acessórios masculinos… Por outro lado, isso não quer dizer, necessariamente, que a primeira operação fature mais que a segunda.

De qualquer forma, o último relatório Webshoppers divulgado pela Ebit mostrou que, no Brasil, o ticket médio do ecommerce ficou por volta dos R$417 em 2016.

Leia mais: Como vender pela internet sem ter loja virtual?

Como aumentar seu ticket médio?

Vamos agora à pergunta de um milhão de dólares: “já entendi o que é ticket médio… Mas o que fazer para aumentá-lo?”.

Bem, se você realmente entendeu o conceito de ticket médio, já deve ter percebido que, para aumentá-lo, precisará aumentar os valores que cada cliente está disposto a gastar com você. Sendo assim, algumas das melhores estratégias são:

Trabalhar com combos

Se você não quer simplesmente aumentar os preços da sua loja, trabalhar com combos de produtos é inevitavelmente uma das melhores saídas para o negócio.

Um cliente que compra um videogame, por exemplo, pode também estar atrás de um controle extra ou de mais alguns jogos. Que tal preparar um combo e oferecer algum desconto para incentivar a compra?

Essa talvez seja a estratégia mais utilizada pelos ecommerces do mundo inteiro na hora de aumentar o seu ticket médio. Dê o play no vídeo abaixo e confira o especialista Bruno de Oliveira falando um pouco sobre isso:

Oferecer frete grátis (com condições)

Outra tática que também pode ser utilizada é o oferecimento de frete grátis a partir de um determinado valor em compras.

Por exemplo: um cliente que já tenha R$320 no carrinho, provavelmente vai ficar bastante tentado a comprar mais alguma coisa se souber que em compras acima de R$400 o frete é por conta do lojista.

Faça promoções inteligentes

Por fim, vale a pena desenvolver promoções que tenham como objetivo final alavancar o ticket médio do seu ecommerce. Nesse caso, descontos progressivos ou chamadas como “Leve 3, pague 2” costumam ser bastante eficientes… Reflita sobre o que pode funcionar para você!

Conheça o Ecommerce na Prática!

E se você já tem ou gostaria de montar um ecommerce de sucesso, não pode deixar de conhecer o blog Ecommerce na Prática!

Principal portal do país quando o assunto é comércio eletrônico, o ENP é comandado por Bruno de Oliveira e traz artigos semanais exclusivos sobre vendas, marketing digital, social media e muito mais…

Se interessou? Então acesse já o site e bons estudos!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago