O ticket médio do seu ecommerce nada mais é que o valor médio de cada compra efetuada nele. Para calculá-lo, basta dividir o faturamento da operação pelo número de vendas em um determinado período de tempo:
Ticket médio = faturamento/número de vendas
Por exemplo: se um comércio eletrônico fez 40 vendas e faturou 10 mil reais em certo mês, temos um ticket médio de R$250 nesse período de tempo.
Apesar de simples, o cálculo dessa métrica pede acompanhamento constante: a ideia é entender o comportamento do seu cliente e oferecer a ele produtos que antes estavam passando despercebidos.
Assim como em tantas outras questões do mundo dos negócios, a resposta aqui é “depende”. Obviamente, um ecommerce de móveis planejados tende a ter um ticket médio muito maior que um ecommerce de acessórios masculinos… Por outro lado, isso não quer dizer, necessariamente, que a primeira operação fature mais que a segunda.
De qualquer forma, o último relatório Webshoppers divulgado pela Ebit mostrou que, no Brasil, o ticket médio do ecommerce ficou por volta dos R$417 em 2016.
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Vamos agora à pergunta de um milhão de dólares: “já entendi o que é ticket médio… Mas o que fazer para aumentá-lo?”.
Bem, se você realmente entendeu o conceito de ticket médio, já deve ter percebido que, para aumentá-lo, precisará aumentar os valores que cada cliente está disposto a gastar com você. Sendo assim, algumas das melhores estratégias são:
Se você não quer simplesmente aumentar os preços da sua loja, trabalhar com combos de produtos é inevitavelmente uma das melhores saídas para o negócio.
Um cliente que compra um videogame, por exemplo, pode também estar atrás de um controle extra ou de mais alguns jogos. Que tal preparar um combo e oferecer algum desconto para incentivar a compra?
Essa talvez seja a estratégia mais utilizada pelos ecommerces do mundo inteiro na hora de aumentar o seu ticket médio. Dê o play no vídeo abaixo e confira o especialista Bruno de Oliveira falando um pouco sobre isso:
Outra tática que também pode ser utilizada é o oferecimento de frete grátis a partir de um determinado valor em compras.
Por exemplo: um cliente que já tenha R$320 no carrinho, provavelmente vai ficar bastante tentado a comprar mais alguma coisa se souber que em compras acima de R$400 o frete é por conta do lojista.
Por fim, vale a pena desenvolver promoções que tenham como objetivo final alavancar o ticket médio do seu ecommerce. Nesse caso, descontos progressivos ou chamadas como “Leve 3, pague 2” costumam ser bastante eficientes… Reflita sobre o que pode funcionar para você!
E se você já tem ou gostaria de montar um ecommerce de sucesso, não pode deixar de conhecer o blog Ecommerce na Prática!
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