Categories: Todas as Notícias

O que é infoproduto e como um ecommerce pode lucrar com isso?

Você ainda acredita que precisa ter um estoque pra vender para todo o país? Ou que os produtos da sua loja virtual precisam ser itens palpáveis?

Se esse tem sido o seu pensamento, e talvez ele seja a causa para você ainda não ter ingressado no comércio eletrônico. alegre-se.

Você está equivocado!

A internet e o comércio eletrônico proporcionaram uma expansão sem precedentes nas vendas de uma determinada classe de itens. Que são os infoprodutos, extremamente vantajosos para quem vende e para quem compra.

Saiba nas próximas linhas exatamente o que é infoproduto. Sua relação com o ecommerce e como ele pode aumentar o lucro de uma loja virtual.

O que é infoproduto, e como ele pode ser vendido?

Algumas pessoas definem infoprodutos como sendo simplesmente produtos digitais. No entanto, essa definição só está parcialmente certa. Essa confusão é causada principalmente por conta do formato de distribuição dos infoprodutos nos dias atuais, que é digital em sua maioria.

A definição mais precisa para o que é infoproduto é sendo um produtos informação. Materiais informativos que podem ser distribuídos sem limitação de quantidades de modo pago ou gratuito.

Os infoprodutos possuem o objetivo de educar seus consumidores, resolver algum problema ou dor deles através da informação. Um exemplo de infoproduto é um e-book com receitas para universitários que moram longe de casa. Nesse caso, o infoproduto geralmente vai apresentar pratos baratos e rápidos para estudantes com pouco dinheiro (maioria dos casos) e sem muito tempo.

Agora que você sabe o que é infoproduto, vamos conhecer alguns formatos de infoprodutos no mercado.

Tipos de infoprodutos que você deve conhecer em detalhes

Os infoprodutos podem ser apresentados, distribuídos e vendidos em diferentes formatos. Confira agora alguns dos formatos mais comuns para um infoproduto.

  • E-books: Um dos formatos mais populares de infoproduto. Os e-books são livros digitais, geralmente editados em PDF ou ePub. São fáceis de se produzir em relação a outros infoprodutos e podem ser comercializados a um bom valor. Distribuídos gratuitamente, são boas opções para aumentar a lista através de um blog por exemplo;
  • Videoaulas: É o infoproduto sob a forma de um vídeo educativo. O formato de videoaulas é muito usado em cursos online. E a entrega de um conteúdo neste formato torna o produto mais valioso em muitos casos;
  • Webinários: Os webinários são conferências ao vivo onde o produtor ou produtores do infoproduto podem apresentar sua solução a um público seleto. Mais que isso, podem sanar dúvidas ou educar seu público, preparando para a compra de um infoproduto em outro formato, como um e-book;
  • Audiobooks e Podcasts: Nem sempre é possível dispor de tempo para ler o conteúdo de um infoproduto. Assim, muitos produtores disponibilizam seus infoprodutos sob a forma de áudio. Em geral, os podcasts são gravações de conteúdos como entrevistas, debates sobre um tema. Já os audiobooks são meramente o ato de gravar em áudio a leitura de um livro e então editar para futura disponibilização.

Utilizando esses formatos, um empreendedor pode desenvolver, divulgar e comercializar seus infoprodutos pela rede tendo bons resultados.

E ele pode inclusive aplicá-los em um ecommerce com bom retorno. Como você verá a seguir.

Infoprodutos no ecommerce, de que forma eles podem ser vendidos e ajudar a loja virtual a lucrar mais

O ecommerce é usado majoritariamente para venda de produtos físicos. No entanto, depois de entender o que é infoproduto e seus formatos, fica claro que é possível usá-los numa loja virtual.

Como mencionado pouco antes neste artigo, os infoprodutos podem ser disponibilizados de forma paga ou gratuita. E ambas podem ser utilizadas para lucrar mais dentro de uma loja virtual.

Por exemplo, se a sua loja virtual vende roupas, você pode vender ou agregar um ebook com dicas de combinações de peças. Caso esse e-book seja agregado a compra, você pode usar do email marketing apontando o e-book gratuito após a compra de um certo valor em roupas.

Já se for um e-book para a venda, ele pode aparecer descrito entre os produtos. Bem como ter um anúncio sempre que seu cliente está para finalizar a compra.

O mesmo pode ser feito com outros formatos de infoprodutos. O que abre um amplo leque de opções para estratégias que aumentem o lucro e até mesmo o ticket médio da sua loja. Algumas dessas você verá em um artigo exclusivo neste blog, muito em breve.

Ecommerce na prática, o portal técnico para o lojista virtual

Você acaba de saber o que é infoproduto e como ele pode alavancar os resultados de um ecommerce.

Agora, gostaria de convidar você para aprender ainda mais sobre ecommerce e vendas pela internet.

Nosso outro blog, o Ecommerce na Prática, traz semanalmente conteúdo técnico sobre o comércio eletrônico. Sejam dicas e técnicas de venda, marketing, gestão e outros pontos essenciais para o seu negócio digital.

Para ter acesso a tudo isso, basta clicar aqui e conhecer também o Ecommerce na Prática.

Sucesso, até logo.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago