A pedido do Pay Pal, a Big Data Corp. monitorou, pelo terceiro ano consecutivo, os números da Black Friday e Cyber Monday no Brasil. Se você empreende no comércio eletrônico, precisa conferir esse estudo: além de confiável, ele também se mostra bastante completo, já que foi feito junto a mais de 600 mil operações de ecommerce em todo o país.
Abaixo separamos os principais resultados para você. Leia tudo com muita atenção e depois não se esqueça de deixar um comentário nos contando qual foi a maior surpresa!
Apesar de muita gente ainda possuir a falsa impressão de que a Black Friday é uma oportunidade somente para os grandes varejistas, o estudo divulgado pelo Pay Pal mostrou que não é bem assim.
Enquanto 100% dos grandes players (com mais de 500 mil acessos mensais) aderiram à febre dos descontos, mais de 99% dos pequenos sites (com menos de 10 mil acessos/mês) fizeram o mesmo.
Mesmo constatando que os descontos promovidos pelo ecommerce brasileiro foram reais, a pesquisa também mostrou que eles foram menores do que os oferecidos na mesma ocasião em 2016.
Em 24 de novembro, dia em que ocorreu a Black Friday Brasil 2017, os descontos atingiram uma média de 13,76%, ficando bem abaixo dos 35,27% observados em 2016 e até dos 30,86% de 2015.
Se o seu negócio começou a “falar” sobre Black Friday somente na semana do dia 24, pode ser que tenha perdido algumas boas oportunidades de se posicionar. Isso porque o estudo constatou que, com 1 mês de antecedência, 64% das lojas online brasileiras já citavam os descontos em sua comunicação com o público.
Quer uma surpresa ainda maior? Ninguém fez isso em 2016.
Isso mostra que os lojistas estão aprendendo a tirar melhor proveito do evento a cada ano que passa. Se não quiser ficar para trás, absorva essa lição e planeje a sua Black Friday 2018 com antecedência!
E já que estamos falando sobre os números da Black Friday no Brasil, nada importa mais que os descontos propriamente ditos… Você faz ideia de quais são as 5 categorias com maiores médias de descontos? Confira abaixo:
1 – Brinquedos (57,9%)
2 – Eletro-eletrônicos (36,3%)
3 – Roupas e acessórios (21,3%)
4 – Turismo (20,3%)
5 – Cosméticos (10,7%)
A Cyber Monday, também conhecida por aqui como “segunda-feira cibernética”, foi outra que apresentou descontos pouco menores que os do ano passado. Os números da pesquisa constataram uma média promocional de 20,8% em 2017 contra 34,2% em 2016.
As categorias mais buscadas, nesse caso, foram brinquedos (pico de 62%), seguidos por eletro-eletrônicos (14%) e roupas e acessórios (28,4%).
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