Categories: Todas as Notícias

Modelos de ecommerce: as diversas formas de ganhar dinheiro online

Assim como acontece no varejo físico, o comércio eletrônico contém diversos modelos de negócios disponíveis aos empreendedores que estão dispostos a investir nesse mercado.

Muito antes de pensar sobre que tipo de produto você irá vender, é preciso pensar sobre qual, dentro dos modelos de ecommerce, é aquele que mais trará benefícios para você.

Está confuso e sem saber muito bem o que é um modelo de ecommerce? Calma, é bem mais simples do que parece… A partir de agora vamos falar sobre os 4 principais deles!

Modelos de ecommerce – A lógica do seu negócio

O “modelo de ecommerce” ao qual nos referimos, nada mais é que o modelo de negócio adotado pela sua operação de comércio eletrônico. Veja as alternativas mais populares:

B2C – Business to Consumer (Empresa > Consumidor final)

O B2C é, sem dúvidas, o modelo de negócio mais utilizado no varejo. Aqui não tem segredo: uma loja vende produtos para o cliente final. Simples assim.

Exemplos de negócios B2C são Submarino, Amazon.com e qualquer outra empresa que faça vendas diretamente ao consumidor.

B2B – Business to Business (Empresa > Empresa)

Negócios B2B são chamados assim porque acontecem entre duas empresas, o que também é bastante simples de se entender. Exemplo de negócio B2B é o seu fornecedor que, em vez de vender direto ao consumidor final, repassa produtos para você, que é lojista.

Aqui é legal destacar que, dentre os modelos de ecommerce, o B2B também está entre os mais populares (ainda que muita gente nem o considere no momento de abrir o seu negócio).

C2C – Consumer to Consumer (Consumidor > Consumidor)

Se um consumidor entra no Mercado Livre e vende algum produto para outro consumidor, isso fica registrado como uma transação do mercado C2C. É claro que, do ponto de vista de quem quer empreender, isso não é interessante, mas vale o registro.

Programa de afiliados

Por último, temos o programa de afiliados, que vem se tornando um modelo cada vez mais conhecido entre os brasileiros interessados em ter o seu próprio negócio na internet. Esse programa consiste na criação de uma lógica onde o lojista oferece produtos de outra empresa e ganha uma comissão sobre cada venda.

Se por um lado existe a vantagem de um investimento inicial mais baixo, por outro temos desvantagens como margens menores e pouco controle sobre o futuro da plataforma.

E aí, gostou de conhecer os diversos modelos de ecommerce? Se tiver dúvidas ou sugestões, é só deixar um comentário abaixo… Responderemos em breve!

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago