Negócios online são dinâmicos e precisam se adaptar constantemente para acompanhar as mudanças do mercado. Com isso, empreendedores de lojas virtuais acabam se deparando com o momento em que sua plataforma de Ecommerce não satisfaz mais às demandas do seu negócio…
Porém, apesar de precisarem mudar, há algumas dúvidas que acabam adiando esse processo e influenciando negativamente nas vendas.
Pensando nisso, selecionei 8 sinais que apontam se é ou não o momento de você migrar de plataforma de Ecommerce. Confira abaixo!
Há diversos motivos que fazem uma loja virtual estagnar: estratégias ruins, SEO mal feito, não acompanhar as métricas, ignorar os pontos que devem ser melhorados…
Mas, além desses problemas mais comuns, a sua plataforma de Ecommerce também pode atrapalhar o seu crescimento como empresa.
Na lista abaixo, selecionei os principais problemas que surgem quando sua plataforma já não supre mais suas necessidades.
É comum que as plataformas apresentem instabilidade uma vez ou outra. Porém, essa situação é crítica quando se torna recorrente, gerando reclamação dos clientes e atrapalhando as vendas.
Uma boa plataforma precisa funcionar de forma rápida e fácil, sem que atrapalhe a navegação e a compra do consumidor.
Caso a sua plataforma esteja apresentando instabilidade fora do aceitável, é hora de migrar para outra, para não perder mais vendas.
Vender é essencial no Ecommerce e, se os números de vendas não estão crescendo, há algo errado.
A plataforma de Ecommerce deve ajudar no seu negócio e não atrapalhar. Ela deve acompanhar o crescimento da sua loja, oferecer recursos para aumentar as suas vendas e facilitar toda a transação entre o cliente e seus produtos.
Sua loja virtual deve ter uma boa apresentação, de forma que os clientes se sintam bem ao entrar. Para isso, o layout deve ter um design bonito, além de dinâmico e organizado.
Se a sua plataforma não oferece a opção de aprimorar, mexer e inovar na apresentação da sua loja, esse é outro motivo para você mudar. Muitas vezes você pode estar perdendo consumidores só porquê o visual da sua loja não é agradável.
Esse é um problema gravíssimo.
Você precisa interagir com seu consumidor, seja por comentários, chat online ou chatbot, pois o atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais de um bom negócio. Quando há falha na comunicação, as chances de se perder clientes são altas, afetando as vendas e faturamento.
Em uma situação dessa, não tenha dúvidas de que mudar de plataforma é a melhor alternativa.
E-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado, checkout inteligente e outras ferramentas facilitam o muito um negócio e ainda ajudam no crescimento da loja. Se a sua plataforma não possui as ferramentas que você precisa ou você está tendo problemas no funcionamento delas, é um outro indício de que é uma mudança é essencial.
Além disso, um outro ponto muito importante para o crescimento do seu Ecommerce são plataformas que integram sistemas de ERP, pagamento, segurança ou marketplaces, de forma que atenda suas necessidades perfeitamente. É imprescindível que essa integração ocorra de forma fácil e rápida, sem trazer dores de cabeça.
É muito ruim estar com um problema e não conseguir atendimento com o suporte técnico. Imagina o prejuízo para o seu Ecommerce se os dias passarem e seu problema não for solucionado.
Um suporte com bom atendimento, ágil, disposto a responder às dúvidas e encontrar soluções é fundamental para a saúde da sua loja virtual. Caso esteja passando por problemas com o suporte técnico da sua plataforma, não perca mais tempo ou espere para ter dores de cabeças futuras… migre para uma plataforma que tenha um perfil que atenda às suas demandas.
A falta de novidades e melhorias na plataforma é um problema para sua loja virtual.
O mercado online está sempre se transformando para atender os consumidores cada vez mais exigente da melhor forma. Se a sua plataforma não tem atualizações há muito tempo, isso pode ser um mau sinal.
Observe as funções disponíveis na sua plataforma e compare com as lojas dos seus concorrentes. Quais recursos eles possuem que você não consegue colocar no seu Ecommerce? Quais funções sua plataforma ainda não disponibilizou e que está fazendo a sua empresa ficar para trás?
Se encontrar algumas diferenças fundamentais, é hora de migrar.
A grande parte das compras no Ecommerce são feitas pelo celular, portanto, ter uma plataforma 100% responsiva é fundamental para o seu negócio. Além disso, lojas online que não possuem uma boa versão online acabam caindo no ranqueamento do Google nas pesquisas orgânicas.
Portanto, se sua plataforma não estiver entregando uma versão online boa para o seu negócio, isso vai influenciar diretamente nas suas vendas.
O bom funcionamento de uma plataforma de Ecommerce é fundamental para qualquer negócio, pois é ali que seu cliente vai finalizar as compras. Por isso, é muito importante analisar os dados da sua loja virtual, fazer testes periódicos e criar estratégias para caso ocorra algum problema em algum momento.
Com todas as dicas que te dei acima, você já tem noção dos problemas que você pode encontrar nas plataformas de Ecommerce e o que deve analisar antes de fazer uma mudança.
E talvez tenha detectado que alguns pontos da sua atual plataforma de Ecommerce podem estar atrapalhando o seu negócio e está se perguntando como fazer essa migração…
Para te ajudar neste processo, criamos um Manual de Migração de Plataforma gratuito que te ensina passo a passo de como fazer essa mudança tão importante, de forma que te ajude a reconhecer os pontos principais que não podem ser ignorados, para que você minimize as perdas neste processo.
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