Mercado de Ecommerce

Mercado Livre Adere ao Live Commerce com Nova Plataforma de Vendas

O Mercado Livre anunciou nesta sexta-feira (5) o lançamento de sua plataforma de Live Commerce: o Mercado Livre Live. Com isso, o marketplace estreia no segmento, em uma tentativa de integrar consumidores e empreendedores ao aplicativo da companhia.

E, caso você ainda não saiba, o live commerce é uma estratégia que consiste no uso de transmissões ao vivo para vendas de produtos. A iniciativa faz parte das principais tendências do Ecommerce em 2021 e apresenta um grande potencial de crescimento para os próximos meses, principalmente no Brasil.

Nesse sentido, o Mercado Livre não perde tempo e faz investimentos para levar essa realidade para os seus lojistas parceiros. 

(Imagem: Ideias Mercado Livre)

Plataforma Será Testada Primeiro no Brasil

Segundo a empresa, o ‘Mercado Livre Live’ será testado primeiro no Brasil, tendo em vista o sucesso que o live commerce possui entre os consumidores. Em seguida, a companhia afirma o desejo de expandir a plataforma para toda a América Latina.

A ideia do marketplace é a de permitir que, em breve, mais vendedores possam entrar na plataforma. Além disso, a empresa deseja que, em um futuro mais distante, seja possível que qualquer pessoa consiga vender os próprios produtos ao vivo. 

Sobre a iniciativa, Tainá Saramago, gerente regional de live commerce do Mercado Livre, diz que o objetivo é fortalecer o marketplace para parceiros:

Com as lives, queremos democratizar o social commerce, fortalecendo nossa plataforma para que marcas, vendedores e criadores de conteúdo possam realizar transmissões ao vivo e vender produtos, contando seus benefícios, realizando reviews mais detalhadas e mostrando seu funcionamento ou uso”, afirma

Saramago ainda afirma que a plataforma representa o futuro do Ecommerce. Algo que pode ser levado em consideração diante do grande sucesso do live commerce hoje…

Para você ter uma ideia, somente na China, o live commerce teve uma alta de 229% de 2019 para 2020. Além disso, segundo Research and Markets, plataforma de pesquisa de mercado, a estimativa é que essa tendência fature aproximadamente US$ 600 bilhões em todo o mundo até 2027

Diante desse cenário, não existem dúvidas que empresas que apostam nessa estratégia conseguirão bons resultados nos negócios. E o Mercado Livre mostrou não poupar recursos com a iniciativa…

Mercado Livre Live Fará Transmissões Diárias

As transmissões ao vivo acontecerão diariamente e serão integradas ao marketplace da companhia. Sobre isso, o Mercado Livre afirma que as gravações serão realizadas tanto de forma remota quanto presencial… 

Para dar início ao projeto e fazer parte da produção de conteúdo, foram selecionados vendedores, colaboradores, além de 100 marcas.

Os recursos envolvidos na produção das lives são de criação dos times internos de tecnologia da empresa. E, para colocar tudo isso em prática, foram construídos cinco estúdios de filmagens exclusivos para as gravações das lives no escritório do Mercado Livre em Osasco, São Paulo. 

Basicamente, cada estúdio será voltado para um dos tipos de conteúdo que serão foco nessa primeira etapa. São eles: Tecnologia, Beleza e Cuidado pessoal, Ofertas, Moda e Casa & Móveis.

Nessa estratégia, o Mercado Livre aposta ainda em marketing de influência. Isto é, a companhia contará com influenciadores digitais para participarem das transmissões ao vivo e divulgarem o ‘Mercado Livre Live’.

Iniciativa Pode Impulsionar Ainda Mais os Resultados do Marketplace

Ao que tudo indica, o lançamento do ‘Mercado Livre Live’ pode disparar o rendimento da gigante argentina, além de potencializar o faturamento dos sellers do marketplace… 

Nesse sentido, a iniciativa vem em um momento bom para o Mercado Livre. Recentemente, a empresa anunciou, em seu  balanço referente ao 3º trimestre, que seu volume de vendas (GMV) chegou a US$ 7,3 bilhões no período. E a quantia representa um avanço de 29,7% em moeda constante em comparação ao mesmo período de 2020. 

Além disso, em agosto deste ano, a companhia confirmou a chegada de quase 100 lojas oficiais em seu marketplace em apenas 3 meses. Totalizando, assim, mais de 1700 lojas de diversas marcas conhecidas como Lacta e Pão de Açúcar

Sendo assim, se as estratégias saírem como o planejado e o ‘Mercado Livre Live’ obter sucesso, sem dúvidas a companhia mais valiosa da América Latina estará tomando um passo muito importante para estar ainda mais presente na vida dos lojistas e consumidores brasileiros. E, claro, também avançar à frente de suas concorrentes diretas, como as Lojas Americanas e o Magazine Luiza.

Leia Mais: Por que Renner Investiu em uma Loja Circular? Entenda!

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago