Marketplace

Magazine Luiza compra Startup de Delivery

A aquisição de startups já se tornou uma estratégia consolidada pela Magazine Luiza no mercado. A Magalu tem investido na compra de empresas de diversos segmentos, desde cosméticos à companhias especializadas em comercialização de publicidade digital. Agora, a Magazine Luiza decidiu apostar em um setor que teve um alto crescimento durante a pandemia: delivery de comida

Para você ter uma ideia, os gastos com delivery cresceram mais de 94% ao longo dos últimos meses. E, algo ainda mais significativo nisso tudo, é que essa tendência tende a continuar em um cenário pós-pandemia.

Por isso, a Magazine Luiza não perdeu tempo e tratou de garantir a sua participação também no segmento de entrega de comidas…

Ao longo deste artigo, vou te apresentar o nome da empresa comprada pela Magazine Luiza e explicar porque a companhia fez essa aquisição. Antes disso, vou te contar um pouco mais sobre as estratégias de expansão digital da marca. Veja. 

A estratégia da Magazine Luiza

A iniciativa da Magazine Luiza para a sua expansão no comércio digital tem até um nome: “TemNoMagalu”. A proposta é que todos os tipos de mercadorias procuradas pelos consumidores possam ser encontrados no site Magazine Luiza e no aplicativo da empresa. 

Com isso, a Magalu vem investindo forte em empresas pontuais para atingir segmentos específicos…

Exemplos recentes foram as aquisições das seguintes companhias:

Mas estas empresas não foram as únicas…

Ao todo, a Magazine Luiza comprou mais de 10 companhias, entre elas:

  • Netshoes: marca líder do segmento de artigos esportivos;
  • Época Cosméticos: site de produtos de Beleza e Perfumaria;
  • Softbox: site de produtos para estúdio e Iluminação;
  • Consórcio Luiza: empresa de Consórcios;
  • Integra: responsável pelo novo portal Magalu;
  • Logbee: empresa de Entregas e Logística;
  • E outras.

Diante de tantas aquisições para fortalecer a marca no mercado, não é de se estranhar que a Magalu tenha comprado mais uma empresa e, claro, de um segmento diferente: o de delivery. 

Magalu compra AiQFome

Nos últimos dias, a Magazine Luiza anunciou a aquisição da AiQFome, startup de delivery de comida, com sede em Maringá/Paraná.

A escolha pela empresa não foi à toa… O AiQFome movimenta hoje cerca de R$ 700 milhões por ano

Ou seja: é uma empresa com nome e boa participação no mercado, dentro do padrão buscado pela Magazine Luiza. 

O serviço atende em 350 cidades de 21 dos 26 estados do Brasil – além do Distrito Federal. E expectativa da Magazine Luiza é expandir para mais 150 novas cidades até o final de 2020

Além disso, o AiQFome possui cerca de 2 milhões de usuários e 17 mil restaurantes parceiros. Com a aquisição, esses restaurantes cadastrados poderão utilizar serviços, como Magalu Pagamentos e Magalu Entregas…

Contudo, até o momento, a entrega final dos pedidos é feita pelo restaurante, mas há planos para oferecer novas operações de logística de entrega. Depois, a ideia é que os entregadores parceiros do AiQFome também realizem entregas de outros produtos do Magazine Luiza.

De acordo com os dirigentes da varejista, esta e outras aquisições são estratégias para a expansão da marca, mas não só isso…

Muito além da expansão digital

A Magazine Luiza quer contribuir para o fortalecimento da inovação do país, que é formado principalmente por startups. Sobre isso, Roberto Bellissimo, CFO do Magazine Luiza, complementa: 

“Negócios como esses mostram ao mercado que há oportunidade de saída para os empreendedores e de ganho de escala para essas empresas”.

A iniciativa é válida, claro… Entretanto, é inegável o foco principal da Magazine Luiza em aumentar sua participação no mercado digital. 

Recentemente, a famosa Magalu apostou no rebranding do seu Consórcio, o agora chamado Consórcio Magalu. A mudança aconteceu com objetivo de atrair mais consumidores para a modalidade de pagamento, que antes estavam mais ligados apenas à lojas físicas da varejista. 


E, no que diz respeito à compra de empresas, há o desejo de transformar o app Magalu em um superapp. Hoje, o aplicativo da empresa tem mais de 30 milhões de usuários ativos mensalmente… E o foco é aumentar ainda mais o sortimento de serviços na ferramenta.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago