Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
E foi dada a largada para um dos eventos mais importantes do varejo: a Black Friday! De olho em todo o potencial de vendas desse evento, as varejistas não estão perdendo tempo em disponibilizar produtos em promoções. A Magazine Luiza, por exemplo, já liberou um estoque bilionário para a ocasião.
Além de descontos em produtos, parece que a varejistas pensou em mais algumas estratégias para atrair clientes para seu marketplace…
Contudo, ela não é a única! Outra gigante do Ecommerce também está de olho nos lucros da Black Friday.
Quer entender tudo isso em mais detalhes? Acompanhe o artigo!
Magazine Luiza: Estoque de Bilhões para a Black Friday
A Magazine Luiza não quer mesmo ficar para trás quando o assunto em pauta é a Black Friday.
De acordo com a varejista, seus estoques de mercadorias para o evento chegam a R$ 5 bilhões…
Inclusive, desde o dia 1º de novembro a Magazine Luiza vem lançando campanhas com produtos a preços mais baixos…
Isto é, dignos de uma Black Friday mesmo.
Além disso, tanto as vendas em seu marketplace quanto as de lojas físicas são o foco da Magalu…
Para isso, a empresa reforçou seu o protocolo de higienização nas lojas físicas: desde o uso de máscaras e álcool em gel, até outros produtos específicos para a limpezas de suas unidades físicas.
Mas não só isso…
O Consórcio Magalu – que recentemente passou por um rebranding também entrou na estratégia para ampliar o faturamento na Black Friday…
Na prática, o consórcio oferecerá descontos de 30% a 50% nas primeiras parcelas ao longo do mês de novembro.
E mais:
As marcas que fazem parte da companhia – como Época Cosméticos, Estante Virtual e Netshoes – também disponibilizarão mais produtos para os clientes neste período.
Ou seja, o plano é conceder o máximo possível de facilidades e descontos, conseguindo a preferência dos clientes durante o evento.
Cashback Em Alta Para a Black Friday na Magalu
Em julho, a Magazine Luiza lançou seu sistema de descontos e cashbacks…
O cashback nada mais é do que a devolução de parte dinheiro gasto pelos consumidores do seu aplicativo. Mais precisamente, através da abertura de conta em sua carteira virtual, a “Magalu Pay”.
A estratégia foi inteligente, até porque, hoje, os cupons e cashbacks movimentam mais de 1 Bilhão no Ecommerce…
E a Magazine Luiza, claro, não quis ficar de fora desse tipo de ação…
Tanto que, para a Black Friday, a Magalu promete trazer promoções em que o dinheiro recebido de volta poderá ser utilizado em novas compras…
Ou também pode ser adicionado a uma conta Magalu Pay e utilizado para o pagamento de boletos, por exemplo.
Assim, tanto para a empresa quanto para os vendedores do Magazine Luiza Marketplace, a estratégia é positiva, pois traz as seguintes vantagens:
- Atrai mais clientes;
- Aumenta o ticket médio;
- Marketing de relacionamento;
- Incentivo à conclusão da compra;
- Aumento nas vendas – até em períodos de baixa.
Diante disso, dá para notar que a varejista se preparou bem para o principal evento do ano para o varejo…
Contudo, obviamente, a famosa Magalu não é a única que está de olho nas altas vendas para a Black Friday deste ano…
Magazine Luiza Tem um Concorrente à Vista
Aliás, um não… Vários!
Contudo, recentemente, o Mercado Livre também informou que está com altas expectativas para o evento…
E até desenvolveu um estudo utilizando dados do Instituto IPSOS e da Ebit Nielsen para consolidar tudo isso…
De acordo com a empresa argentina, houve cerca de 41 milhões de visitas ao site Mercado Livre em um só dia em 2020…
E isso, automaticamente, representa um volume superior ao registrado na Black Friday do ano passado, que teve 32,8 milhões de visitantes.
Além disso, 58% dos usuários cadastrados no marketplace manifestaram interesse em comprar na Black Friday deste ano…
E mais:
Também houve um aumento de 25% no cadastro de vendedores em comparação com o 1º trimestre….
Na prática, o Mercado Livre espera que todos esses números signifiquem ainda mais conversões de vendas.
Sendo assim, quem será que ganha essa disputa: Magazine Luiza ou Mercado Livre?
É claro que ainda existem outras varejistas de peso nessa batalha, como Amazon, B2W, Via Varejo…
Mas um fato é certo: este ano, em meios aos efeitos da pandemia nos hábitos dos consumidores, o potencial de vendas está realmente alto.
Os vendedores dos marketplaces, por sua vez, se ainda não estão devidamente preparados para a alta demanda do evento, já podem começar a organizarem suas lojas virtuais para vender ainda mais na Black Friday deste ano. Principalmente porque o prognóstico realmente é positivo!