Mais um balanço trimestral com fortes resultados foi divulgado recentemente: o das Lojas Americanas! A varejista simplesmente atingiu um lucro MILIONÁRIO ao longo do 4º trimestre de 2020.
O período foi marcado pela intensa busca da empresa em superar os efeitos causados pelo isolamento social. Isto é, com menos pessoas comprando nas lojas físicas, foi preciso pensar em estratégias para trazer um pouco do digital para o físico…
E, ao que tudo indica, as ações das Lojas Americanas nesse sentido deram certo.
Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números referentes ao 4º trimestre e o ano de 2020 da varejista, além de explicar algumas ações realizadas e planos da companhia.
A Lojas Americanas acaba de anunciar em seu balanço trimestral que registrou um lucro líquido de R$ 400,4 milhões nos três últimos meses de 2020. A quantia foi maior, mas bem próxima aos R$ 398 milhões obtidos no mesmo período de 2019.
Além disso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado da varejista no 4º trimestre foi de R$ 1,106 bilhão, marcando uma queda anual de 8,8%…
No critério da Controladora, o indicador somou R$ 841,7 milhões, recuo de 11%.
O Ebitda ajustado da Controladora, por sua vez, registrou R$ 993,5 milhões, representando recuo de 5,8% na relação anual. E no critério consolidado, o valor atingido foi de R$ 1,235 bilhão no período e um recuo de 5,4%.
E mais:
A receita líquida da Controladora fechou em R$ 4,112 bilhões, simbolizando uma queda de 4,8%. E no Consolidado, as receitas atingiram R$ 7,433 bilhões, uma alta de 15%…
O GMV (venda bruta de mercadorias, em português) foi de R$ 13,499 bilhões, um crescimento de 18,4%.
As Lojas Americanas atingiu também um resultado negativo em R$ 139,2 milhões no que diz respeito ao seu financeiro líquido. Mas a quantia representa uma melhora de 47,7% em comparação ao ano anterior.
Já no consolidado, o resultado foi negativo em R$ 245,6 milhões, com alta de 38,3%.
Assim, diante de todo o ano, as Lojas Americanas teve um caixa líquido de R$ 6,314 bilhões, e a controladora, R$ 609,2 milhões.
Na prática, isso mostra que os resultados trimestrais da varejistas foram positivos…
E, de acordo com o relatório divulgado pelas Lojas Americanas, as lojas físicas foram diretamente influenciadas por estratégias digitais devido à pandemia…
Com as iniciativas adotadas para conter os efeitos do isolamento social, as Lojas Americanas afirma que aumentou significativamente a sua base ativa de clientes…
O crescimento foi tanto que a companhia chegou perto de atingir a meta de 46 milhões prevista para 2022…
Ao todo, foram mais de 5 milhões de entregas realizadas, enquanto a plataforma digital procurou ficar ainda mais próxima dos seus clientes ao ampliar fortemente suas iniciativas O2O (Online to Offline).
Com isso, foram 4,1 milhões de clientes que experimentaram esse tipo de iniciativa, representando um crescimento de 215%.
E isso tudo só reforça os planos das Lojas Americanas continuar atingindo resultados tão expressivos e ampliando seus negócios…
O último anúncio feito pela varejista reforça bem essa questão…
Nesta semana foi anunciado uma possível união entre as empresas, o que movimentou o mercado.
Para quem não sabe, a Americanas detém 62% do capital da B2W, que, por sua vez, é dono do site Americanas.com – e também do Submarino e Shoptime, diga-se de passagem.
Assim, a ideia é aprofundar a relação já existente entre as empresas…
No documento sobre o anúncio, ambas empresas afirmaram que ainda não sabem como serão os termos da junção das empresas, mas que a ação vai gerar valor para os acionistas, e mais:
“Com ambas as marcas consolidadas, o ganho de eficiência seria em toda a cadeia, com maior capacidade de logística, uma base de clientes mais ativa e um tráfego de informação muito mais integrado, envolvendo de forma direta o mundo online e offline”, afirma.
Diante disso tudo, tanto do resultado trimestral das Lojas Americanas quanto da possível fusão com a B2W, pode-se esperar uma possível mudança no mercado…
Fora a expectativa, segundo analistas, de que o GMV (Valor Bruto de Mercadorias, em português) das empresas juntas chegue a R$ 42 bilhões.
Assim, a associação entre as companhias pode fazer com que elas ultrapassem uma de suas principais concorrentes direta: a Magazine Luiza…
Mas ainda é cedo para falar sobre isso, uma vez que a junção das empresas ainda não foi consolidada.
Por ora, o que se pode afirmar é que os resultados das Lojas Americanas, referentes ao 4º trimestre e ao ano de 2020 no geral, foram bem significativos. E vai ser preciso aguardar um pouco mais para entender melhor esse possível cenário de as duas empresas atuando juntas no varejo.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…