Depois de um IPO com resultados avassaladores, como as ações triplicando de valor em pouco mais de seis meses na B3, a Locaweb resolveu dar mais um passo para sua expansão no mercado. A companhia líder em hospedagem de sites comprou uma startup que oferece plataforma de software como serviço (SaaS) para Ecommerces e varejistas.
A aquisição pela empresa é a primeira após a abertura de capital ocorrida em fevereiro… Contudo, está longe de ser a última a ser realizada pela companhia. O foco da Locaweb é expandir ainda mais seu alcance no mercado…
Acompanhe os tópicos a seguir para saber qual foi a empresa adquirida e conhecer mais detalhes sobre a transação…
Mas, antes disso, vou te apresentar um panorama sobre como foi o IPO da Locaweb. Confira.
O IPO da Locaweb aconteceu em fevereiro e movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão. A estreia da empresa na B3 causou um forte disparo em suas ações…
Após serem vendidas a R$ 17,25 na oferta, no teto da faixa indicativa na oferta pública inicial, as ações da Locaweb (LWSA3) dispararam 19,42%, sendo cotadas a R$ 20,60, no primeiro dia de negócios. Na máxima, as ações atingiram R$ 21,77.
Além disso, a oferta contou com a participação de fundos globais e, com isso, conseguiu acabar com a teoria de que investidores globais não acessam IPOs no Brasil…
A Locaweb é conhecida no mercado como uma das empresas pioneiras na prestação de serviços de hospedagem de websites.
E, no que diz respeito ao seu IPO, o que mais chamou a atenção dos investidores foi a sua unidade de soluções para o Ecommerce…
Mas não só isso…
A expressiva alta das ações da Locaweb confirmou o bom momento para os IPOs no mercado nacional…
Na verdade, este ano está repleto de IPOs de peso:
Nos últimos meses, companhias como o Grupo SOMA, Wine Vinhos e Petz fizeram sua abertura de capital na B3. A Petz, inclusive, teve o maior IPO do ano até o momento, com R$ 3,03 bilhões.
Ou seja, o IPO da Locaweb foi um dos primeiros a acontecer neste ano e já teve resultados bem animadores…
A compra de uma importante empresa de tecnologia comprova isso. Explico mais sobre isso a seguir…
Na última terça-feira (23), a Locaweb anunciou a compra total da Social Miner, startup de análise de dados de comportamento do consumidor em Ecommerces.
O valor da transação foi de R$ 22,2 milhões, com o preço de fechamento ainda sujeito a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro, comuns a este tipo de aquisição…
A companhia informou que a expertise da Social Miner será trabalhada juntamente aos recursos da All iN, empresa de marketing digital que foi adquirida em 2013 – mas vou falar mais sobre as últimas aquisições da Locaweb mais adiante…
Assim, o objetivo da empresa é oferecer uma solução completa aos empresários de Ecommerce que precisam acompanhar toda a jornada de seus clientes…
Sobre isso, Fernando Cirne, CEO da Locaweb, ressaltou em entrevista recente:
“Estamos falando de uma solução que complementará o nosso portfólio, com potencial de gerar cross sell e consistente com a estratégia da companhia de oferecer o maior e mais completo ecossistema para apoiar nossos varejistas no processo de aceleração de suas vendas”
Diante disso, a Social Miner promete interações em tempo real com os visitantes dos sites de Ecommerces, por meio de mensagens comportamentais, notificações personalizadas e outros canais inteligentes, variando de acordo com estratégia do cliente…
A Social Miner, na verdade, não é a primeira aquisição da companhia nesse sentido…
É um movimento comum no mercado a compra de empresas que possam agregar à expansão dos negócios…
No caso da Locaweb, essa prática começou em 2012, com a aquisição da Tray, empresa que possibilita a integração de lojas online com marketplaces, como Amazon, Mercado Livre e outras.
Ao todo, foram seis aquisições…
As mais recentes delas – exceto a referente à Social Miner – ocorreram no ano passado, com a compra da foi King Host, empresa de hospedagem, e a Delivery Direto, responsável por desenvolver e fazer a gestão de aplicativos para restaurantes.
Assim, o objetivo da Locaweb é comprar ainda mais empresas, principalmente agora que tem em mãos R$ 400 milhões levantados em seu IPO exclusivamente para fazer esse tipo de operação.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…