Última atualização em 14 de setembro de 2021 por
Tendência mundial, o Live Commerce tem chamado a atenção a cada dia mais das marcas brasileiras. Algumas empresas nacionais – inclusive no setor de Ecommerce -, já estão apostando forte nessa iniciativa.
Depois de uma explosão de sucesso na China, a nova estratégia de vendas tem ficado cada vez mais forte aqui no Brasil. Não é à toa que está sendo listada como uma das principais tendências para o Ecommerce em 2021…
A verdade é que os empresários brasileiros não querem perder nenhuma oportunidade de vendas, principalmente porque o Live commerce tem movimentado bilhões ao redor do mundo…
Para você ter uma ideia, até o final do ano, a estratégia de venda de produtos por lives deve movimentar mais de US$ 100 bilhões só na China…
Os empresários brasileiros estão tão atentos, que, recentemente, até uma plataforma específica para a realização de lives foi lançada no país…
Ao longo deste artigo, vou explicar tudo isso em detalhes, e mostrar as possibilidades reais de os pequenos e médios negócios apostarem no Live Commerce. Dá só uma olhada nos próximos tópicos!
O que é Live Commerce?
O que é Live Commerce é uma pergunta que tem permeado a mente de diversos empreendedores nos últimos meses…
Em meio à forte alta do Ecommerce devido à pandemia, o chamado Live Streaming Commerce tem se tornando uma tendência em diversos países ao redor do mundo. E isso inclui o Brasil.
Assim, o Live Commerce nada mais é do que uma estratégia para vender produtos por meio da divulgação no ambiente digital…
Na prática, é algo como reviews online de produtos transmitidos ao vivo.
Assim, basicamente, esse formato surge para que a empresa consiga esclarecer dúvidas dos possíveis consumidores…
Mas não só isso…
Também contribui para aumento da confiança do público em relação à marca, além de estimular fortemente as vendas.
Contudo, diante disso tudo, não há como não ficar curioso: de onde será que surgiu essa estratégia do Live Commerce?
Como Surgiu a Tendência de Live Commerce
Tudo começou na China. As empresas do país acharam uma boa ideia contratar apresentadores, influenciadores digitais e demais personalidades para fazerem lives divulgando produtos…
Dessa forma, ao longo das transmissões, eles apresentam detalhes sobre os itens, desde funcionalidades até os tamanhos, opção de cores etc. Variando, claro, de acordo com o produto.
Mas mais do que isso…
Esses influenciadores também lançam promoções, o que, automaticamente, atraem ainda mais compradores para as empresas…
E, acredite, o método surte efeitos extremamente positivos…
A estimativa é que o segmento de Live Commerce na China atinja cerca de US$ 129 bilhões em 2020.
E aqui no Brasil, será que as empresas estão lidando com a tendência do Live Video Commerce?
Empresas Nacionais Também Apostam no Live Commerce
Mesmo que timidamente, já é possível ver no Brasil um movimento de as empresas aderindo ao Live Commerce…
Uma das primeiras marcas a apostar na estratégia das lives foi a Dengo, fabricante de chocolates. Em meio ao ápice do isolamento social, em maio, as lives foram a saída que empresa encontrou para alavancar suas vendas online.
Além disso, as Americanas.com, do Grupo de B2W (assim como Submarino e Shoptime), lançou uma série de lives com reviews de produtos vendidos na plataforma…
Logo em sua primeira edição a varejista apostou pesado: trouxe uma das mais famosas influencers do Brasil para falar sobre produtos: a Camila Coutinho.
A influenciadora, simplesmente, tem mais de 2,6 milhões de seguidores no Instagram…
E, durante a live, Camila falou sobre diversos produtos de maquiagens, conversou sobre tendências de beleza e cuidados pessoais…
Mas não foi só a Americanas.com que investiu nessa estratégia do Live Commerce…
A marca de óculos, Chilli Beans, convocou nomes de peso do meio artístico, como Alok, Isis Valverde e Marco Luque. Na ocasião, eles comandaram o Chilli Beans Live Circus, evento online especial para fazer o lançamento da nova coleção na época assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch…
Outras marcas como Riachuelo, Farm, Schutz, Arezzo e Renner também não perderam tempo na hora de aproveitar todo o potencial das Live Commerces.
Entretanto, diante disso tudo, surge a seguinte pergunta: só grandes marcas podem apostar no Live Commerce?
Live Commerce Para Todos os Tipos de Empresas
A verdade é que todas as marcas podem fazer lives para promover os seus produtos…
Contudo, não dá para fugir da ideia de quanto maior for a empresa, mais condições de contratar grandes nomes as marcas podem ter…
A única coisa que os pequenos e médios empreendedores precisam ter em mente é que todo segmento (nicho ou subnicho) tem o seu público. E, por sua vez, influenciadores que podem falar com esses públicos.
Um bom exemplo de toda essa ideia foi a criação da Mimo, startup que desenvolveu uma plataforma de vendas por live…
A proposta da empresa é tornar mais simples todo o trabalho de marcas que querem atingir seus consumidores. Isto é, usando toda a tecnologia da plataforma, o cliente faz o cadastro de seus produtos, define o dia e horário do evento e chama um vendedor ou influenciar para conversar com a audiência…
Inicialmente, 20 marcas como Blue Bird Shoes e Imaginarium, estão testando a ferramenta…
Contudo, o plano da Mimo é que tanto influenciadores quanto pessoas comuns possam fazer lives na plataforma. Em troca, a startup recebe uma comissão em relação às vendas.
Ou seja: há Live Commerce para todos os portes de empresas…
E, independentemente de você, enquanto empreendedor, optar por usar uma plataforma desse tipo ou fazer lives nas suas próprias redes, um fato é certo:
O Live Commerce está chegando aos poucos no Brasil… Mas, com certeza, ele vem para ficar!
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