Inovação no Varejo: Por que Não Dá Para Ignorar Esse Assunto

Última atualização em 22 de outubro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Investir em inovação no varejo é mais do que uma necessidade e não deve ser algo ignorado por marcas que desejam crescer no mercado. Isso porque o ato de inovar influencia diretamente no desenvolvimento de um negócio e na experiência de compra passada aos clientes. 

Então, se você empreende no Ecommerce, ter atenção às tendências e inovações no varejo é indispensável. Afinal, para que o seu negócio alavanque e fature alto, é importante estar sempre em sintonia com aquilo que é valorizado pelos consumidores e pelo mercado

Para entender mais detalhes sobre o assunto e saber as principais tendências para inovação no comércio varejista, continue a leitura do artigo…

inovacao-no-varejo
(Imagem: Freepik)

Por que é Importante Estar Atento à Inovação no Varejo Hoje

Com um consumidor cada vez mais conectado e exigente, oferecer uma experiência além da tradicional é a pedida para ter uma maior retenção de compradores, além do aumento do volume de vendas e do valor do negócio

Prova disso é o estudo realizado pela Bain & Company, organização referência em consultorias de bens de consumo, que revela que o valor de mercado das empresas que mais inovam no varejo cresceu a um ritmo muito mais acelerado do que o de empresas menos inovadoras.

Além disso, a Bain & Company também afirma que alguns negócios investem mais em inovação do que em qualquer outro setor. Assim, não há como ignorar que a inovação no varejo é algo que deve ser levada à risca por empresas de qualquer porte…

Principais Tendências de Inovação no Varejo

Entre as principais tendências de inovação no varejo, a realidade aumentada ganha destaque. Trata-se de uma tecnologia que integra o ambiente físico e o ambiente digital em tempo real, tornando possível a visualização de um objeto com maior clareza e até mesmo a interação com ele.

Basicamente, essa tecnologia tem sido muito utilizada por lojas de roupas, calçados e itens de casa e decoração, visto que ela permite que o consumidor tenha um contato melhor com o produto, como se o indivíduo estivesse em um ambiente físico e pudesse ver todos os detalhes do item. 

Mais um destaque de inovação no varejo é a experiência personalizada. O fato de criar um relacionamento com o cliente, a fim de atraí-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo é cada vez mais comum entre os negócios. 

Isso porque, atualmente, não basta apenas vender, é interessante oferecer uma experiência única para cada cliente para criar um vínculo entre ele e a sua marca. Para isso, manter contato com consumidor mesmo no pós-venda é indispensável.

Outra medida interessante para inovação no varejo é a experiência omnichannel. Essa experiência, basicamente, consiste em oferecer aos consumidores diferentes canais de interação com a marca e que funcionam de maneira integrada e simultânea

Com isso, o cliente pode, por exemplo, iniciar a sua compra no site da loja e depois buscar o produto na loja física. Ou então começar um atendimento de suporte pelas redes sociais da empresa e depois dar continuidade por outro canal, sem precisar repetir todos os dados pessoais e explicar o motivo da solicitação novamente.

Essas foram algumas tendências de inovação no varejo. Para saber mais detalhes sobre o assunto, indicamos a leitura do artigo: O Futuro do Ecommerce é Agora? Entenda as Principais Tendências.

Afinal, Como a Inovação no Varejo Impacta Quem Vende no Ecommerce?

Diante da transformação digital, das mudanças nos hábitos dos consumidores e do aumento nas vendas online, muitos desafios surgiram para quem empreende no varejo. 

Assim, os negócios tiveram que adquirir medidas transformadoras para conseguirem acompanhar o andamento dessas mudanças. Nesse sentido, saiba que quem investe em inovação no varejo proporciona para o negócio: 

  • Aumento da agilidade nas operações;
  • Mais praticidade no atendimento ao cliente;
  • Otimização dos processos operacionais;
  • Ampliação da interatividade com o consumidor;
  • Melhoria na apresentação de produtos e serviços.

Outro ponto importante a ser mencionado é que a inovação no varejo influencia diretamente na decisão de compra dos clientes. Ou seja, os consumidores têm preferências por consumir de marcas que apostam em criatividade e acompanham as inovações no varejo…

Um exemplo disso é um levantamento feito pela Nuvemshop, plataforma de Ecommerce, em parceria com a Iugu e Pagar.me, que mostrou que 80% brasileiros desistem de fazer compras em empresas que oferecem meios de pagamento ultrapassados. 

Isso apenas comprova a importância de empreendedores estarem atentos às mudanças no mercado para obterem sucesso com as vendas. Dessa forma, não há como negar que  a maneira como o consumidor se relaciona com  as marcas passa por mudanças consideráveis constantemente…

Então para que um negócio mantenha uma boa performance diante da alta competitividade no mercado, é fundamental que os empreendedores estejam conectados com essas inovações.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.