Última atualização em 17 de dezembro de 2021 por Maria Alice Medeiros
Investir em inovação no varejo é mais do que uma necessidade e não deve ser algo ignorado por marcas que desejam crescer no mercado. Isso porque o ato de inovar influencia diretamente no desenvolvimento de um negócio e na experiência de compra passada aos clientes.
Então, se você empreende no Ecommerce, ter atenção às tendências e inovações no varejo é indispensável. Afinal, para que o seu negócio alavanque e fature alto, é importante estar sempre em sintonia com aquilo que é valorizado pelos consumidores e pelo mercado.
Para entender mais detalhes sobre o assunto e saber as principais tendências para inovação no comércio varejista, continue a leitura do artigo…
Por que é Importante Estar Atento à Inovação no Varejo Hoje
Com um consumidor cada vez mais conectado e exigente, oferecer uma experiência além da tradicional é a pedida para ter uma maior retenção de compradores, além do aumento do volume de vendas e do valor do negócio.
Prova disso é o estudo realizado pela Bain & Company, organização referência em consultorias de bens de consumo, que revela que o valor de mercado das empresas que mais inovam no varejo cresceu a um ritmo muito mais acelerado do que o de empresas menos inovadoras.
Além disso, a Bain & Company também afirma que alguns negócios investem mais em inovação do que em qualquer outro setor. Assim, não há como ignorar que a inovação no varejo é algo que deve ser levada à risca por empresas de qualquer porte…
Principais Tendências de Inovação no Varejo
Entre as principais tendências de inovação no varejo, a realidade aumentada ganha destaque. Trata-se de uma tecnologia que integra o ambiente físico e o ambiente digital em tempo real, tornando possível a visualização de um objeto com maior clareza e até mesmo a interação com ele.
Basicamente, essa tecnologia tem sido muito utilizada por lojas de roupas, calçados e itens de casa e decoração, visto que ela permite que o consumidor tenha um contato melhor com o produto, como se o indivíduo estivesse em um ambiente físico e pudesse ver todos os detalhes do item.
Mais um destaque de inovação no varejo é a experiência personalizada. O fato de criar um relacionamento com o cliente, a fim de atraí-lo, conquistá-lo e fidelizá-lo é cada vez mais comum entre os negócios.
Isso porque, atualmente, não basta apenas vender, é interessante oferecer uma experiência única para cada cliente para criar um vínculo entre ele e a sua marca. Para isso, manter contato com consumidor mesmo no pós-venda é indispensável.
Outra medida interessante para inovação no varejo é a experiência omnichannel. Essa experiência, basicamente, consiste em oferecer aos consumidores diferentes canais de interação com a marca e que funcionam de maneira integrada e simultânea.
Com isso, o cliente pode, por exemplo, iniciar a sua compra no site da loja e depois buscar o produto na loja física. Ou então começar um atendimento de suporte pelas redes sociais da empresa e depois dar continuidade por outro canal, sem precisar repetir todos os dados pessoais e explicar o motivo da solicitação novamente.
Essas foram algumas tendências de inovação no varejo. Para saber mais detalhes sobre o assunto, indicamos a leitura do artigo: O Futuro do Ecommerce é Agora? Entenda as Principais Tendências.
Afinal, Como a Inovação no Varejo Impacta Quem Vende no Ecommerce?
Diante da transformação digital, das mudanças nos hábitos dos consumidores e do aumento nas vendas online, muitos desafios surgiram para quem empreende no varejo.
Assim, os negócios tiveram que adquirir medidas transformadoras para conseguirem acompanhar o andamento dessas mudanças. Nesse sentido, saiba que quem investe em inovação no varejo proporciona para o negócio:
- Aumento da agilidade nas operações;
- Mais praticidade no atendimento ao cliente;
- Otimização dos processos operacionais;
- Ampliação da interatividade com o consumidor;
- Melhoria na apresentação de produtos e serviços.
Outro ponto importante a ser mencionado é que a inovação no varejo influencia diretamente na decisão de compra dos clientes. Ou seja, os consumidores têm preferências por consumir de marcas que apostam em criatividade e acompanham as inovações no varejo…
Um exemplo disso é um levantamento feito pela Nuvemshop, plataforma de Ecommerce, em parceria com a Iugu e Pagar.me, que mostrou que 80% brasileiros desistem de fazer compras em empresas que oferecem meios de pagamento ultrapassados.
Isso apenas comprova a importância de empreendedores estarem atentos às mudanças no mercado para obterem sucesso com as vendas. Dessa forma, não há como negar que a maneira como o consumidor se relaciona com as marcas passa por mudanças consideráveis constantemente…
Então para que um negócio mantenha uma boa performance diante da alta competitividade no mercado, é fundamental que os empreendedores estejam conectados com essas inovações.