Se você está começando no mundo do ecommerce, pode ser que tenha algumas dúvidas em relação às principais métricas que precisam ser acompanhadas no Google Analytics.
Apesar de entender que essa é uma ferramenta importante, muitos empreendedores encontram dificuldades no momento de fazer a instalação ou começar a usar. Se for o seu caso, recomendamos que assista ao vídeo abaixo antes de continuar a leitura:
Depois de instalada, a ferramenta fornecerá algumas informações relevantes que, se bem utilizadas, podem multiplicar o seu faturamento. Confira 5 métricas importantes do Google Analytics para ecommerce:
Se você tivesse direito a analisar somente uma métrica da sua loja virtual, a taxa de abandono de carrinho talvez fosse a escolhida.
Pense bem: quando um cliente adiciona produtos ao carrinho, isso indica uma forte inclinação para a compra… Se ele acabou desistindo no meio do caminho, algo deu errado e você precisa descobrir onde é que a falha ocorreu.
Dentro do Analytics, a aba “Conversões” dá ao empreendedor diversas informações sobre o comportamento da sua audiência dentro do funil de vendas.
Já adiantamos que, na maioria das vezes, uma alta taxa de abandono de carrinhos está ligada aos seguintes fatores:
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A sua taxa de conversão é outra métrica importantíssima que pode ser medida com facilidade através do Google Analytics.
De forma genérica, essa taxa nada mais é que a relação entre os usuários que acessam o seu site e os usuários que acabam comprando de você…
Mas não pare por aí: o ideal é que você separe campanhas de marketing para estudar suas conversões de maneira isolada.
No Analytics, utilize o caminho “Aquisição > Todo o tráfego” para maiores informações sobre a sua conversão.
O Google Analytics também fornece informações geográficas que podem ser fundamentais para quem quer trabalhar campanhas de marketing de forma segmentada.
Através do caminho “Público > Geográfico > Local” você pode descobrir quais estados mais compram da sua loja virtual (basta clicar na bandeira do Brasil).
Para quem trabalha com estratégias de marketing de conteúdo ou está em busca de parcerias com influenciadores digitais, o caminho “Público > Interesses” também pode ser uma grande oportunidade dentro do Analytics.
Através dele você descobre, de forma bem simples, quais são os temas que mais chamam a atenção de quem compra/navega pela sua loja virtual.
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E se estamos falando de Google Analytics para ecommerce, a taxa de rejeição é outra métrica que merece ser acompanhada.
Ela mede, basicamente, a porcentagem de usuários que chegam ao seu site e interagem com uma única página ou simplesmente saem poucos segundos depois (forte indicativo de que não encontraram o que estavam buscando).
Apesar de ser um número importante, a taxa de rejeição de um site causa muita confusão pois pode acabar sendo alta mesmo quando um bom trabalho está sendo feito…
Isso porque, se um cliente acessa o seu site e encontra o que ele quer já na primeira página buscada, não existem muitos motivos para ele continuar navegando pelo site, certo?
Portanto, trate de se atentar a essa métrica, mas não se assuste caso ela pareça alta demais.
De qualquer forma, se quiser tomar providências, uma rejeição exagerada geralmente está ligada a:
Você acabou de ver algumas das métricas mais importantes para serem analisadas no seu negócio.
Porém, saiba que ainda tem muito que se pode fazer dentro do Google Analytics e você pode aprender tudo de uma maneira super simples e didática.
Com o treinamento Web Analytics para Ecommerce, você vai aprender a:
E muito mais!
Você vai poder assistir as videoaulas do Gustavo Esteves, fundador da Métricas Boss, maior portal de Google Analytics do Brasil. Ele vai ser o seu guia para o melhor caminho possível para o desenvolvimento do seu negócio.
Por isso, se inscreva agora e aprenda a usar as métricas que você aprendeu hoje em ótimos resultados!
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