Lidar com frete é uma das principais dificuldades para quem vende no Ecommerce hoje. Além de ser uma tarefa que exige um bom planejamento e muita atenção, existem alguns erros que deixam o frete mais caro.
Esses equívocos vão desde a escolha da embalagem correta até cálculos realizados de maneira equivocada. Porém, muitos empreendedores não dão a devida atenção a esses fatores, o que acaba comprometendo diretamente as vendas do negócio…
Nesse sentido, algumas estratégias podem ser implementadas para diminuir o valor final do frete, beneficiando tanto o empreendedor quanto o cliente. Mas antes que você conheça quais são as principais delas, é interessante destacar como o frete mais caro tem sido um fator decisivo na decisão de compra dos consumidores…
Existem diversos fatores que podem influenciar na decisão de compra dos consumidores, como atendimento precário ou avaliações ruins sobre o negócio. Porém, o valor do frete é, sem dúvidas, um dos principais motivos que fazem uma pessoa desistir da compra…
Isso porque muitas vezes os compradores acabam se assustando com os valores cobrados para realizar as entregas, que em algumas situações são mais caros que o próprio produto…
Segundo pesquisa realizada pela Rock Content, empresa global de Marketing, o valor alto do frete é responsável por mais de 80% da desistência na hora da finalização da compra.
Diante disso, é indispensável que os empreendedores estejam atentos e reconheçam os principais erros que podem estar deixando o frete mais caro. Aliás, disponibilizar um preço justo e correto de frete aos clientes é um fator crucial para diminuir a taxa de abandono de carrinho nas lojas online e até mesmo atrair mais consumidores…
A embalagens utilizadas para os envios de mercadorias podem deixar o frete mais caro. Quando os pacotes são maiores que os produtos, o valor final do frete muda. Isso porque a cubagem, relação entre peso real e volume ocupado pela encomenda, faz parte da precificação do frete.
Para realizar o cálculo da cubagem, os Correios e as transportadoras multiplicam as medidas da embalagem e dividem pelo fator de cubagem. Nos Correios, o valor do fator cubagem é 6000, já nas transportadoras esse número varia de acordo com cada empresa…
Afinal, para as companhias de entrega, o espaço ocupado pelo pacote é tão importante quanto o peso. Ou seja, embalagens grandes sem necessidade não são bons negócios, visto que deixam o frete mais caro.
O erro no cadastro do produto é um dos principais fatores que deixam o frete mais caro. Se o valor informado no site for menor que o custo real, por exemplo, quem deverá arcar com o prejuízo é o empreendedor.
Por isso, as informações como peso e dimensões dos itens já embalados devem estar claras na descrição do produto no site da loja virtual. Deixe todos os detalhes importantes sobre o item que está sendo vendido para que não ocorra nenhum equívoco que possa influenciar na decisão de compra do cliente.
Os vendedores que têm contrato com transportadoras podem disponibilizar de uma tabela de preços de frete diferenciada com valores exclusivos, dependendo do volume de vendas mensais do negócio. Portanto, para que esses preços sejam definidos de maneira correta, é importante que o lojista tenha atenção ao inserir os dados da tabela de frete na plataforma da transportadora.
Aliás, qualquer engano pode ser um fator para deixar o frete mais caro nas lojas virtuais e gerar maior abandono de carrinho no site E isso não se limita apenas a essas empresas. Ou seja, a mesma atenção deve ser dada em relação aos Correios.
Por isso, além das dicas mencionadas nesse artigo, é crucial que os empreendedores saibam fazer uma gestão de frete eficiente…
A gestão de frete é o processo que envolve a movimentação de mercadorias desde o ponto de origem até o destino final, que deve acontecer com segurança e rapidez. Por isso, promover essa gestão de maneira correta no negócio é crucial para garantir boas vantagens.
Basicamente, esse processo otimiza alguns fatores na empresa como o aumento da produtividade e eficiência operacional e garante melhorar a satisfação dos clientes. Sem deixar de mencionar que é positivo para diminuir os custos do negócio…
Ou seja, organizar uma boa gestão de frete pode refletir no valor dos envios, sendo fundamental para deixar o frete mais barato para o consumidor…
Dicas certeiras para isso são: pense nas embalagens que serão utilizadas a fim de diminuir os gastos do negócio com frete e ofereça tipos variados de entregas, aliás, isso permite que o próprio consumidor decida se deseja pagar a mais para receber o produto em menos tempo ou até mesmo optar por retirar na loja.
Portanto, não ignore elaborar toda a estratégia da gestão de frete da empresa de maneira assertiva e preste atenção aos fatores que podem estar deixando o seu frete mais caro. Lembre-se que ter organização e estar atento aos pequenos detalhes é importante para que todo o trabalho flua de maneira eficiente e bons resultados sejam atingidos.
Leia Também: Seguro dos Correios Vale Pena? Saiba Tudo Sobre o Assunto
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…