Meio de Pagamento

Fim do Dinheiro Físico? Cédulas são Usadas Apenas em 20,5% das Compras

O possível fim do dinheiro físico é um assunto que vem sendo discutido há algum tempo no mercado. Isto é, em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, muito tem se falado sobre a diminuição do uso das cédulas para a realização de compras.

Trazendo essa realidade para números, só no 4º trimestre, as compras online geraram um faturamento para o Ecommerce de R$ 38,6 bilhões, representando uma alta de 55,9% em relação ao mesmo momento de 2019…

Assim, em meio a todo esse cenário, não dá para ignorar o desempenho que o dinheiro físico tem atingido no mercado em geral…

Neste artigo, vamos apresentar detalhes sobre o possível fim do dinheiro físico e apresentar mais informações sobre um meio de pagamento que está conquistando cada vez mais as pessoas na hora da compra. Acompanhe! 

Imagem: (Pixabay)

Dinheiro Físico Apresenta Queda de Mais de 30%

É o que aponta o relatório global de tendências de meios de pagamento (The Global Payments Report)…

Na prática, o dinheiro físico foi usado apenas em 20,5% do total de transações em pontos de venda ao redor do mundo, o que representa uma queda de 32,1% em relação ao ano de 2019…

Além disso, na América Latina, o uso do dinheiro de papel, que é a base do comércio no continente, teve uma queda de 35% em 2020…

Em contrapartida, o cartão de crédito obteve um aumento de 17%, atingindo 26,1% dos gastos em 2020. E os cartões de débito chegaram a 23,2% do total de transações.

Já no Brasil, em específico, houve uma queda em relação aos pagamentos em dinheiro vivo. Em 2019, as cédulas foram atualizadas em 47% das transações, já em 2020, esse percentual caiu para apenas 35% aqui no país.

Mas há outro fator que chama a atenção nesse cenário…

A pesquisa não fala sobre isso – provavelmente por ainda ser algo recente -, mas quando o assunto são os meios de pagamentos utilizados aqui no Brasil, NÃO DÁ para ignorar o Pix. Não é verdade?

O método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central tem movimentado diversas transações no mercado nacional…

Pix Hoje Representa a Maioria das Transações Bancárias do País

O Pix surgiu como um meio de pagamento instantâneo para facilitar tanto a vida do comerciante, quanto a do comprador…

Transações que demoravam dias para cair na conta, com o Pix, são efetuadas na mesma hora. E o serviço fica disponível durante 24 horas e em todos os dias da semana, incluindo feriados. 

Ou seja: um grande facilitador quando o assunto é fechar vendas de forma prática e rápida. Não é à toa que o meio de pagamento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado…

Para você ter uma ideia, hoje o Pix representa 78% das transações bancárias realizadas no Brasil

Assim, não há muito como escapar…

Independentemente da queda do uso de dinheiro físico, a realidade para quem vende – seja online, em lojas físicas ou nos dois – é ofertar o máximo possível de opções de pagamento para os clientes… 

Múltiplas Formas de Pagamento é a Pedida

Sim, é uma realidade que a opção de fazer pagamentos em dinheiro está diminuindo nos hábitos do consumidor…

A verdade é que as cédulas de papel estão sendo substituídas por outros meios de pagamento, como cartão de crédito, débito e o próprio Pix. 

Sendo assim, não há muito como fugir: é preciso fornecer o máximo possível de formas de pagamento para os compradores… 

Isto é, todas as formas de pagamento são importantes, claro. Mas com o crescimento das vendas online, a adoção do dinheiro vivo está realmente ficando para trás…

Portanto, anote a dica: disponibilizar mais opções de pagamento para o seu consumidor e o deixar escolher qual delas utilizar, é uma forma de ATRAIR e FIDELIZAR mais clientes. É estratégia de ouro para não perder nenhuma oportunidade de venda. 

Então, se hoje o seu negócio depende prioritariamente do dinheiro físico, é melhor repensar as estratégias de venda do seu negócio o quanto antes!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago