Marketplace

Farmácia Online Ganha Destaque no Ecommerce Nacional

Comprar medicamentos pela internet era algo inimaginável há alguns anos… Mas os hábitos do consumidor tem mudado em um ritmo acelerado nos últimos meses, o que vem fazendo o setor farmacêutico se adaptar rapidamente a esse novo quadro. A prova disso é o significativo aumento das compras feitas em farmácia online nos últimos meses

Antes do cenário de pandemia do Covid-19, um dos problemas enfrentados pelas empresas farmacêuticas era a dificuldade em convencer seus clientes a comprarem online… 

Isto é, as visitas às farmácias era um costume enraizado nas pessoas, algo difícil de se mudar de uma hora para outra sem um fator motivador, como foi o caso do novo coronavírus. 

Agora, em meio à pandemia, o Ecommerce Farmacêutico se tornou uma realidade na vida dos brasileiros

Ao longo deste artigo, vou explicar mais sobre a grande disseminação das farmácias online nos dias de hoje. 

Aumento da demanda em farmácia online

Isolamento social. Comércio fechado. Apenas serviços essenciais funcionando… Este foi o cenário durante quase 4 meses inteiros no Brasil: pessoas comprando sem sair de casa

Apesar de as drogarias permanecerem abertas para atender às demandas da população, o fluxo de pessoas nas lojas não permaneceu o mesmo… 

Houve, de fato, uma grande migração para a esfera digital.

A verdade é que o isolamento social contribuiu diretamente para o aumento das compras realizadas pela internet.

Um exemplo disso foi o marketplace catarinense Farmácias App…

O número de pedidos pelo aplicativo teve um aumento de 938% em comparação ao período pré-pandemia. 

No site da empresa, para os clientes que não têm o aplicativo instalado, também houve uma alta de mais de 300% em número de usuários, receita e transações.

No geral, a receita da farmácia online subiu 662% e o número de usuários, 825%.

E isso não aconteceu só com essa farmácia…

De acordo com o relatório liberado pelo banco BTG Pactual, a venda online de produtos farmacêuticos atingiu quase 8% de participação em todas as vendas do segmento desde abril. 

Antes da pandemia, a média geral do setor no varejo online brasileiro era de cerca de 6%. 

Hoje, as projeções apontam que a venda de produtos farmacêuticos online pode alcançar mais de 10% de participação.

Crescente busca por Produtos Essenciais

Como já contamos aqui no Ecommerce de Sucesso, alguns setores tiveram um aumento significativo na procura por produtos nos últimos meses, como o caso dos supermercados online.

No âmbito da farmácia online, o crescimento da busca por produtos vendidos em drogarias também teve crescimento na demanda.

Itens como álcool em gel, suplementos vitamínicos, máscaras faciais, sabonetes, shampoos e demais produtos de higiene são exemplos disso…

Outro fator que também pode ter contribuído para o aumento das vendas em farmácia online foi a flexibilização na legislação quanto às medicações controladas…

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou, temporariamente, as regras para prescrição e distribuição de medicamentos controlados

Antes, havia uma série de restrições para a venda de remédios controlados. Uma delas é que esse tipo de medicação só podia ser comprado na quantidade certa para suprir 1 mês do uso.

Com a nova medida, alguns fatores foram revistos, e dois deles mudaram:

  • Autorização para entregas de remédios controlados no domicílio do paciente;
  • Disponibilização de uma quantidade superior de remédios, cobrindo mais de 30 dias de tratamento.

Essas duas alterações podem ter ajudado no crescimento do setor, uma vez que acabam com a obrigatoriedade da compra física. 

A dúvida, porém, é se as vendas das farmácias online serão afetadas uma vez que a Anvisa pedir o retorno às normas usuais.

Medidas para aumentar a fidelização de clientes virtuais

O aumento da demanda de compras na farmácia online foi algo que impactou positivamente o setor.

E os empresários do mercado farmacêutico não poderiam deixar passar essa oportunidade para alavancar as vendas dos seus negócios…

Então, aproveitando o contexto positivo, as empresas adotaram duas medidas:

1- Descontos nas medicações e demais produtos

Já é prática comum no Ecommerce disponibilizar produtos com preços mais baixos do que as lojas físicas…

Isso acontece uma vez que os empresários querem manter preços mais competitivos, já que, na internet, fica muito mais fácil de os clientes realizarem suas pesquisas por produtos e valores e optarem por comprar no concorrente.

E é justamente com base nesse pensamento que os empreendedores do ramo farmacêutico estão apostando em descontos. Assim, conseguem atrair mais clientes.

2- Frete grátis

Não cobrar pelas entregas também foi outra ação adotada pelas farmácias online. 

Nas compras feitas pelo telefone em lojas físicas, é comum que sejam cobradas taxas de entregas, que podem variar de acordo com a região, por exemplo.

Mas, no caso da farmácia online, o frete grátis tem sido estratégia para atrair e fidelizar novos clientes.

Novo Cenário e Acompanhamento

Como vimos ao longo do artigo, a demanda para a compra em farmácia online deu um verdadeiro salto. 

Isto é, o cenário mudou consideravelmente em poucos meses…

A comercialização de produtos no modelo de farmácia online acontece de forma ágil e  dinâmica, o que requer muita atenção por parte dos empresários da área. 

E isso mostra a importância de estar constantemente atualizado sobre as informações do mercado.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago