Mercado de Ecommerce

Como a Transformação Digital tem Mudado o Setor Imobiliário

Aderir à transformação digital é o que tem feito empresas do setor imobiliário prosperarem nos dias de hoje, principalmente em meio ao cenário de pandemia.

O comportamento de consumo das pessoas mudou em vários aspectos. Desde a compra de alimentos e itens de necessidades básicas, até a decisão pelo imóvel em que irá morar…

Hoje, quem não mudar o mindset e relutar em passar pela transformação digital terá pouquíssimas chances de sobreviver nos mundos dos negócios…

É preciso que você ofereça o quanto antes oportunidades adequadas a esse novo perfil de consumidores, que estão a cada dia mais ágeis e conectados.

Sabendo disso, vamos explicar ao longo deste artigo como a transformação digital tem mudado o setor imobiliário e como as empresas do setor estão se adaptando à nova realidade.

Transformação digital no Setor Imobiliário

O mercado imobiliário costuma ser bastante tradicional, com processos rígidos do início ao fim. A figura do corretor e a necessidade da presença física do cliente nas visitações ou para o fechamento do negócio são fatores que exemplificam bem isso. 

Só que, com o digital ganhando cada vez mais força e credibilidade, a adaptação ao novo cenário virtual já não é mais opção, mas necessidade para o retorno do negócio.

Ou seja: a digitalização dos serviços prestados por imobiliárias é uma tendência que veio para ficar.

Um bom modelo disso é a QuintoAndar. Mesmo já tendo nascido no online, a imobiliária digital recentemente buscou soluções concretas para melhorar a experiência de compra e aluguel de seus clientes em meio ao isolamento social…

Na plataforma, foi adicionado um botão de “Fale com o Corretor” em cada um dos anúncios. Clicando no botão, o cliente pode contar com a ajuda de um profissional parceiro para tirar dúvidas e “visitar” um imóvel à distância.

Na verdade, é uma tour 360º pelo imóvel, tornando a experiência mais imersiva para o cliente

Além disso, a QuintoAndar também substituiu os agendamentos por telefone por agendamentos online, caso o cliente queira visitar o apartamento.

As iniciativas são ótimas formas de trazer para o digital um sistema extremamente tradicional e arraigado ao físico.

Sabe quem fez algo semelhante em outro setor e acabou por acelerar o processo de digitalização dos bancos (outro setor bastante tradicional)? A Nubank.

Hoje, a marca é reconhecida exatamente por fazer diferente, e os demais bancos vão seguindo seus passos.

Como as imobiliárias podem aderir à transformação digital

Uma das grandes preocupações dos empreendedores atualmente é como aplicar a transformação digital de maneira efetiva em seus negócios…

Se você ainda não conhece as novas práticas ou não sabe como aplicá-las, separamos algumas dicas a seguir para te ajudar:

1. Estabeleça contratos eletrônicos

A oportunidade de se assinar virtualmente um contrato de compra de imóvel seria algo inimaginável há alguns anos… 

Hoje, você pode enviar os documentos de compra ou locação por e-mail para os seus clientes sem o menor problema. 

Após a análise dos termos, os clientes também farão a sua parte de forma totalmente online. Isto é, assinarão digitalmente toda a documentação…

Nenhuma cláusula do contrato é alterada por causa disso. Nem você nem o seu cliente poderá se prejudicar em algo por isso… 

O processo simplesmente ficou mais prático e ágil.

2. Possibilite tour virtual (fotos e vídeos em 360º)

Uma coisa é fato: as câmeras e aplicativos de realidade aumentada se tornaram fortes aliados do setor imobiliário durante o período de pandemia.

Para algumas imobiliárias, fotos e vídeos em 360º já fazem parte da realidade de trabalho… 

Quando não é a imobiliária que vai até o imóvel para fazer as imagens, o proprietário produz as imagens e vídeos. Assim, os interessados nos imóveis podem ter uma noção maior sobre espaço, disposição e proporção dos ambientes.

3. Faça campanhas em redes sociais

Está aí uma ferramenta que exemplifica muito bem a transformação digital no setor imobiliário e que tem feito toda a diferença na lucratividade de diversas empresas: as redes sociais.

O uso das redes sociais é uma excelente escolha para atingir seu público-alvo, gerar desejo por meio de publicações, criar anúncios direcionados e alavancar as vendas.

Inclusive, talvez uma das melhores partes de utilizar a internet para alavancar o setor imobiliário seja a possibilidade de criar campanhas direcionadas para pessoas que realmente têm interesse na aquisição ou aluguel de um imóvel…

O que aumenta as chances de conversão.

4. Análise de crédito de maneira digital

A aprovação de crédito para a compra de um imóvel sempre foi tarefa complicada e um tanto burocrática…

Era preciso imprimir documentos, entregá-los pessoalmente, fazer cópias, criar um arquivo físico para não correr o risco de perder tudo… 

Hoje, esse cenário está todo no ambiente digital… 

A aprovação do crédito pode ser feita sem o cliente sair de casa

Basta apenas tirar fotos das documentações necessárias, enviá-las para a empresa e, em poucos minutos, a resposta de aprovação é dada.

Não há outra saída a não ser se adaptar o quanto antes à transformação digital que tem atingido, praticamente, todos os setores… 

E com o mercado imobiliário não poderia ser diferente. 

Honestamente, a sobrevivência da sua empresa está na transformação digital.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago