A velocidade de carregamento da página é um ponto crucial para o Ecommerce. Para entender o impacto que esse fator tem foi realizado o estudo “TagMan Ecommerce Page Load Speed”, através de questionários online, respondidos por mais de 60 empresas de Ecommerce dos EUA e Europa. Os participantes foram marcas, varejistas e anunciantes, agências de marketing e provedores de tecnologia.
Das empresas entrevistadas, 81% afirmaram estar muito preocupadas ou apenas preocupadas em relação à velocidade de carregamento das páginas. Apenas 2% disseram que não se preocupam com esse fator. Além disso, 60% dos participantes informou que já tomaram medidas para melhorar a page speed, apesar de confessarem que poderiam ter feito mais nesse quesito.
Em relação a imagens ou scripts hospedados por terceiros e códigos para monitorar audiência do site, o levantamento aponta que 71% das empresas têm ciência que podem ser fatores a piorar o tempo de leitura do site. Por outro lado, 35% tem reduzido o número deles com o intuito de melhorar o desempenho dos seus sites. Para quem não sabe, imagens ou scripts de terceiros podem ser grandes causadores da lentidão de páginas da web. Muitos sites de e-commerce incorporam de 5 a 7 scripts por página, com cada um deles levando até 1/4 de segundo para carregar que pode significar aproximadamente 1,25 para o site carregar, resultando em perdas potenciais de 10 a 15% nas vendas.
Leia também:
Smartphone é decisivo para 74% dos compradores online
Compras online: Brasil terá mais de 60 milhões de consumidores até o fim de 2018
Outro ponto da pesquisa foi entender quais consequências da baixa velocidade de carregamento mais preocupam as empresas. Abaixo, você confere as cinco primeiras colocadas na categoria:
Cerca de 59% dos entrevistados afirmaram que estão tomando medidas para melhorar a velocidade de carregamento da página, mas poderiam fazer mais. Por outro lado, 12,5% das empresas disse que não estão agindo em relação a esse fator. Já a porcentagem dos que não estão agindo, mas investigam soluções, é de 14,1%. Esse é o mesmo montante de participantes que revelou acreditar estar otimizando todas as extensões do site. Dentre as medidas tomadas, se destacam Otimização de códigos de páginas (63%), Monitoramento de Performance (56%) e Redução do Peso da Página (55%).
Inscreva-se na Lista Vip e receba todo o nosso conteúdo
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…