Com mais de 700 milhões de usuários, o Instagram representa um verdadeiro manancial de oportunidades para todos os tipos de marcas e empresas. Se você tem um ecommerce, a necessidade de saber aproveitar a plataforma fica ainda mais latente.
Pensando nisso, nossa equipe preparou um super guia com uma dezena de dicas práticas para você aumentar os seguidores do Instagram do seu ecommerce. Finalize a leitura, aplique as estratégias sugeridas e veja os resultados aparecerem em menos de 24 horas! Vamos lá:
A primeira e mais óbvia das dicas é: construa um posicionamento interessante — afinal, ninguém tem vontade de seguir um perfil que posta pouco, usa imagens em baixa resolução, não cria conteúdo relevante…
Sempre que for fazer um novo post, pergunte-se: afinal, como isso melhora a vida dos meus seguidores?
Ao criar um perfil no Instagram, você sempre tem a opção de torná-lo privado, fazendo com que somente os seguidores autorizados tenham permissão para visualizar o que é postado lá.
Se por um lado isso funciona na hora de dar mais intimidade e segurança aos perfis pessoais, não é uma boa ideia quando falamos sobre perfis profissionais.
Criou uma nova conta para a sua empresa? Deixe-a em modo público. Ao fazer isso você não esconde nada dos visitantes que, caso se identifiquem com seu posicionamento, serão convertidos em seguidores.
Também não vale fazer 3 postagens em um dia e nenhuma no outro: o trabalho precisa ser sólido, consistente.
Programe-se para fazer pelo menos uma postagem diária. Nela você pode falar sobre os seus produtos, bastidores da empresa, dicas gerais que interessem à audiência etc.
Se você quer mesmo aumentar os seguidores no Instagram da empresa, não pode vacilar em relação ao profissionalismo do perfil… Essa é uma ótima oportunidade para mostrar que a sua marca é séria e confiável.
Sendo assim, utilize uma imagem de boa resolução e cuide para que nenhum erro ortográfico acabe sobrando na descrição. Um número de telefone fixo ou links para sites e outras redes sociais também ajudam a aumentar a credibilidade.
Leia mais: Instagram para negócios: como fazer mais vendas através da plataforma?
Se você tem um ecommerce de produtos pet, por exemplo, pode buscar parcerias com clínicas veterinárias ou perfis que influenciam os consumidores desse mercado dentro do Instagram.
Nesse caso, entre em contato para saber sobre as possibilidades de trocas de indicações e guest posts… Como dizem por aí, uma mão lava a outra.
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Sprinklr, o Instagram é a única grande rede social que não apresenta redução de interações aos finais de semana.
Mesmo assim, a maioria das marcas e perfis diminuem a frequência de postagens aos domingos, o que representa uma grande oportunidade para gerar mais visibilidade para o seu perfil…
Você já imaginou quantos milhares de usuários têm interesse pelo que você fala, mas ainda não conhecem a sua marca? É preciso adotar uma postura proativa e ir atrás desses seguidores!
Se você tem um ecommerce de suplementos, que tal ir até o perfil da Netshoes e passar a seguir os usuários que comentaram por último? Essas pessoas provavelmente se interessam pelo que você tem a dizer (e a vender).
Outra estratégia é curtir e comentar as postagens de perfis do mesmo segmento que o seu. Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital no mundo, descobriu que, a cada 100 curtidas em fotos aleatórias do seu mercado, conseguia 6,1 novos seguidores.
Interessante, não?!
As hashtags também são armas poderosas na hora de conseguir novos seguidores. Utilize-as em todas as postagens (sempre nos comentários para não prejudicar a estética do post).
Clique aqui se quiser saber como escolher as melhores hashtags para o seu negócio.
Se um conteúdo é interessante para o seu público, você também pode utilizar o aplicativo Repost para postá-lo em seu perfil. Além de tornar a sua timeline mais atraente, isso também ajuda na interação com os perfis citados, o que muitas vezes vai render uma indicação ou repost mútuo.
Por fim, você também pode criar uma hashtag exclusiva para a sua marca. Além de utilizá-la em suas postagens, estimule que os clientes tirem fotos dos produtos e as publiquem utilizando o termo… Você pode oferecer um cupom de desconto em troca disso — é tudo uma questão de exercitar a criatividade!
E se você ainda está em dúvida sobre se vale a pena investir tempo e energia em uma estratégia no Instagram, confira o que o especialista Bruno de Oliveira tem a dizer (aproveite para se inscrever no canal):
E se você é um apaixonado por comércio eletrônico e quer continuar aprendendo mais sobre como vender na internet, precisa conhecer o Ecommerce na Prática!
Comandado por Bruno de Oliveira, o blog traz artigos diários exclusivos sobre vendas, marketing digital, finanças e muito mais…
Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…