Se você está começando uma loja virtual e ainda não tem muita experiência no mundo dos negócios, fez muito bem em ter aberto o nosso texto de hoje!
Diversos empreendedores, por mais que estejam sendo movidos pelas melhores intenções, acabam tropeçando na inexperiência e cometendo alguns erros básicos que podem quebrar precocemente qualquer empreendimento.
Listamos algumas dessas falhas abaixo, veja quais delas podem estar colocando o seu negócio em risco!
É claro que você pode começar uma loja virtual sozinho e de dentro de casa. Por outro lado, quando a operação começa a ser expandida, investir em algumas sessões de consultoria jurídica ou contábil, por exemplo, passa a ser essencial para um crescimento mais saudável da empresa.
A não ser que o empreendedor seja um especialista no assunto, vale a pena contar com o auxílio de profissionais que podem auxiliar na hora de contornar diversos problemas, tais como fluxo de caixa mal planejado, enquadramentos jurídicos mal estabelecidos etc.
Leia mais: Rotina de um gerente de ecommerce: segunda-feira
Quando um empreendedor abre uma empresa, ele visa, principalmente, o lucro — então é bastante comum que exista, nos empresários inexperientes, uma ansiedade em relação aos primeiros retornos financeiros.
O problema é que você não pode simplesmente “podar” os recursos do seu ecommerce assim que eles começarem a entrar — o capital precisa ser reinvestido estrategicamente para fazer com que a empresa evolua e alcance uma rentabilidade cada vez maior.
A retirada precoce do capital da empresa para usos pessoais representa, em muitos casos, a maior causa da derrocada de um empreendimento que tinha potencial para dar certo.
Nós recebemos a seguinte indagação de diversos leitores quase todos os dias: “abri uma loja virtual há 1 ano e ela vendeu uma vez só… O que estou fazendo de errado?”.
A primeira pergunta que nossa equipe sempre faz é em relação ao investimento em divulgação dos produtos: afinal, o quanto você tem investido em marketing?
Muitos empreendedores, ao entrarem no mercado, acabam iludindo-se e imaginando que, por se tratar da internet, os seus produtos vão acabar sendo encontrados de alguma maneira.
Ledo engano. Quem não investe em marketing fica parado no tempo e geralmente não sai do lugar.
E como estamos tratando dos erros mais comuns de quem está começando sua loja virtual, não poderíamos deixar de citar a questão do foco.
Se você é um pequeno empresário e quer ingressar no ecommerce, não pode cair no erro de querer “vender tudo para todos”.
Trace um planejamento completo, estude o mercado e defina muito bem o que e para quem você vai vender. Feito isso, siga o plano.
Se você não se esforça para entender o mínimo sobre negócios, vai ser difícil sobreviver nesse mercado.
Uma operação de ecommerce bem-sucedida pede que o empreendedor seja organizado, sabendo muito bem o que entra e sai, o que deve ser realizado a cada dia, quais contas estão vencendo, o que está entrando etc.
É muito fácil perder o controle quando se está à frente de tudo, então tome muito cuidado com isso!
E para tornar o caos mais organizado e compreensível, nada mais eficiente que a criação de processos e rotinas.
Uma vez tendo montado uma empresa, nada no seu dia a dia pode ser aleatório, tudo precisa ser otimizado — é uma questão de sobrevivência.
Sendo assim, crie processos e rotinas para embalar pacotes, cadastrar produtos, atender clientes, pagar as contas etc.
Quanto mais padronizadas suas atividades são, menos tempo e energia elas consomem… E acredite: você precisará de muita energia caso queira que o seu negócio realmente traga resultados diferenciados.
Dê o play no vídeo abaixo para aprender um pouco mais sobre gerenciamento de tempo:
Você sabia que é possível começar uma operação de ecommerce vendendo somente via Mercado Livre e redes sociais? Mais do que isso: você sabia que é possível faturar centenas de milhares de reais assim?
Pois é, por mais que no início diversos empreendedores preocupem-se excessivamente com a questão de escolha de plataformas, por exemplo, o segredo pode estar na alternativa mais simples.
Está começando agora? Então não espere ter a melhor fotografia, o melhor anúncio no Facebook ou o site mais bonito para começar… Simplesmente comece com o que você tem e vá aperfeiçoando sua operação.
A busca por uma operação perfeita e “redonda” nunca acaba — simplesmente porque não existem negócios perfeitos. Ela só causa procrastinação e te deixa mais longe dos resultados tão aguardados.
Gostou de entender quais são os erros mais comuns de quem está começando uma operação de comércio eletrônico?
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