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Os principais erros cometidos no Ecommerce

Você definiu os produtos que ia vender no Ecommerce; depois, criou uma loja virtual; fotografou mais de 300 produtos e declarou aberta oficialmente a sua loja online. Mas, até agora, não vendeu um produto sequer. O que pode estar acontecendo? Para início de conversa, saiba que você não é o único. No Brasil, mais de 30% das lojas virtuais são desfeitas em menos de dois anos. Entretanto, o cenário poderia ser outro se muitos lojistas tivessem mais cuidado na hora de entrar nesse mercado. Por isso, listamos aqui os principais erros cometidos por esses empreendedores.

Estética do site

Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores que não conseguem prosperar seu ecommerce gira em torno da estética do site, ou seja, do seu visual. Imagine se você tivesse que montar um bom time de futebol e alguém perguntasse se você gostaria de jogadores profissionais ou amadores. O que você escolheria? Pois é, os profissionais. E é desta forma que pensam também os consumidores na hora de comprar um produto. Se você nunca levou a sério a frase de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, é melhor pensar nisso com mais atenção, afinal o visual da sua loja é o seu cartão de entrada. Assim, procure sempre um designer e uma arquitetura profissional e adequada para sua marca e seu público-alvo.

Preços fora da realidade de mercado

 

Se o layolt da sua loja virtual já está bem profissional, agora é hora de atentar para outro grande erro cometido pelos empreendedores digitais: a precificação adequada dos seus produtos. Muitos lojistas apostam em preços abaixo do valor de mercado para ganhar a concorrência. Entretanto, muitas vezes, essa estratégia pode levar os negócios à falência, porque é preciso garantir lucros para manter a empresa funcionando. E, se tratando de internet, muitos consumidores desconfiam da procedência do produto quando o valor está muito abaixo do comum.

O valor do frete também é outro elemento que necessita de uma atenção especial. Muitos consumidores colocam os produtos desejados no carrinho, mas desistem da compra quando é adicionado o valor do frete. Alguns até preferem comprar nas lojas físicas quando o valor final é apresentado no site para conclusão da compra. Uma boa estratégia é oferecer frete grátis como recompensa para produtos com preços mais elevados. Essa tática aumenta o ticket médio da sua loja virtual e evita o abandono dos carrinhos.

Produtos em perfeitas condições

Quando compramos um produto, a maior preocupação é receber a mercadoria em perfeitas condições de uso. Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que pagar para receber um produto com defeito. Diferente das lojas físicas – quando já saímos com o produto da loja – este tipo de consumidor fica ainda mais ansioso para receber sua compra aguardando o prazo de entrega. Quando o produto chega ao consumidor com algum defeito técnico, você depende de um atendimento de excelência para reter o cliente e apagar a imagem ruim acerca da sua marca. Caso isso ocorra, procure trocar o produto com a máxima agilidade possível e ofereça algum benefício como cupons de desconto para próximas compras, como forma de compensar a dor de cabeça do cliente. Mas, para evitar que este tipo de problema seja algo comum, procure conhecer e visitar seus fornecedores. É uma ótima oportunidade para conhecer melhor os produtos que você vende, testar sua eficácia e mostrar ao fornecedor o quanto se preocupa com a qualidade das mercadorias.

Saiba como se comunicar sem erros com seus cliente

Outro erro é achar que, a partir do momento que a sua loja estiver no ar, você já irá começar a vender seus produtos. Dificilmente isso irá acontecer e seu ecommerce ficará parado como aquela lojinha no final da galeria e que ninguém sabe que existe. Por isso, investir em marketing e publicidade é essencial para alavancar sua marca e produtos. A criação de canais nas redes sociais também será de grande importância para os seus negócios, como a utilização do Facebook, Twitter ou Instagram. Outra estratégia importante é criar um blog dentro da sua loja virtual. É um ótimo meio para produzir conteúdo sobre a mercadoria, além de outros assuntos relacionados ao trabalho da sua marca.

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