Última atualização em 16 de dezembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
A entrega por drone é uma das principais tendências para o futuro do Ecommerce. Aliás, com o crescimento expansivo do setor nos últimos meses, as empresas estão pensando em soluções cada vez mais avançadas para ganhar destaque nesse mercado tão competitivo…
Diante disso, não há como não mencionar como a entrega de produtos por drone é algo tão promissor. De acordo com dados da Droneii, empresa alemã especializada nesse segmento, o mercado de drones no mundo deve crescer anualmente cerca de 13,8% entre 2020 e 2025, alcançando uma receita de US$ 43 bilhões.
Logo, muitas empresas pensam em considerar a entrega por drone como parte da logística. Porém, no Brasil a modalidade ainda não é muito comum e poucas pessoas têm conhecimento de como funcionam os drones entregadores.
Como Funciona Entrega Por Drone
Por mais futurística que pareça, a entrega por drone funciona de maneira simples. Basicamente, o modelo atua como qualquer transporte: o pacote é anexado ao drone, que é responsável por encaminhar o pedido até o destinatário.
A diferença é que o caminho percorrido é aéreo e as condições para a entrega por drone são diferentes das de um caminhão tradicional, por exemplo. Com os modelos de drone existentes hoje, o envio acontece em um período de até 30 minutos, e os aparelhos têm capacidade de carregar em torno de 2kg.
No Brasil, para que empresas possam realizar entregas por drone é necessário a obtenção do Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), concedido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Além disso, a norma atual determina que os drones devem ser operados no campo de visão do piloto.
A ANAC também decreta que é proibido pilotar drones sobre pessoas, a não ser que os indivíduos tenham dado autorização para isso. Sem essa permissão, será preciso que o piloto respeite uma distância de 30 metros das pessoas, com exceção dos órgãos de segurança pública.
É interessante destacar que a entrega por drone pode conceder alguns benefícios para as empresas, para os consumidores e também para o meio ambiente…
Vantagens de Adotar Drone Para Entregas nos Negócios
Utilizar drones para entregas pode proporcionar muitas vantagens para as empresas. A primeira delas é a redução dos custos operacionais. Embora o investimento para aderir os drones entregadores seja relativamente alto, outros gastos podem ser cortados…
Um deles é a contratação de colaboradores como os entregadores, por exemplo. Além disso, os gastos com combustível para a locomoção dos veículos de entrega também são diminuídos…
Algo que remete a outra questão importante: os drones entregadores podem ser boas estratégias quando o assunto é sustentabilidade. Diferente dos carros, os drones não precisam de combustível o que, automaticamente, diminui a emissão de CO2 no meio ambiente.
Outro ponto é a redução do tempo de entrega. Os drones entregadores prometem levar o pedido até o cliente em poucos minutos e isso pode ser crucial para melhorar a experiência do consumidor.
Vale mencionar também que os drones entregadores são fundamentais para aumentar as vendas da loja virtual. Aliás, a tecnologia ainda é muito nova e isso pode causar uma boa impressão aos clientes, que terão a oportunidade de viver essa experiência.
Assim, um grande número de pessoas ficarão interessadas nesse modelo de entrega e há uma grande chance de os clientes que já aprovaram repetirem o processo. Dessa forma, é inevitável que as vendas do negócio aumentem consideravelmente.
Nesse sentido, algumas empresas por todo o mundo já adotaram a estratégia para o cotidiano da logística…
Empresas que Realizam Entrega Por Drone
Walmart
Em novembro deste ano, o Walmart anunciou o início das operações comerciais de entrega por drone nos Estados Unidos. O serviço funciona todos os dias da semana, em um horário específico e, a partir disso, a empresa promete realizar entregas em apenas 30 minutos.
Assim, o Walmart dá um grande passo na implementação de soluções tecnológicas para a logística e avança na frente de outras importantes empresas do mercado, como a Amazon, que vem tentando implementar entrega por drone desde 2013, mas que, por problemas internos, não consegue dar andamento no projeto.
O Google é mais uma companhia que tem um forte interesse pela implementação de entrega por drone. Basicamente, a companhia pertence a Alphabet Inc., conglomerado que possui diretamente várias outras empresas que já foram vinculadas ao Google. Uma dessas companhias é a Wing, startup especializada em delivery via drones…
Dessa forma, em 2019 a Wing começou a realizar entrega por drone em parceria com a FedEx e a Walgreens, rede de farmácias. A premissa, assim como a demais companhias que apostam nessa modalidade logística, foi a de realizar entregas em apenas minutos.
Além disso, em outubro deste ano, a Alphabet Inc., expandiu o serviço da Wing. Agora, além de realizar as entregas convencionais, o recurso passa a transportar também produtos disponíveis em shoppings direto para as casas dos clientes.
Ifood
O Ifood é uma empresa que não nega o interesse em apostar em drones entregadores para agilizar os envios dos pedidos feitos na plataforma. Recentemente, a companhia deu início à realização de entregas por drone no Brasil. E hoje a empresa já está na 2ª etapa do projeto para o uso de drones para delivery…
Vale mencionar que os primeiros testes da empresa com a modalidade foram realizados em 2020, mas apenas com entregas pontuais. Agora, o Ifood realizará entregas intermunicipais com voos entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe, e o delivery por drones funcionará de 11h até 17h, de quarta a domingo.
O Ifood afirma que a ideia da entrega por drone na empresa é complementar a operação tradicional, realizando a primeira parte da rota, que será finalizada por um entregador com moto, bicicleta ou patinete…
Com isso, você deve estar se perguntando o motivo de outras empresas ainda não terem adotado a entrega por drone no Brasil, não é mesmo? Porém, é interessante destacar que existem alguns obstáculos para que essa estratégia seja amplamente implementada na logística do país…
Entenda os Desafios Para Entrega Por Drone no Brasil
Por mais que a entrega por drone seja algo altamente inovador e que tenha potencial de otimizar as operações das empresas no país, existem algumas barreiras que podem tornar essa realidade inviável…
A primeira delas é que esses aparelhos precisam de alguém que os opere. Ou seja, se a empresa economiza nos custos com combustíveis ou colaboradores como os entregadores, terão de dispor de um funcionário que opere o drone para levar o produto até o cliente. E, na maioria dos casos, esse operador é um profissional no qual o trabalho pode custar um pouco mais caro.
Outro ponto importante é a capacidade de carga. Aliás, os drones são equipamentos pequenos e simples, não suportando grandes cargas. Desse modo, apenas funcionam para a entrega de itens leves.
Além disso, um dos maiores desafios para a implementação de drones no Brasil é a questão da falta de segurança de alguns locais…
Se hoje os roubos e assaltos a entregadores são recorrentes em muitas cidades pelo país e em alguns lugares as entregas são limitadas por questões de segurança, com o uso dos drones isso pode ser ainda mais preocupante, pois além da mercadoria, o próprio drone pode ser roubado.
Portanto, para que a entrega por drone evolua no Brasil, tais fatores precisam ser analisados e medidas precisam ser tomadas nesse sentido. Aliás, a tecnologia em si tem capacidade de promover boas vantagens para as empresas e para os consumidores, o que pode ser crucial para a economia do setor de vendas.
Leia Também: Entregas Por Veículos Autônomos é Viável no Brasil? Entenda os Desafios