A eficiência de uma companhia no varejo não está necessariamente ligada a um alto faturamento. Pelo contrário, às vezes uma empresa pode ter uma excelente lucratividade, mas não ter um grau de eficiência tão positivo assim.
É preciso, então, ficar atento a outros fatores que também são importantes…
E o número de lojas de uma rede é um desses pontos. Mas não o único…
Existe outro fator que torna uma empresa realmente eficiente dentro do mercado de varejo. E é isso que vou te mostrar adiante!
Além disso, também vou te apresentar em detalhes o ranking das empresas mais eficientes com base em uma pesquisa recentemente divulgada. Acompanhe.
Uma pesquisa realizada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) em parceria com a FIA Fundação Instituto de Administração, divulgou um ranking das varejistas mais eficientes do país.
Para chegar a resultado, a pesquisa considerou dois fatores cruciais:
O levantamento foi feito levando em consideração dados de 2019. E, com base nisso, é possível medir o potencial de crescimento futuro de uma varejista.
“Uma empresa com eficiência 90% menor que suas concorrentes tem potencial muito menor de crescimento”, afirmou Claudio Felisoni, presidente do Ibevar.
Após a análise do mercado brasileiro, veio a surpresa nos resultados…
Dá só uma olhada nos rankings a seguir.
A Via Varejo foi a empresa que ficou em primeiro lugar neste segmento. Com isso, deixou para trás sua grande concorrente Magazine Luiza, que apresentou apenas 0,67 de grau de eficiência.
Isso mostra que, além das estratégias de expandir o digital da empresa – com a compra de outras empresas, como a Hubsales, Canaltech e outras -, a Magazine Luiza precisa olhar com mais atenção à sua eficiência também…
Veja o ranking completo da categoria:
No quesito mercados, o Grupo Carrefour é o grande destaque desta listagem, com grau 1 de eficiência (pontuação máxima).
Um ponto que chama a atenção na pesquisa é que seu principal concorrente no mercado, o Grupo Pão de Açúcar, ficou 0,95 de grau de eficiência…
Isso porque, embora o Carrefour tenha aumentado 377% as vendas entre abril e junho, o Pão de Açúcar ainda se destaca no quesito e expansão digital, por exemplo.
No entanto, o potencial de crescimento do Carrefour é grande… Especialmente com a nova meta de investir ainda mais pesado em seu Ecommerce.
Neste setor, a Renner e Riachuelo estão entre as mais eficientes…
Já a C&A, outra popular loja do segmento, ficou com eficiência de 0,65. E a Cia. Hering, por exemplo, obteve a pontuação de 0,52.
A Marisa ficou em último lugar, com um grau de eficiência de apenas 0,42. Confira abaixo:
A líder do mercado de drogarias é a Raia Drogasil. Mas também surgem com um grau de eficiência máxima O Boticário, Panvel, Drogaria Araújo e outras.
Dá só uma olhada na tabela abaixo:
Assim, o levantamento serviu para indicar que empresas de diversos setores estão empenhadas não só em alavancar seus faturamentos…
Mas também em olhar para a eficiência, o que demonstra preocupação com o potencial de crescimento futuro…
E, ao que tudo indica, muitas varejistas brasileiras estão no caminho certo dentro do mercado…
Basta agora as outras realinharem suas estratégias a partir da pesquisa e assim melhorarem sua eficiência daqui para frente.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…