Imagina só começar um negócio e em dois anos ter um sucesso tão grande a ponto de abrir 3 lojas físicas e faturar 2 milhões. Essa é a realidade para do designer Thiago Castro, que fazia brigadeiros para amigos e hoje é um empresário de sucesso. Conheça mais sobre esse caso e entenda como a marca de doces Brigadore cresceu tão rápido.
O Thiago – fundador da marca – começou com o negócio pelo o Instagram e lutou para crescer cada vez mais no mercado. Hoje, ele concentra toda a sua comunicação na rede social e garante que 80% da sua clientela vem de lá.
O resultado? Mais 26 mil seguidores, 3 lojas físicas em Manaus e um faturamento de 2 milhões ao ano.
Vou te explicar aqui como isso aconteceu…
Brigadeiros, bolos, tortas, bebidas e docinhos sempre foram a grande paixão de Thiago.
Mesmo antes da Brigadore existir, ele já fazia suas produções caseiras e postava fotos no Instagram para dividir com os amigos. Com isso, acabava recebendo pedidos informais que rendiam um dinheiro extra ao final do mês
Mas foi só em 2012 que, aproveitando o conhecimento adquirido na faculdade de design, decidiu desenvolver a própria marca: a Brigadore. Ele montou o logotipo, a identidade visual e um novo perfil no Instagram para receber os pedidos.
Considerando o amor dos brasileiros por doces, podemos acreditar que a escolha do produto foi um dos fatores que fizeram a Brigadore ser um sucesso.
No entanto, essa foi apenas uma das razões que transformaram um negócio pequeno em uma máquina de vendas…
Neste caminho, o Instagram foi essencial para fazer brigaderia alcançar mais pessoas e se destacar.
Todos os dias postava fotos bem produzidas dos seus produtos no perfil da loja. Aproveitou datas comemorativas – principalmente páscoa – para criar promoções, realizar divulgações e testar novas receitas com sabores da região, como cupuaçu, açaí e até banana frita.
Com essa identidade que a diferenciava das demais microempresas de doces que tinham na rede social, a Brigadore começou a chamar atenção.
No mesmo ano, conseguiu inaugurar a sua primeira loja física em um bairro nobre de Manaus.
Logo depois, com a ajuda de dois sócios – Alan Assis e Bruno Serra Pinto – conseguiram abrir mais duas lojas em shoppings, também em Manaus.
Eles até cogitaram a criação de um site, mas compreenderam que o Instagram já dá todo apoio necessário para divulgação da marca. Muitos clientes chegam nas lojas com prints das postagens no Instagram, pedindo o produto da foto.
Nas lojas, é possível encontrar 65 sabores diferentes de brigadeiro e, segundo os sócios, os regionais são os que fazem mais sucesso.
Foi pensando na persona do negócio que eles investiram cada vez mais em sabores brasileiros, mais especificamente do Amazonas, e criaram o brigadeiro de Tucumã, um fruto local.
Porém, o lançamento desse novo produto foi um pouco diferente dos outros…
Os sócios tiveram a ideia de compartilhar a receita para os clientes fazerem em casa.
Talvez você esteja pensando…
Mas, se eles divulgaram a receita, ninguém mais vai comprar e vão todos fazer em casa, certo? Pelo ao contrário.
Não é porque que todos podem ter as receitas que vão deixar de comprar. Na loja, você já recebe o produto pronto, sem ter todo o trabalho de ir para cozinha, sujar a louça…
Na Brigadore tudo já está preparado, é bem mais fácil. Além disso, as pessoas podem nem gostar de cozinhar.
Assim, na época, o sucesso da ação foi tão grande que a Brigadore saiu em vários jornais e revistas, atraindo mais clientes e divulgando a marca.
A divulgação da receita serviu perfeitamente para criar autoridade da marca. Agora todos sabem como que a empresa entrega produtos de qualidade, afinal, você tem acesso ao passo a passo para a criação dos brigadeiros. São verdadeiros especialistas em doces.
Podemos afirmar que 2 fatores influenciaram diretamente no crescimento da Brigadore. São eles:
Estamos sempre falando como é inviável ignorar as redes sociais no empreendedorismo. As melhores plataformas para começar a empreender são os marketplaces e as redes sociais. No caso da Brigadore, o Instagram funcionou perfeitamente.
Ele é fantástica para divulgar imagens dos produtos, tem uma base de usuários enormes, é possível atender os clientes através do direct e é de graça.
Até mesmo quando eles tinham verba para investir na construção de um site, perceberam que não era necessário. O poder do Instagram era tão grande que não valia a pena.
Ou seja, se você quer começar um negócio – principalmente de comida – rede social pode ser a resposta.
Se eles vendessem apenas brigadeiros tradicionais, certamente o sucesso não seria o mesmo.
A Brigadore, localizada em Manaus, teve a preocupação em entender como é o comportamento dos seus clientes e como eles poderiam ser fidelizados.
Os sócios conseguiram criar novos produtos para satisfazer desejos dessas pessoas. Essa foi a razão do brigadeiro de Tucumã ter sido um sucesso. Não foi apenas a estratégia de divulgar a receita que ajudou, mas também criar um brigadeiro que se encaixasse com o perfil da sua clientela.
E é justamente por isso que todo mundo compra.
É possível aprender muito com a história da Brigadore. Certamente eles são uma inspiração para vários empresário e empresárias que desejam começar o negócio próprio, mas ainda estão se sentindo inseguros.
Aqui, aprendemos que o primeiro passo para começar pode ser pequeno: uma simples conta em uma rede social, se utilizada de forma estratégica e com foco no cliente, é o suficiente.
Esses são alguns dos fatores que podem ajudar negócios de nichos diferentes.
Mas existem outros pilares essenciais de um negócio de sucesso…
E você pode aprender todos eles.
O Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e especialista no assunto, fez uma aula online falando sobre esses pilares para as empresas se estruturarem e crescerem de forma saudável na internet.
E detalhe: a aula é grátis.
Por isso, confira aqui e use o passo a passo do Bruno para criar um Ecommerce do Zero com resultados gigantes como o da Brigadore.
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