Ter um Ecommerce criativo pode ser uma ótima solução para driblar a alta concorrência. No ambiente virtual, a necessidade de se destacar em faz “pensar fora da caixinha” ser fundamental para o sucesso. Além disso, muitos empreendedores têm dúvidas na hora de escolher o nicho e os produtos que vão vender. Veja exemplos de empreendedores que tiveram sucesso com ideias inusitadas:
O setor de Alimentos é um dos que mais movimenta as vendas virtuais. Entretanto, Adriana Paes decidiu por uma abordagem bastante específica: uma loja especializada em provolone desidratado. Ela conta que foi demitida da empresa em que trabalhava e passou a buscar uma nova fonte de renda. Como seu marido já vendia o produto de forma autônoma, mas a própria Adriana era muito tímida e não se sentia apta a negociar cara a cara com lojistas e distribuidores, decidiu criar o Ecommerce criativo Oprovolone, em novembro de 2017.
A empreendedora fez o curso Ecommerce do Zero e também o Viver de Ecommerce, com Bruno de Oliveira.”No início, as pessoas achavam estranho, tanto que eu sou a única que vende apenas queijo dentre todos os alunos do Bruno”, conta Adriana. Mesmo assim, ela continuou com seu projeto e conseguiu resultados excelentes. Antes dos cursos, vendia 90 kg de provolone por mês. Hoje, a média é de 140 kg, mais de 55% de aumento no faturamento
No início, as vendas eram feitas apenas por indicação. Depois, o negócio foi sendo expandido para Mercado Livre e Facebook também, além da loja online. Mas não é só o retorno de vendas que deixa Adriana orgulhosa. “Oprovolone vende hoje pelo Brasil inteiro. Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul… Vendo até mesmo queijo para mineiro! E o melhor, consegui confiança para abrir novos clientes pessoalmente também”.
Para ela, os segredos do sucesso são ter um produto de qualidade e ser criativo: “Criatividade é tudo. Para quem tem uma ideia diferente, vá em frente! Acredite em você, busque sua liberdade e trabalhe com que te dá prazer”.
A engenheira Raissa Gaboardi estava insatisfeita com a profissão. Sua mãe, que já tinha trabalhado por seis anos com infláveis, sugeriu um negócio de boias divertidas. Elas se uniram e criaram a Cadê Minha Boia, em agosto de 2017. A princípio, nem todo mundo entendeu bem a iniciativa de começar um Ecommerce criativo: “Quando contei a ideia, muitos familiares se espantaram. Por ser uma área muito diferente, eles não entendiam minha escolha. Mas meus amigos acharam a proposta bem inovadora também”.
Mesmo assim, Raissa decidiu abrir a loja. Ela acredita que sua criatividade foi primordial para o sucesso. Escolher um nicho bastante segmentado e oferecer um produto que o cliente não encontra por facilidade são características que diferenciam sua loja online das demais. Devido à sazonalidade da procura por boias divertidas, ela aproveitou a baixa temporada para aprimorar o negócio, entrando no Viver de Ecommerce em maio de 2018. No primeiro verão da Cadê Minha Boia, o faturamento bateu os R$ 40 mil, com média de cinco vendas diárias. Para dezembro, ela pretende vender R$ 100 mil em boias divertidas.
Além de controlar de perto o financeiro da empresa, Raissa faz do atendimento ao cliente um fator crucial do negócio: “Para quem quer abrir um Ecommerce, minha dica é: facilite o processo de compra do seu cliente. Hoje, muitas pessoas não querem acessar a loja virtual para comprar ou ver preços. Então, faça a venda pelo canal que seu cliente preferir (Whatsapp, Instagram, e-mail). Assim, você traz comodidade ao seu cliente e ele pode, as vezes, se sentir mais seguro comprando direto com um atendente”.
E você? Tem uma ideia de Ecommerce criativo? Assista essa aula grátis e comece a tirar seu Ecommerce do papel!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…