Mercado de Ecommerce

Ecommerce Atinge R$ 5,4 Bilhões na Black Friday 2021

De acordo com um relatório feito pela empresa de análise de dados Neotrust, o Ecommerce faturou R$ 5,4 bilhões na Black Friday 2021. A quantia representa um aumento de 5,8% na comparação anual. 

Nas primeiras horas do evento de ofertas, o Ecommerce tinha faturado R$ 821 milhões. No entanto, o novo levantamento da Neotrust considera todas as compras online feitas entre 0h de quinta-feira (25) e 3h59 de sexta-feira (26) em todo o Brasil. 

(Imagem: Freepik)

O volume de pedidos foi 0,5% inferior ao registado no ano passado, atingindo a marca de 7,6181 milhões durante as 48 horas monitoradas. Já o ticket médio cresceu 6,4% na comparação anual, totalizando R$ 711,38. 

Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado pelos compradores. Segundo Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust, o Pix e carteiras digitais ganharam destaque:

O Pix, entretanto, não teve a performance esperada, o que pode estar relacionado à data da Black Friday, já no final do mês, o que tem um impacto no bolso do consumidor para compras à vista”, afirma a executiva.

Outro destaque da pesquisa é que o valor médio do frete caiu 12% em relação ao mesmo período de 2020. Enquanto isso, a modalidade de frete grátis esteve 0,6% mais presente nos produtos vendidos durante a Black Friday.

Categorias, Regiões e Faixa Etária em Destaque na Black Friday 2021

Entre as categorias com o maior número de pedidos online estão Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos. Os eletroportáteis  mais vendidos foram fritadeira e aspirador de pó.

No que diz respeito às regiões com o maior número de pedidos, a Neotrust aponta as seguintes:

  • Sudeste (61%);
  • Nordeste (16%);
  • Sul (14%);
  • Centro-Oeste (6%);
  • Norte (2%).

De forma geral, 57% dos pedidos online foram feitos por mulheres. Os consumidores da faixa etária entre 26 e 35 anos (35%) foram os que mais compraram durante a Black Friday. Na sequência, estão os compradores:

  • Entre 36 e 50 anos; (34%);
  • Até 25 anos (17%);
  • Mais de 51 anos (14%).

Por fim, o levantamento indica que fraudes de R$ 66,30 milhões até às 23h da sexta-feira (26) foram evitadas.

De forma geral, é importante ressaltar que o desempenho das vendas no dia do evento de ofertas ficou abaixo do esperado. Segundo Dias, houve um aumento de apenas 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado:

Esse faturamento foi abaixo do que estávamos projetando. Teve uma performance abaixo do que foi a quinta-feira, que teve crescimento de 10%. Em número de pedidos, na sexta-feira, tivemos 5,2 milhões de pedidos. Isso representa 2,4% abaixo do que tivemos em 2020“, explica a executiva.

Diante desses dados, é importante ressaltar que os consumidores estão vivendo em um cenário econômico e do varejo físico diferente de 2020. A flexibilização das restrições de isolamento social e a reabertura das lojas físicas são fatores que impactam os resultados das vendas online…

Desde então, o Ecommerce não tem crescido na mesma proporção. Afinal, os brasileiros estão voltando aos hábitos de consumo do período pré-pandêmico, apesar do receio com o contexto da economia no Brasil…

Ainda assim, o Ecommerce se mantém como um mercado promissor para os empreendedores. Prova disso é uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia Adobe que indica o faturamento de US$ 910 bilhões até o final de 2021.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago