Ser demitido é sempre um momento difícil. A estabilidade do emprego se vai. A rotina conhecida não exite mais. A certeza do salário caindo na conta ao fim do mês acaba. São muitos fatores que causam verdadeiro desespero em quem tem que passar por essa situação. Mesmo assim, a vida continua depois da demissão. E agora? O que fazer? Talvez seja a hora de converter algo ruim em uma grande oportunidade. Talvez seja a hora de você se tornar se próprio chefe e nunca mais reviver essa experiência. Talvez seja a hora de ter seu Ecommerce.
A negatividade é uma característica que não combina com um empreendedor bem-sucedido. Ter uma mentalidade positiva não significa sorrir em todas as situações, mas ter calma para transformar um momento ruim em algo produtivo. No caso da demissão, por exemplo, ao invés de se colocar para baixo, o mindset correto é começar a analisar suas finanças e se programar. Pode ser que suas reservas te permitam uma vida relativamente confortável por agora, mas é preciso pensar em formas de abordar a nova realidade da melhor forma possível. Se você tiver algum projeto na gaveta que não tinha tempo de realizar quando estava trabalhando, agora é a hora de colocá-lo em ação.
Seja entrar na academia, começar a correr regularmente ou se alimentar de forma mais saudável, atitudes saudáveis vão te ajudar a se manter no rumo certo. Experimente coisas novas e se distraia dos problemas por algum tempo. Aproveite também para estar com as pessoas que ama. O apoio da família e dos amigos é sempre importante. Além disso, quem trabalha costuma reclamar de não poder passar muito tempo com seus entes queridos. Faça desse momento uma oportunidade de se fazer mais presente. Com a mente equilibrada, vai ser muito mais fácil pensar em estratégias para empreender. Use seu tempo livre para ler e estudar muito também. Se prepare para o novo desafio de ser dono de uma loja virtual.
Para quem trabalhava há algum tempo com carteira assinada, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser o seu capital inicial. Confira se os valores disponíveis te permitem criar sua própria empresa. Faça as contas para se certificar de que seu modelo de negócios é viável. O fato de a quantia estar na sua conta não pode te empolgar demais. Atue de forma estratégica e cirúrgica. Consulte um contador ou outro profissional da área caso ache necessário. Se sua demissão não envolveu FGTS e as finanças estão apertadas, não se preocupe. Não é necessário muito dinheiro para abrir sua loja virtual.
Marli Becker foi uma das muitas brasileiras que perdeu o emprego recentemente. Ela era proprietária de uma loja de embalagens e utilidades, mas precisou vender a empresa por questões financeiras. A nova proprietária, então, decidiu contratá-la para atuar na administração. Oito meses depois, sem aviso prévio, Marli foi demitida. A princípio, ela relata que ficou “sem chão, muito triste mesmo”. Mesmo assim, Marli decidiu utilizar seu know-how e o que aprendeu no curso Ecommerce do Zero para recomeçar.
Ela decidiu começar a vender online, com a empresa Kitchen House, que trabalha com utilidades domésticas e material para festas. Atualmente, atua no Mercado Livre e redes sociais. Para Marli, apesar de um grande susto à primeira vista, a demissão se tornou uma motivação e oportunidade de melhoria: “Apesar das altas taxas do Mercado Livre, eu economizo em despesas como água e luz, pois trabalho de casa. As vendas estão aquecendo aos poucos, pois estamos no inverno, mas eu sei que vai melhorar”.
Se você está passando por uma situação parecida, esperamos que esse texto tenha sido útil. Assista uma aula grátis para te inspirar ainda mais a começar seu Ecommerce.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…