Quando pensamos em criação de ecommerce, muitas vezes nos esquecemos de que, muitos daqueles que querem agora criar uma loja virtual, já possuem experiência com o varejo físico.
O empreendedor que já tem uma loja em um shopping ou no centro da cidade, por exemplo, muitas vezes fica confuso, sem saber muito bem qual é a hora de finalmente migrar para a internet e atingir novos mercados.
É o seu caso? Então continue com a gente até o final do texto de hoje!
Apostar na criação de uma loja virtual é um passo importante que deve ser dado com calma. Veja abaixo se alguma das situações está sendo vivida atualmente pelo seu negócio:
Muitas vezes, o sucesso (ou fracasso) de um negócio físico está mais ligado à sua localização geográfica do que à qualidade e preço dos produtos.
Isso, até certo ponto, é óbvio. Afinal de contas, o mercado é um fator crucial quando falamos em business. Pouco adianta ter produtos e preços melhores que o da concorrência se você não tem para quem vender, certo?
E é exatamente este o empecilho enfrentado por muitos empreendedores que estão fixados em alguma cidade específica do país. A população ao redor do negócio torna-se o único mercado disponível.
Por outro lado, alguém que empreende no ecommerce pode alcançar consumidores do Brasil (ou até do mundo) inteiro, posicionando sua marca em um mercado com mais de 200 milhões de pessoas.
Se você sente que poderia vender muito mais caso oferecesse seus produtos para pessoas que estão distantes no mapa, esse é o primeiro forte sinal de que talvez seja uma boa ideia apostar na criação de um ecommerce.
Um negócio físico também pode apresentar graves problemas na questão de sua escalabilidade.
Se você possui espaço e número de funcionários limitados, como querer multiplicar o número de clientes? Sua loja viraria um caos, certo?
Em uma loja virtual, isso acontece de modo um pouco diferente. Milhares de usuários podem acessar o seu site simultaneamente e ele continuará funcionando.
Além disso, o processo de compras é automático — você não precisa de um funcionário dedicando atenção a cada pessoa que está realizando um pedido.
O que acontece, basicamente, é um potencial muito maior de escalabilidade. Trata-se de automatizar rotinas e trabalhar de forma mais inteligente.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
Se o seu negócio já vende bem, imagine só o quanto ele ganharia estando aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana?
No ecommerce é assim: sua loja nunca fecha.
Como já dissemos, processos bem pensados e automatizados fazem com que o cliente acesse o site e compre seus produtos às 4h da manhã — enquanto você e todos os funcionários ainda estão dormindo.
Este é, sem dúvidas, um dos maiores atrativos para empreendedores que pensam em migrar para internet.
E, por último, não tínhamos como deixar de falar dos custos reduzidos proporcionados por uma loja virtual.
Enquanto no varejo físico é preciso investir em coisas como estrutura, aluguel, estoque abundante e contratação de equipe, no ecommerce você precisará de muito pouco para começar.
Vender pela internet é mais simples pois reduz os custos e torna a operação consideravelmente mais barata.
Um ou mais dos sinais acima soam familiares para você? Então talvez esteja na hora de apostar em uma loja virtual!
Caso queira nos contar um pouco da sua história, deixe um comentário abaixo do texto. Adoraríamos conhecer mais sobre ela!
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Agora que já esclarecemos algumas das questões que podem levar um empreendedor a migrar para a internet, que tal dar o play no vídeo abaixo?
Nele, Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas brasileiros em varejo online, discute se ainda vale a pena vender pela internet:
Se você já tem ou sonha em montar uma loja virtual de sucesso, então chegou a hora de conhecer o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do país sobre comércio eletrônico e empreendedorismo!
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