Mercado de Ecommerce

Consumidores Voltam às Lojas Físicas Apesar do Receio com a Economia

A pesquisa Consumer Pulse, realizada pela dunnhumby, empresa de ciência de dados do consumidor, aponta que os brasileiros estão retomando os hábitos do período pré-pandemia. Prova disso é que as visitas nas lojas físicas prevalecem com 60% contra 40% do Ecommerce.

Ainda de acordo com um estudo, 2/3 dos consumidores no país têm feito compras no ambiente digital e físico. E mesmo com a reabertura das unidades físicas, o Brasil se mantém estável na 5ª posição do ranking sobre os países que mais utilizam o Ecommerce

(Imagem: Freepik)

No entanto, a porcentagem de participantes que afirmaram manter o hábito de compras online no futuro caiu para 27%, em comparação aos 36% indicados na 1ª edição do relatório, publicado em março de 2020.

A partir desse momento, as empresas precisam lidar com o obstáculo de gerenciar a retomada das vendas no varejo físico. E, simultaneamente, manter as operações do Ecommerce funcionando de forma apropriada…

De acordo com André Rocha, Country Head da dunnhumby no Brasil, uma solução nesse sentido é a implementação das estratégias omnichannel para integrar o online ao offline:

O brasileiro perdeu o medo das compras online e ganhou um canal a mais, tanto para consumir como para pesquisar valores. O desafio com a retomada do varejo físico é fazer com que os canais não se sobreponham, mas se integrem e ofereçam uma jornada única de compra, completa, tanto no físico como no digital”, explica o executivo.

Em relação à retomada dos hábitos pré-pandemia, a pesquisa aponta que 50% dos consumidores ainda não se sentem seguros em fazer compras presenciais. Além disso, a quantidade de brasileiros que acreditam que as varejistas estão fazendo um bom trabalho durante o período pandêmico caiu de 52% para 41% entre março de 2020 e setembro deste ano.

Consumidores Estão Preocupados com o Cenário Econômico do País

O levantamento também mostra que os compradores estão mais satisfeitos com as experiências de compra. O índice aumentou de 24% para 32%, na comparação com a 1ª edição do Consumer Pulse. Entre as estratégias de consumo mais frequentes dos brasileiros, o estudo destaca:

  • Pesquisar online (57%);
  • Comprar em Lojas com Preços Mais Baixos (53%);
  • Comprar Apenas o que Está na Lista (51%).

Sobre o cenário econômico do Brasil, 83% dos participantes disseram que a economia do país está fraca e 75% afirmaram que as finanças pessoais vão mal. Ou seja, um cenário preocupante e que afeta a vida tanto dos consumidores quanto dos compradores…

Mesmo assim, não há como negar que a flexibilização das medidas de isolamento social e o avanço da vacinação impactaram a vida de ambos. Por esta razão, os empreendedores devem ficar atentos às tendências do Ecommerce e ao estilo de vida dos compradores nos próximos anos para continuar lucrando em meio à reabertura das lojas físicas no país.

Somente assim, ao considerar esses aspectos, o empreendedor pode manter a reputação do seu negócio em alta e ainda se destacar entre a concorrência. Ou seja, conquistas fundamentais para quem vende pela internet em um contexto de retomada dos hábitos pré-pandemia e do desejo dos brasileiros de fazer compras presencialmente.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago