Última atualização em 16 de março de 2021 por Maria Alice Medeiros
Além disso, aumentou o lucro em 30%. Tudo isso por sair do mercado físico e focar apenas no digital. Conheça aqui a história da confeiteira Layde Sena, que, ao fechar a sua loja e vender seus bolos com aplicativos Delivery e redes sociais, conseguiu reduzir as despesas, aumentar o lucro e passar mais tempo com seu filhos.
Começando com o pé esquerdo
No ano passado, a Layde iniciou o seu empreendimento fazendo bolos em casa e vendendo para conhecidos pelo Whatsapp. As vendas estavam dando certo e ela percebeu que poderia realizar um grande sonho: ter uma confeitaria.
Alugou um ponto comercial na sua cidade, Teresina (PI), fez divulgação nas redes sociais e assim nasceu a Bule e Bolo.
Depois de 3 meses de negócio, ela passou a usar os aplicativos de Delivery e grande parte do seu faturamento começou a vir dessas vendas online.
Mas, mesmo vendendo bem, o dinheiro não era o suficiente para cobrir as despesas da loja física. As contas de luz, água, internet, aluguel, salários de 2 funcionárias e um contador davam R$5 mil, enquanto o total faturado chegava a R$4,5 mil.
Depois de sete meses tentando melhorar os resultados da confeitaria, Layde chegou à conclusão que não tinha mais como continuar…
Porém, ela não queria desistir do seu sonho de maneira alguma. Felizmente, percebeu que o mercado digital estava cheio de oportunidades e que a sua migração para lá poderia ser a luz no fim do túnel.
Do Físico para o Digital
Em vez de abandonar o seu sonho, a empreendedora apenas o adaptou para o mundo atual: toda a sua operação passou a ser online.
Vender os bolos apenas pelos aplicativos de Delivery, no Instagram e Whatsapp trouxe mudanças significativas.
Para começar, as despesas de R$5 mil passaram a ser de apenas R$1 mil, com a Layde fazendo os bolos em casa sozinha.
Isso significa uma redução de 80%!
Com mais tempo para investir nas redes sociais, as vendas também aumentaram de R$ 4,5 para R$ 6 mil por mês.
Ou seja, hoje, ela tem um lucro de R$ 5 mil.
A quantidade de dinheiro que ela gastava, hoje, se tornou lucratividade, devido às vendas online.
Sucesso além das vendas
Além dos melhores resultados, ela conquistou o que muitas pessoas querem: passar mais tempo com a família.
“Estar mais próxima dos filhos, dar mais atenção e acompanhar a rotina deles, ter mais tempo para a minha família é muito bom”, afirmou Layde Sena ao G1.
Na época da loja física, a empresária abria a loja às 9h e só fechava 20h. Hoje, trabalhando de casa, pode acompanhar de perto o crescimento dos filhos.
Como você pode ser um caso de sucesso
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Delivery
Adaptar-se aos aplicativos de Delivery pode fazer a diferença, como fez para a Layde. Mesmo que você não venda alimentos, há aplicativos (como o Rappi) que podem te ajudar a aumentar o faturamento e o lucro do seu negócio..
Por isso, pode ser interessante saber mais detalhes sobre o modelo delivery e como você pode aplicar no seu negócio.
Leia mais: Como revolucionar o Ecommerce com sistema Delivery
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Redes Sociais
Para qualquer negócio de qualquer nicho, é essencial marcar presença nas redes sociais.
Se você quer gerar tráfego para o seu negócio, fazer anúncios e estratégias de marketing nos perfis ajudam demais.
Por exemplo, a página do Instagram a Bule e Bolo investe em postagens com datas sazonais, promoções, sorteios, anúncios de entrega…
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Fidelização
Além disso, ela tem uma grande preocupação em fidelizar os clientes.
A empresária fecha várias vendas pelo Whatsapp e toma muito cuidado para ter um atendimento de excelência.
Além disso, ela manteve um dos velhos costumes para se organizar e não deixar nenhum cliente para atrás:
A Layde anota em um caderninho os nomes e os contatos de todos os consumidores com medo de, algum dia, as plataformas deixarem de existir e perder sua clientela.
Por mais que seja trabalhoso, demonstra a sua preocupação com a audiência e, caso ela mude de plataforma ou elas realmente parem de funcionar, pelo menos será possível entrar em contato diretamente com todos.
Agora é com você!
Esse caso de sucesso mostra como é possível ser dono do próprio negócio e ter bons resultados vendendo online.
Se esse é o seu caso, assista à aula online e gratuita do Bruno de Oliveira, empresário e mentor de Ecommerce.
Lá, você vai aprender o método que fez vários empreendedores lançarem os seus negócios online de maneira segura e lucrativa.
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