Como faturar mais no seu ecommerce com as vendas sazonais

Última atualização em 11 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

vendas sazonais

Você que vende produtos provavelmente conhece a influência que a sazonalidade pode provocar na sua loja, certo?

Já que dependendo do tipo de produto vendido, ele pode passar por uma escassez natural de vendas. Como é o caso de artigos para o verão no inverno e vice-versa. Ou também datas comemorativas, como o Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados e Dia das Mães.

Nessas épocas sazonais é possível realizar mais vendas em produtos que estão na alta da época. Porém, após a fase da alta esses produtos sazonais podem levar a loja a problemas de saúde financeira.

Esse é cenário vivido por cerca de 32% de todas as empresas do país que dependem das vendas em épocas sazonais. O que gera frequentemente problemas de caixa durante os períodos mais fracos.

Uma das soluções para driblar isso é. além de não depender apenas desses produtos, é aumentar a receita gerada durante esses períodos.

Continue com a leitura deste artigo para aprender como tirar o máximo faturamento nas vendas sazonais.

Prepare-se antes para alta e aumente sua margem nas vendas sazonais

A maneira número um para aumentar o faturamento de uma loja é fazer mais vendas em todos os produtos. Ou pelo menos em alguns itens mais específicos.

Mas isso já é algo comum para as vendas sazonais. Então as soluções mais adequadas para empresas que lidam com produtos sazonais são outras.

A primeira delas é aumentar a margem de lucro, que de certo modo compensa e se equivale a um maior faturamento. E para conseguir esse lucro a mais não é preciso mandar o preço dos itens mais procurados na alta pro espaço.

Até é natural realizar um aumento no preço, usando táticas como a escassez de peças exclusivas em estoque, mas é importante não exagerar.

Ou seja, para aumentar sua margem com vendas sazonais é preciso buscar descontos com os fornecedores. Aproveite que o movimento ainda é fraco entre três e cinco meses antes da alta sazonal e monte estoque dos produtos que vendem bem.

Lembre que o fornecedor também pode estar passando por uma fase baixa, assim como concorrentes. Nessa situação, você pode conseguir bons descontos que aumentarão sua margem, mesmo que parte desses descontos sejam repassados em promoções aos clientes.

<< Leia também: 12 Ideias para empreender no ecommerce em 2018. >>

Esteja atento a tendências, novidades para atualizar o seu mix de produtos

Outra boa forma de aumentar seu faturamento durante as épocas sazonais, ou mesmo fora desse período, é apostar num bom mix de produtos.

Fique de olho no seu nicho de mercado para saber quais os produtos mais desejados do momento. Checar aquilo que é notícia na mídia especializada do seu ramo, ou mesmo nas preferências e burburinhos do seu público nas redes sociais é outra boa prática.

Afinal, sempre tem coisa nova chamando atenção no segmento onde você empreende. E quanto antes identificar novidades que possa aderir ao seu mix de produtos, melhor. Pois quanto mais rápido aderir a essas tendências, mais vendas fará durante a sazonalidade.

Além disso, com o tempo você consegue adquirir um “faro” para essas tendências e novidades para esses períodos. O que torna mais fácil aplicar a tática para aumento da margem de lucro dada no tópico anterior.

Aproveite eventos atípicos

Essa dica final não será usada com muita frequência, mas é isso que a torna capaz de aumentar muito o faturamento sazonal.

Em algum momento do período de alta dos produtos sazonais, pode acontecer de algumas notícias ou eventos específicos ocorrerem tendo forte relação com a época.

E que pode ser usado para fins comerciais. Como por exemplo a Copa do Mundo deste ano.

O mundial sempre foi um evento sazonal, onde as vendas de artigos esportivos, camisas, e itens relacionados a copa aumentam muito. Produtos de países com tradição no futebol também saem bastante.

Agora, um evento atípico pode acontecer nesse torneio, e frequentemente ocorre.

Uma seleção teoricamente mais fraca avança fase por fase e chega a uma semi ou mesmo uma final.

Ou, uma final entre grandes rivais vai acontecer.

Usando deste tipo de eventos, vários lojistas podem realizar campanhas de última hora focadas em produtos que apelem para esse evento. De preferência, essas campanhas deverão mostrar estoques limitados e exclusivos durante a época sazonal, graças ao evento incomum.

Aproveitando essas situações, inúmeros produtos podem ser criados, tanto de alto quanto baixo valor. Sem falar que o consumidor gosta de ter algo exclusivo, memorável. O que tornar uma preparação do lojista para eventos assim mais que compensatória.

Você acaba de aprender que pode faturar mais com suas vendas sazonais

Agora você está munido com algumas poderosas estratégias para melhorar o faturamento e margem de lucro da sua loja com as vendas sazonais.

Porém, não pare o seu aprendizado nesse artigo. E muito menos perca nossas atualizações.

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