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Como usar o Facebook Ads em seu negócio local?

* Este é um artigo traduzido. Artigo original: Digital Marketer ll Molly Pittman

Se o que você quer é trazer mais clientes para o seu…

  • Salão
  • Restaurante
  • Loja de roupa
  • Consultório odontológico
  • Bar
  • Casa de shows
  • Ou qualquer outro estabelecimento…

 

… então continue lendo!

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Não existe uma maneira mais eficiente de promover o seu negócio local do que usando o Facebook Ads. Lá, além de conseguir anunciar com baixo orçamento e poder testar e pausar campanhas a qualquer momento (coisa que não acontece com um outdoor ou comerciais de TV), você também encontra uma plataforma preocupada com o aspecto social do empreendedorismo.

Depois do contato inicial com a sua marca, seus consumidores poderão usar a plataforma para falar da sua empresa para seus familiares e amigos — e, se você é um empresário, provavelmente já sabe o poder que o boca a boca tem.

Melhor ainda: criar anúncios no Facebook para uma empresa local é muito mais fácil do que anunciar para os mercados internacionais…

Mas por quê?

Simples… Isso acontece porque os negócios locais sabem muito bem como atingir seu público de modo certeiro.

Enquanto empresas maiores ficam se questionando sobre onde seus clientes andam se escondendo, as empresas locais conhecem muito da sua persona — a interação entre marca/cliente é muito maior.

Em vez de ficar queimando seus neurônios à procura de características que emplaquem um anúncio perfeito, você simplesmente já conhece seu consumidor e sabe o que interessa ou não para ele. É simples assim…

A Digital Marketer, por exemplo, vende seus produtos para mais de 70 países. Sendo assim, toda vez que vamos criar anúncios, mesmo que eles sejam voltados apenas para os 4 países mais compradores, é difícil fazer boas escolhas, porque um público-alvo de 262 milhões de pessoas ainda é um número MUITO GRANDE!

Recurso de segmentação do Facebook

Sendo assim, eu começo por selecionar os interesses que geralmente empreendedores e pessoas interessadas em marketing têm:

O número de usuários impactados diminuiu drasticamente. Isso é ótimo!

Ao fazer isso, eu consigo uma queda incrível na seleção de público. Agora ele já é de “apenas” 520 mil pessoas (um público bem mais específico e interessado no que temos a dizer).

Leia mais: Como montar uma loja virtual a partir de um método totalmente comprovado?

Já no caso das empresas locais, o direcionamento é feito “por você e para você”, que provavelmente já presenciou e até viveu as dores e desejos da sua persona.

Pegue a minha cidade natal por exemplo…

Segmentação do Facebook para uma única cidade

A audiência é boa e naturalmente bem definida, tirando a necessidade de muitos ajustes na hora da criação de campanhas.

Recentemente o Facebook criou até um mecanismo voltado somente para negócios locais:

Impactando apenas clientes que estejam por perto

E se a palavra de ordem é “segmentação”, use o recurso mostrado acima para digitar o endereço da sua rua e limitar o raio de alcance dos anúncios:

Como se isso não fosse suficientemente poderoso, você ainda pode ser mais específico, mostrando ao Facebook se quer que seus anúncios apareçam somente para moradores do local, pessoas que visitaram a região recentemente, pessoas que estão em viagem por lá etc.

Essas configurações precisam ser feitas de acordo com o seu negócio… Por exemplo:

Se você tem um restaurante, pode ser que queira anunciar tanto para moradores da cidade quanto para turistas. Por outro lado, pode oferecer um programa de fidelidade para os moradores, que, no final, são os consumidores que trarão recorrência ao negócio.

Já se você possui um consultório médico, por exemplo, o ideal é que os anúncios sejam focados apenas em quem mora na região e está mais acostumado a utilizar os serviços oferecidos pela cidade.

Escolhendo entre pessoas que moram no local, turistas que estão no local ou pessoas que visitaram recentemente o local

Agora que você já entendeu o método de segmentação para ser conhecido entre os consumidores da região, vamos falar sobre como colocar essas pessoas da porta para dentro.

Convocando a sua AUDIÊNCIA

Quando você está distraidamente rolando a timeline do Facebook, é provável que só preste atenção em conteúdos que definitivamente foram escritos pensando em você.

Por exemplo: se um anúncio traz o nome da sua cidade, ele certamente chamará sua atenção… Afinal, seu cérebro detecta que aquela informação, além de ser familiar, também pode ser relevante para você.

Então a primeira dica é: vai usar o Facebook Ads para anunciar negócios locais? Use o nome da sua cidade!

“Aprenda a programar em Austin”

No anúncio acima, a Galvanize, empresa do mercado de educação, diz: “Aprenda a programar em em Austin”.

Perceba que eles não estão falando com qualquer pessoa… Eles estão falando com pessoas interessadas em aprender programação e que estejam na região de Austin.

“Agora os supermercados Shipt também estão em Austin!”

Acima, novamente você pode ver o supermercado Shipt dizendo que estão expandindo as operações para Austin… Isso é muito diferente de dizer somente que as operações estão sendo expandidas.

“Estimule a sua criatividade com aulas de decoração em Austin”

Já a Verlocal, outra empresa do setor educacional norte-americano, segue mais ou menos o que fez a Galvanize, oferecendo “Aulas de decoração em Austin”.

Imagine o quão mais eficiente o anúncio abaixo não seria se a marca fosse um pouco mais específica?? Por exemplo:

“Moradores de Austin, chega de esperar na fila da salada!”

Repare como o anúncio peca em não usar o nome da cidade

Moral da história: utilize o nome da sua cidade nos anúncios locais e eles se tornarão muito mais persuasivos e interessantes aos clientes.

Utilize o Botão de IMPULSIONAMENTO de Postagem do Facebook

No momento de alcançar mais pessoas através do Facebook, a plataforma oferece aos lojistas o botão “impulsionar postagem”, ou “boost post”, em inglês.

Você não precisa de muito dinheiro para promover seus posts e alcançar mais visualizações com ele… É possível começar com R$10, por exemplo.

Botão de impulsionamento de postagem

Quando for fazer isso, informe à plataforma o quanto quer gastar e utilize a segmentação para selecionar a sua cidade.

Definindo orçamento e segmentando a audiência

Impulsione todos os posts que tenham potencial para chamar a atenção dos seus clientes!

O Greyhound Tavern, um restaurante localizado no estado americano de Kentucky, quis informar à população local sobre a novidade que estava rolando por lá: um super bar de Bloody Mary.

Preste atenção na quantidade de curtidas e no engajamento total da postagem:

Já esse outro restaurante, o Justine’s Brasserie, localizado no estado americano do Texas, resolveu avisar toda a comunidade sobre suas novas opções de sobremesa:

O Justine’s é um dos meus restaurantes preferidos. Quando vi a postagem, ela gerou um desejo imediato de ir conferir a novidade… Liguei para um amigo e fizemos uma reserva.

Esse tipo de conteúdo FUNCIONA!

Você pode até usar postagens para impulsionar uma campanha política local…

Se você tem um restaurante, faça postagens sobre o menu do dia. Se tem um salão de beleza, fotos no estilo “antes e depois” dos clientes são uma ótima pedida. As possibilidades são infinitas.

O segredo está em criar uma postagem interessante, impulsioná-la e passar a entender como sua audiência reage…

Crie um EVENTO

Criar eventos no Facebook é outra ótima maneira de usar a plataforma para atrair mais clientes.

Se você tem uma concessionário de automóveis, por exemplo, que tal criar um feirão de domingo para toda a família? Ofereça petiscos gratuitos e pintura facial para as crianças na porta do estabelecimento… Da próxima vez que pensarem em comprar um carro, duvido que essas pessoas não lembrarão de você.

Caso seja proprietário de um salão de beleza, pode oferecer um evento para ensinar as pessoas a como fazer penteados diferentes… Se for um bar, você pode comemorar datas, promover festivais… É importante ser criativo!

Chamada no Facebook para o evento do Key Bar’s, que está completando 10 anos

E eu ainda não falei sobre a melhor parte de promover eventos no Facebook: sempre que uma pessoa confirma presença em um evento específico, isso aparece para os seus amigos no feed de notícias.

“Sally comparecerá ao aniversário de 10 anos do Key Bar’s”

Eventos são um ótimo boca a boca.

Mas não basta só realizar o evento… É preciso criar atratividades que façam com que as pessoas queiram comparecer. Descontos, alimentos grátis, festas temáticas, combos de bebidas… Faça disso uma verdadeira festa.

Ofereça um DESCONTO

Como você já deve ter percebido, uma das melhores maneiras de chamar a atenção da sua audiência é através de um bom desconto.

Se você é um bar, que tal trabalhar com um happy hour a preços mais baixos? Se for um dentista, você pode oferecer um super desconto como na postagem abaixo:

Cupom de desconto de um dentista local para a população de Austin

As pessoas que estão precisando de um dentista rapidamente terão sua atenção chamada pelo anúncio acima… Afinal, quem é que não quer aproveitar descontos em serviços que vai ter que usar mais cedo ou mais tarde??

Mesmo que você tenha que baixar muito a sua margem de lucro, isso vale a pena em diversos negócios… Afinal, cada um dos clientes atraídos pode ser fidelizado e continuar gerando recorrência por muitos e muitos anos.

O que você está disposto a dar de graça ou com um bom desconto para os seus clientes?

Crie CONTEÚDO para Educar o Mercado Local

A criação de conteúdos impactantes é SEMPRE uma ótima forma de educar o mercado e chamar a atenção da população local.

Não importa em qual formato você faça isso. Seja em texto ou em vídeo, peças de conteúdo são importantíssimas para mercados como o imobiliário, por exemplo, que depende de um constante relacionamento com o público.

Veja o case abaixo da Pauly Presley Realty, uma companhia imobiliária de Austin:

“O guia definitivo de Austin para passeios com o seu cachorro”

Em vez de querer vender de imediato, com um anúncio dizendo somente “Compre uma casa!”, faça como a imobiliária acima e crie conteúdos que sejam relevantes de verdade para a população.

No guia acima, a empresa ensina os moradores de Austin sobre todos os lugares em que eles podem ir sem precisar deixar seu cachorrinho em casa…

Em um primeiro momento você pode até pensar que isso não faz muito sentido. Por outro lado, é só observar o negócio imobiliário e os passeios pela cidade e você vai ver que ambos estão em um contexto de exploração das possibilidades urbanas.

Se em vez de uma imobiliária você for um personal trainer, pode educar o mercado falando sobre os “Top 10 Melhores Lugares da Cidade para Praticar Exercícios ao Ar Livre”.

Que tal?

Se for um restaurante, crie uma lista classificando os melhores lugares happy hour da cidade… Lembre-se de incluir o seu =)

Como você pode perceber, as possibilidades são infinitamente interessantes para os negócios locais que começam a usar o Facebook Ads para atrair mais clientes.

***

Para criar sua primeira campanha, foque em se destacar no feed de notícias:

  • Você está usando o nome da cidade?
  • Você está criando atrativos suficientes?
  • Você está gerando conteúdo relevante?

 

Estou torcendo ansiosamente pelo seu sucesso!

* Este é um artigo traduzido. Artigo original: Digital Marketer ll Molly Pittman

 

Redacao Ecommerce de Sucesso

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