Se você trabalha vendendo moda praia, ovos de páscoa ou repelentes, certamente já enfrentou algum desafio em relação à sazonalidade dos produtos. Se em um período do ano o estoque fica zerado, em outro ele fica às moscas. É uma verdadeira montanha-russa.
Caso tenha se identificado com as palavras acima, vamos tentar, com o texto de hoje, dar algumas dicas práticas para facilitar a sua vida. Fique com a gente até o final!
Parece loucura dizer que muitas pessoas estariam interessadas em comprar um biquíni no inverno?!
Pois é, isso pode acontecer se você trabalhar os incentivos corretos. É claro que ninguém acorda em uma manhã muito fria pensando em comprar roupas de praia, mas, ao deparar-se com um anúncio “Economize até 60% comprando moda praia fora de época!” as coisas certamente seriam diferentes.
Uma lei básica da economia, inclusive, diz exatamente isso: forneça incentivos e as pessoas reagirão a eles.
Outra forma de incentivar os consumidores a comprar produtos sazonais mesmo fora de época é montando combos. Um protetor solar está vendendo muito e o repelente não sai da prateleira?
Monte um kit com protetor solar + repelente + alguns cremes e forneça um bom desconto para que o cliente leve o combo inteiro para a casa. Essa é uma estratégia e tanto!
Se você sabe que aqueles 2 ou 3 meses representam o período ideal de vendas para o seu negócio, invista em um forte planejamento para fazer cada dia valer a pena.
É preciso ter senso de urgência para entender que, como o movimento é mais fraco no restante do ano, o caixa da empresa precisa ser muito bem abastecido para não sofrer depois. Não perca tempo: trabalhe duro e comemore cada venda do período de bonança.
Não é porque falaram que biquínis, sungas e cangas vendem somente no verão que você precisa abraçar isso como uma verdade absoluta. Que tal pensar fora da caixa para superar a concorrência?
Enquanto os outros empreendedores do segmento esperam sentados pelo próximo verão, você pode trabalhar para alcançar, no Facebook, pessoas com viagem marcada para lugares quentes fora do Brasil. Simples, não?
A mesma lógica serve para um ecommerce especializado em moda outono/inverno. Uma estratégia que pode funcionar o ano todo é focar em moradores da região sul ou em turistas com viagem marcada para regiões frias.
Se você vende somente produtos sazonais e está enfrentando problemas por conta disso, talvez seja a hora de aumentar o portfólio do negócio.
É claro que não é recomendável ser radical, passando a vender smartphones em uma loja virtual que sempre foi de suplementos alimentares… Não é isso que estamos propondo.
Por outro lado, se você vende ovos de páscoa, por exemplo, é completamente coerente passar a fazer mais doces e até salgadinhos no restante do ano. O mesmo acontece com um ecommerce de moda praia que passa também a vender roupas fitness — produtos que têm saída o ano inteiro.
Por fim, lembre-se que a sazonalidade não afeta só você, mas também os fornecedores. Afinal, se o cliente para de comprar, os lojistas diminuem os seus pedidos.
Dessa forma, não é preciso pensar demais para entender que, quando a demanda é baixa, os fornecedores ficam mais dispostos a negociar descontos. Faça os cálculos e veja se, no contexto atual do negócio, não vale a pena formar pelo menos uma parte do seu estoque com pedidos fora de época.
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